60 a 73 cm
30 a 45 Kg
Pelo muito abundante, longo, relativamente áspero e bem assentado sobre todo o corpo. Há presença de juba em torno do pescoço e franjas na parte de trás das patas. A cor é o branco sólido, mas podem ocorrer tons de marfim, laranja pálido e limão.
Disposição para atividade
Respeito ao tutor
Intelecto e memória
Territorialismo
Amor ao tutor
Latido
Paciência com crianças
Receptividade com outros pets
Clique na imagem abaixo para comprar
Selo Desconto
Acessórios
Caminhas 15
Caminhas 14.06
Inverno 2021
Produtos conforto
Catalogo produtos Salesforce
PETSEMFRIO10
Embaixadores 10% - Cobasi
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Tapete15
Catalogo produtos Salesforce
Selo Desconto
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
EMBAIXADORES 10% - MARÇO 2023
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Selo Desconto
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Embaixadores 10% - Cobasi
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Selo Desconto
Catalogo produtos Salesforce
Tapete15
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
O Pastor Maremano Abruzês é muito antigo e há registros que retratam o animal desde a Roma Antiga. Resultado do cruzamento de cães do litoral da Toscana com outros que residiam nas montanhas Abruzos, sempre foram utilizados como cães pastores, especialmente de ovelhas.
Ainda hoje é muito utilizado como um cão de trabalho nas fazendas, mas o temperamento dócil e extremamente afetuoso foi trazendo o Pastor Maremano Abruzês para dentro dos lares com o passar dos anos.
O Pastor Maremano Abruzês faz parte do grupo de cães pastores, mas dentro da raça em si não há variações.
Uma das principais características da raça, a pelagem do Pastor Maremano Abruzês é muito abundante, com fios longos e bem assentados por todo o corpo, e com textura áspera ao tato.
Em torno do pescoço é formada uma juba, e há presença de franjas na parte posterior das patas. No focinho, na cabeça, nas orelhas e na parte da frente das patas o pelo é mais curto.
A cor padrão da raça é o branco sólido, mas nuances de marfim, laranja e limão pálido são aceitos.
Duas escovações semanais costumam ser o bastante para remover os fios soltos e a pele morta do corpo do Pastor Maremano Abruzês. No verão, quando a pelagem é trocada, a queda pode se intensificar, e as escovações devem passar a ser diárias ou, no máximo, em dias alternados para ajudar a remover os tufos que se desprendem do corpo mas ficam retidos na pelagem de cobertura.
Muito dócil e atencioso, o Pastor Maremano Abruzês é capaz de se dar bem com todos os moradores da casa. Ele é calmo, bastante equilibrado e costuma ser independente, o que requer firmeza por parte do tutor, principalmente quando é filhote, para aprender as regras da casa.
Muito cooperativo e disposto a aprender, o Pastor Maremano Abruzês também é reservado e não precisa de atenção constante por parte dos tutores. É claro que ele gosta e precisa de carinho, mas não é um cão que precisa ser vigiado de cinco em cinco minutos.
É preciso observar a alimentação do Pastor Maremano Abruzês para que ele não fique acima do peso ideal para a raça, além de conferir as orelhas regularmente, que podem esconder excesso de secreção e umidade.
O Pastor Maremano Abruzês precisa receber, anualmente, doses das vacinas obrigatórias que protegem contra as principais doenças graves que acometem os cachorros , como a leptospirose, a cinomose e a parvovirose.
A vacina múltipla, chamada de V8, e a polivalente, chamada de V10, garantem proteção contra essas e outras doenças que podem se tornar graves e até fatais para os cachorros.
Além delas, a vacina contra a raiva também é imprescindível para manter o cão saudável, especialmente porque essa é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida para seres humanos.
Existem outras vacinas que podem manter o Pastor Maremano Abruzês e todos os outros cachorros, de raça ou não, livres de doenças. Consulte um médico veterinário para conhecer os protocolos de vacinação e mantenha o cãozinho seguro.
Algumas outras doenças graves podem ser prevenidas com o uso de vermífugos e medicamentos antipulga e carrapato. O Maremano Abruzês é um cão ativo que requer passeios diários para se manter saudável e equilibrado. Por isso, visitas a parques e praças serão frequentes na rotina de um tutor de cães dessa raça.
Para prevenir doenças parasitárias, o melhor é adotar o uso de vermífugos e antipulgas regularmente. Existem muitos tipos de medicamentos com essa função, que devem ser oferecidos de acordo com o tamanho, peso e idade do cachorro. Para saber qual é o melhor para o seu Pastor Maremano Abruzês, converse com o médico veterinário.
Se você já teve experiências com filhotes de cachorro antes, mesmo que de outras raças, sabe que organizar e preparar a casa para a chegada dos peludinhos é fundamental para que a adaptação seja a melhor possível.
É preciso definir com antecedência onde o filhote irá dormir, onde ficará seu bebedouro e comedouro e onde ele fará suas necessidades fisiológicas. É muito importante que o banheirinho do cachorro seja o mais distante possível dos outros dois espaços para evitar bagunça e também a contaminação dos alimentos.
Para ajudar na adaptação do seu filhotinho, você vai precisar de:
- caminha ou colchonete;
- casinha para o exterior, abrigada do sol e da chuva;
- comedouro e bebedouro;
- coleira, placa de identificação e guia para os passeios;
- caixa de transporte;
- tapete higiênico e produtos de limpeza adequados ao uso veterinário;
- ração e petiscos;
- escova para remover pelos mortos;
- brinquedos.
A escolha da ração para o Pastor Maremano Abruzês deve ser feita com base na idade e no peso do animal. Opte sempre por rações adequadas para filhotes até que ele complete 12 meses de vida, pois os nutrientes necessários para fortalecer os ossos e as articulações são diferentes daqueles requeridos na idade adulta.
Até que o filhote de Pastor Maremano Abruzês esteja vacinado com as primeiras doses obrigatórias, ele não deve passear na rua, ter contato direto com o chão ou com outros animais. As vacinas obrigatórias são a múltipla (V8 ou V10) e a antirrábica. A primeira costuma ser dada em três doses aos 60, 90 e 120 dias, enquanto a segunda é dose única aos 4 meses.
Durante esse período as visitas ao médico veterinário precisam ser feitas no colo do tutor, dentro de uma bolsa ou caixa de transporte. De maneira geral, os veterinários liberam os filhotes para passeios na rua 10 dias depois da última dose das vacinas, mas é importante confirmar essa orientação com o profissional escolhido para fazer o acompanhamento do filhote.
O Pastor Maremano Abruzês, assim como todos os filhotes de cachorro de maneira geral, são desmamados após a sexta ou oitava semana de vida e, depois disso, passam a ser alimentados com ração. É fundamental que esse alimento seja próprio para filhotes, tanto no caso da ração seca quanto da ração úmida.
A embalagem da ração traz uma média de consumo diário de acordo com o peso do cachorro. Para evitar que o cãozinho tenha crises de hipoglicemia, que acontecem quando há desequilíbrio nos níveis de glicose no sangue, o ideal é dividir o volume diário em 4 ou 5 refeições.
Você também pode oferecer petiscos ao seu filhotinho, desde que sem exageros. Evite dar alimentos de consumo humano para o cachorro e mantenha água limpa e fresca sempre à disposição.
O Pastor Maremano Abruzês pode consumir todo tipo de alimento próprio para cachorros, desde que adequados à sua idade e fase da vida em que está. Por isso, ofereça alimentos para filhote até que ele tenha 12 meses de idade completos, ração para adultos entre 1 e 6 ou 7 anos de idade, e para cães sênior depois disso. Caso o seu cachorro seja castrado em algum momento, você pode escolher uma ração específica para esse caso também.
Sempre faça a troca gradual dos alimentos oferecidos ao cachorro. Ao longo de uma semana, vá aumentando a quantidade da ração nova e diminuindo a quantidade da ração que não será mais oferecida. Assim você dá tempo ao seu cão para se adaptar e consegue observar qualquer mudança de comportamento ou reação indesejada, como alergias e diarreia, por exemplo.
O Pastor Maremano Abruzês é muito inteligente, companheiro e leal aos seus tutores. Seu instinto protetor e, sobretudo, trabalhador, faz com que ele precise estar sempre ocupado com alguma coisa para se sentir útil e realizado.
Além da necessidade de exercícios físicos diários, o Pastor Maremano Abruzês precisa de estímulos intelectuais também. Ele gosta de aprender e tem facilidade para isso, então o ócio é seu maior inimigo.
O Pastor Maremano Abruzês não é exatamente recomendado para espaços pequenos, como apartamentos, mas isso pode ser contornado com muitas atividades ao ar livre em passeios duradouros, com o máximo de variação possível no roteiro. Ele gosta de explorar!
As técnicas de reforço positivo são ideais para a raça. Ele gosta de agradar e vai responder melhor quando perceber que está atendendo às expectativas dos tutores. É preciso firmeza e consistência nas orientações para que o Pastor Maremano Abruzês não ceda à tentação de agir com teimosia, que é um traço natural da raça devido ao seu temperamento independente.
Se fizer atividades físicas regulares e receber atenção e carinho dos tutores com frequência, não. Esse é um cão calmo e com tendência a ser bem tranquilo, mas que precisa ter suas necessidades atendidas.
Ele é excelente para crianças de todas as idades, e também para os idosos. Muito protetor e atento, é divertido, dócil e amoroso, e vai adorar a companhia dos pequenos. Apenas fique de olho nas interações com as crianças pequenas, que podem facilmente ser derrubadas sem querer pelo Maremano Abruzês.
Apenas quando necessário. Quando ele latir, provavelmente alguma coisa diferente do normal está acontecendo e vale a pena ver o que é.
Todas as qualidades incríveis da raça fazem com que ela seja uma das mais caras do mercado. É possível encontrar filhotes de Maremano Abruzês por valores que variam de R$ 1.000 a R$ 9.000, com variações de acordo com a região do país.
Antes de fechar negócio, pesquise sobre o criador, solicite informações sobre como são criados os filhotes, peça para ver fotos e vídeos dos pais e de ninhadas anteriores e faça uma visita, sempre que for possível. Se conseguir, você pode conversar também com outras pessoas que já tenham adquirido seus filhotinhos no lugar onde você pretende encontrar o seu melhor amigo.
Muito utilizado ainda nos dias de hoje no pastoreio de ovelhas e outros animais, o Pastor Maremano Abruzês frequentemente é pareado com outro cachorro da mesma raça e do sexo oposto. Segundo os especialistas e os tutores da raça, o casal rapidamente estabelece um laço de confiança e parceria que faz com que sejam ainda mais eficientes e dedicados ao trabalho.