Pastor de Beauce: gentil e inteligente

Saiba mais sobre o Pastor de Beauce

O Pastor de Beauce, também chamado de Pastor Beauce, ou cachorro Beauceron, é um cão inteligente, carinhoso, muito leal aos seus tutores e cheio de energia. Curioso, obediente e obstinado, é um excelente cão de guarda e companhia.

Saiba Mais
Tamanho

61 a 70 cm

Peso

30 a 50 kg

Pelagem

Pelos curtos, firmes, com fios grossos e bem deitados sobre o corpo. Presença de franjas nas nádegas e na cauda. O subpelo é muito fino, curto e felpudo, e não aparece através do pelo de cobertura. As cores são o preto e fogo e o arlequim.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

coleção

Origem do Pastor de Beauce

Segundo os especialistas, o Pastor de Beauce é uma raça muito antiga, que chegou até os dias atuais sem praticamente nenhuma alteração desde que surgiu, no final da Idade Média.

Originário da França, onde atuava como cão pastor e de guarda de rebanhos no sudoeste francês, conquistou a preferência dos humanos por sua versatilidade e lealdade aos tutores.

Com o passar dos anos, o Pastor de Beauce foi muito usado também como soldado, socorrista, cão de guarda e competidor de agility, além de ter marcado presença como um ótimo cão de companhia.

Pelagem do Pastor de Beauce

Com pelos rasos sobre a cabeça, fios curtos, fortes, grossos e bem firmes sobre todo o corpo, o Pastor de Beauce possui ainda uma camada de subpelo composta por fios finos, densos e felpudos, que não devem ser visíveis através do pelo de cobertura.

As cores do Pastor de Beauce são o preto e fogo, também chamado de Bas Rouge, em que o cão tem as pontas das patas avermelhadas, como se fossem meias; e o arlequim, que é uma combinação de cinza, com preto e fogo.

Cuidados com a pelagem do Pastor de Beauce

Apesar dos pelos curtinhos, o Pastor de Beauce deve ser escovado pelo menos uma vez por semana, sendo que nas épocas em que há troca da pelagem esse cuidado pode chegar a ser diário.

Essa é a melhor maneira de remover os pelos soltos e a pele morta, além de deixar a pelagem brilhante, saudável e bem cuidada.

img

Como cuidar do Pastor de Beauce

O Pastor de Beauce é um cão forte, inteligente, com muita energia e disposição. Ele é apegado aos tutores e muito protetor, sendo bastante desconfiado de estranhos e animais com os quais não convive rotineiramente.

Muita gente acha que o Pastor de Beauce é um mestiço do Doberman com o Rottweiler, e fisicamente ele compartilha algumas características com essas outras raças.

No exterior é possível encontrar Pastor de Beauce com as orelhas caídas ou cortadas, para que permaneçam de pé, mas no Brasil essa prática é ilegal. Por isso, as orelhas devem ser conferidas com frequência para evitar excesso de umidade e secreção, que podem provocar infecção por fungos ou bactérias.

Vacinação anual do Pastor de Beauce

A vacinação anual contra as principais doenças que acometem os cães é uma das maneiras mais eficazes de manter seu amigo peludo em segurança e com saúde.

Os cães adultos devem receber anualmente uma dose da vacina múltipla (V8) ou da polivalente (V10), que evitam a contaminação por parvovirose, cinomose e leptospirose, além da vacina contra a raiva, que pode ser transmitida para seres humanos por ser uma zoonose.

Além dessas, existem várias outras vacinas disponíveis no mercado que são eficazes e seguras na proteção dos cães contra uma série de doenças que podem ser potencialmente fatais.

Para conhecê-las e entender qual o melhor momento de aplicá-las no seu cão, converse com o médico veterinário escolhido para fazer o acompanhamento do animal e tire todas as suas dúvidas.

Saiba mais sobre a importância de vacinar os cães todos os anos com o artigo que preparamos em nosso blog.

Vermífugos e antipulgas

Os vermífugos e antipulgas são mais uma maneira imprescindível de garantir a segurança dos cães de todos os tamanhos, idades e raças. Como agem preventivamente, esses medicamentos impedem que os parasitas infestem o animal e levam a doenças graves, como anemia e problemas cardíacos, que podem até mesmo matar o cachorro.

Existem muitos medicamentos disponíveis no mercado para evitar a contaminação por parasitas. A escolha do mais adequado ao seu cão deve ser feita com base na sua idade, no seu peso e fase da vida. Consulte o médico veterinário para fazer a escolha mais adequada e mantenha seu cão sempre protegido.

Cuidados com os filhotes de Pastor de Beauce

Se você já recebeu um filhotinho de cachorro em casa, sabe como é importante preparar e organizar a sua chegada para que a adaptação, tanto do cão quanto da família, aconteça da melhor maneira possível.

Os primeiros passos são, sem dúvida, definir onde o filhote vai dormir, comer e fazer suas necessidades fisiológicas, sendo que este último espaço precisa ser o mais distante possível dos demais.

Além disso, é sempre bom destinar um cantinho da casa onde o filhote deverá permanecer e descansar, mesmo quando estiver acordado, até que ele entenda quais são as regras da casa e o que se espera dele em termos de comportamento.

Para ajudar na adaptação do seu filhotinho, você vai precisar de:

  • caminha ou colchonete;
  • cobertores e almofadas;
  • comedouro e bebedouro;
  • coleira, placa de identificação e guia para os passeios;
  • caixa ou bolsa de transporte;
  • tapete higiênico e produtos de limpeza adequados ao uso veterinário;
  • ração para cachorro e petiscos;
  • escova para desembaraçar e remover pelos mortos;
  • brinquedos.

Já a escolha da ração deve respeitar a idade e o peso corporal do filhote. Ainda que seja um cão de médio para grande porte, o Pastor de Beauce precisa consumir apenas alimentos para filhote até que complete 12 meses de vida.

Depois disso, as necessidades nutricionais do cachorros vão mudando, e o tipo de ração oferecida deve acompanhar essas mudanças.

Cuidados com os passeios do Pastor de Beauce filhote

Os passeios na rua, o contato direto com o chão da área externa de casa e com outros animais só se torna seguro para os filhotes de cachorro depois que eles recebem as primeiras doses das vacinas obrigatórias. São elas:

  • 60 dias de vida: 1ª dose da vacina V10 ou V8;
  • Entre 81 e 90 dias de vida: 2ª dose da V10 ou V8;
  • Entre 111 e 120 dias de vida: 3ª dose da V10 e a dose única da antirrábica.

Até que isso aconteça, as visitas ao médico veterinário devem ser feitas dentro da caixa de transporte ou, então, no colo do tutor. De maneira geral, os veterinários liberam os filhotes para passeios na rua 10 dias depois da última dose das vacinas, mas é importante confirmar essa orientação com o profissional escolhido para fazer o acompanhamento do filhote.

Como alimentar um filhote de Pastor de Beauce

Depois que são desmamados, por volta de 6 a 8 semanas de vida, os filhotinhos de cachorro dão início a uma dieta com base em ração sólida, úmida ou em uma mistura dessas duas. A escolha da ração adequada, como dissemos, deve ser feita com base na idade e no peso corporal do animal.

Como os filhotes costumam gastar muita energia, é preciso ficar atento para que eles não tenham as chamadas crises de hipoglicemia, caracterizadas pelo desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue. Essas crises são comuns em cães que ficam muito tempo sem comer e podem até provocar a morte do filhote.

Para evitar que isso aconteça, observe as recomendações diárias de consumo do fabricante no verso da embalagem da ração. Pegue esse volume e distribua em 4 ou 5 refeições ao longo do dia, para manter o filhote sempre bem nutrido e ajudar a repor suas energias.

Você também pode oferecer petiscos ao seu filhotinho, desde que sem exageros. Evite dar alimentos de consumo humano para o cachorro e mantenha água limpa e fresca sempre à disposição.

Qual a melhor ração para Pastor de Beauce

O Pastor de Beauce pode consumir qualquer tipo de ração, desde que ela seja adequada para a sua idade, o seu peso e momento da vida. Até os 12 meses de idade, o consumo deve ser exclusivo de ração para filhotes.

Dos 13 meses até os 6 ou 7 anos de idade, a ração oferecida deve ser própria para adultos. Depois disso, pode ser oferecida ração para cães idosos.

Caso o seu Pastor de Beauce venha a ser castrado em algum momento da vida, é possível e recomendado oferecer uma ração específica para animais castrados, pois as necessidades nutricionais do cão mudam depois do procedimento.

Sempre faça a troca gradual dos alimentos oferecidos ao cachorro. Ao longo de uma semana, vá aumentando a quantidade da ração nova e diminuindo a quantidade da ração que não será mais oferecida.

Assim você dá tempo ao seu cão para se adaptar e consegue observar qualquer mudança de comportamento ou reação indesejada, como alergias e diarreia, por exemplo.

Personalidade e comportamento

Inteligente, leal e protetor, o Pastor de Beauce está sempre prestando atenção a tudo o que acontece ao seu redor. Ele tem muita energia e precisa estar em constante movimento para se manter calmo e equilibrado, como é a tendência natural da raça.

Desconfiado e reservado com estranhos, o Pastor de Beauce deve ser bem socializado desde filhote para compreender como o mundo funciona. Esse cachorro tende a atingir a maturidade apenas aos 2 ou 3 anos, então é preciso ter atenção, paciência e dedicação para corrigir comportamentos indesejados e reforçar os que são esperados.

Como adestrar um Pastor de Beauce

Esse cão é inteligente e aprende rápido, mas a sua obstinação pode tornar um pouco desafiador para tutores novatos e inexperientes. O melhor é investir em um adestramento profissional e em técnicas de reforço positivo, que incentivem o cão a cooperar e façam com que ele veja valor em agir como o tutor espera.

Caso ele não veja sentido nos comandos que recebe, não vai atender às ordens. Não seja agressivo, nem física nem verbalmente. Faça as correções de maneira firme e carinhosa ao mesmo tempo, para evitar que o cão reaja mal.

O Pastor de Beauce vai destruir a casa?

Esse não é o tipo de cachorro adequado para apartamentos. O melhor dos cenários para o Pastor de Beauce é ter acesso ao interior da casa e um amplo quintal para correr e brincar livremente. Mesmo assim, os passeios diários são fundamentais para estimular o cão mentalmente, pois ele precisa disso para se manter calmo.

O Pastor de Beauce é um bom cachorro para crianças?

O cachorro Beauceron vai proteger toda a família, independente de serem crianças ou adultos. Mas, no convívio, as crianças maiores levam vantagem com essa raça por já poderem apreciar toda a energia e disposição que o Pastor de Beauce tem para brincadeiras.

Quanto custa um filhote de Pastor de Beauce?

Agora que você já sabe tudo sobre a raça, tem condições de decidir com mais segurança se o Pastor de Beauce é a raça certa para você.

Existe uma grande variação de acordo com a região do país e com as características dos pais e avós de uma ninhada, especialmente quando se trata de campeões de competições de agility, mas é possível encontrar filhotes à venda por valores que vão de R$ 2.000 a R$ 5.000.

Antes de fechar negócio, pesquise sobre o criador, solicite informações sobre como são criados os filhotes, peça para ver fotos e vídeos dos pais e de ninhadas anteriores e faça uma visita, sempre que for possível.

Se conseguir, você pode conversar também com outras pessoas que já tenham adquirido seus filhotinhos no lugar onde você pretende encontrar o seu melhor amigo.

Curiosidade sobre o Pastor de Beauce

Muitas pessoas consideram o Pastor de Beauce um cachorro agressivo e perigoso, o que não é verdade. Ele tem uma personalidade forte e definitivamente precisa de uma boa socialização desde cedo, mas é muito leal e protetor com sua família.

O que acontece é que o Pastor de Beauce gosta de ser tratado com respeito e dignidade, e não aceita menos do que isso. Os treinamentos com base em violência e punição são péssimos para todos os tipos de cão, de raça ou não, e com o Pastor de Beauce não é diferente.

Voltar ao topo