51 a 56 cm
20 a 26 Kg
Pelagem dupla, sendo que o pelo de cobertura é plano, áspero e forte, e o subpelo é macio e cerrado. As cores do Bearded Collie são o cinza ardósia, o fulvo avermelhado, o preto, o azul, todos os tons de cinza e o marrom com areia.
Disposição para atividade
Respeito ao tutor
Intelecto e memória
Territorialismo
Amor ao tutor
Latido
Paciência com crianças
Receptividade com outros pets
Clique na imagem abaixo para comprar
Catalogo produtos Salesforce
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Selo Desconto
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Embaixadores 10% - Cobasi
Selo Compre e Ganhe
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Embaixadores 10% - Cobasi
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Selo Desconto
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Embaixadores 10% - Cobasi
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Os registros mais antigos sobre da raça Bearded Collie são do século XVI, na Escócia, onde eram utilizados primordialmente para auxiliar no pastoreio das ovelhas.
Alguns cães Pastores Poloneses teriam sido negociados com os escoceses por volta de 1515 e cruzados com cães locais, dando origem aos primeiros cães da raça . Com o passar dos anos, as características do Bearded Collie como conhecemos hoje começaram a ficar cada vez mais definidas, até que um deles foi campeão de uma competição canina em 1959. Depois disso, o interesse e entusiasmo pela raça só cresceu.
A pelagem do Bearded Collie é dupla. O pelo de cobertura é plano, áspero e eriçado, com fios lisos ou ligeiramente ondulados. O subpelo é macio e cerrado. As cores do Bearded Collie são: cinza ardósia, fulvo avermelhado, preto, azul, todos os tons de cinza, marrom e areia, com ou sem marcas brancas.
A pelagem do Bearded Collie é uma das marcas registradas da raça. Os fios longos podem ficar emaranhados e provocar tanto incômodo quanto dor ao animal, então as escovações devem ser diárias.
A tosa com máquina não é recomendada. Caso seja necessário, os pelos podem ser aparados com tesoura. A tosa higiênica pode ser avaliada em conjunto com o médico veterinário que faz acompanhamento do cão.
O Bearded Collie é um cão inteligente, ativo e muito autoconfiante. Por ser grande e um tanto quanto espaçoso, o ideal é que seja criado em um local amplo, onde possa ter acesso tanto ao interior da casa, onde estão seus tutores, quanto ao exterior, onde possa correr, brincar e pular livremente.
Os passeios são uma necessidade diária para esse cão, que tem bastante energia para gastar. Mesmo nos casos em que eles têm um quintal à disposição, é preciso organizar a rotina de maneira a caminhar com eles por cerca de uma hora todos os dias.
Além dos cuidados com o embaraço da pelagem, é preciso ficar de olho para evitar os parasitas, que podem facilmente se esconder entre os fios do Bearded Collie. As orelhas também precisam ser verificadas semanalmente, pois o fato de serem caídas e muito peludas podem esconder excesso de umidade e secreção, que são muito propícias ao surgimento de infecções por fungos e bactérias.
O Bearded Collie, assim como todos os outros cachorros , sejam eles de raça ou não, precisa ser protegido das doenças mais comuns e mais graves por meio de protocolos de vacinação.
Existem muitas vacinas seguras para proteger os cães, sendo que algumas delas são obrigatórias. A vacina múltipla, conhecida como V8, e a polivalente, chamada de V10, protegem contra a cinomose, a parvovirose e a leptospirose, além de várias outras doenças. A vacina contra a raiva, além de proteger o cachorro, mantém os seres humanos seguros também, já que essa doença é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida de um animal para uma pessoa.
O Bearded Collie é um cachorro muito peludo e bastante ativo, o que faz com que os passeios e brincadeiras em áreas externas, como praças e parques, além do convívio com outros cães, seja uma rotina para cães da raça.
Especialmente pela facilidade que os parasitas têm de se manter escondidos sob os seus pelos, é preciso prevenir e proteger o Bearded Collie de pulgas, carrapatos e vermes, fazendo uso de medicamentos próprios para isso.
Existem vários medicamentos com essa função no mercado, que devem ser ministrados ao cão de acordo com o seu peso, porte e idade. Converse com o médico veterinário para escolher o mais adequado ao Bearded Collie.
Se você já teve experiências com filhotes de cachorro antes, mesmo que de outras raças, sabe que há uma série de preparativos necessários para receber um cãozinho da melhor maneira possível.
Antes da chegada do filhote de Bearded Collie é fundamental determinar onde será o seu espaço de repouso, onde ele vai comer e beber água e onde será o seu banheiro. Para evitar bagunça e confusão, além da contaminação dos alimentos, é fundamental que o cãozinho faça suas necessidades fisiológicas o mais longe possível de onde estão seu comedouro, bebedouro e sua cama.
Para ajudar na adaptação do seu filhotinho de Bearded Collie, você vai precisar de caminha ou colchonete, casinha para a área externa, protegida do sol e da chuva, comedouro e bebedouro, coleira, placa de identificação e guia para os passeios, tapete higiênico e produtos de limpeza adequados ao uso veterinário, ração e petiscos, escova para desembaraçar e remover pelos mortos, e brinquedos.
O Bearded Collie é um cão grande, então mesmo quando filhote já vai ter um porte impressionante. Não permita que isso confunda você com relação às suas necessidades nutricionais: até os 12 meses de idade completos, ele deve se alimentar apenas de ração própria para filhotes, que contém os nutrientes corretos para fortalecer ossos e músculos, além de de contribuir para o bom desenvolvimento de todas as outras partes do corpo do cão.
Até que o Bearded Collie esteja protegido com as vacinas obrigatórias, não é seguro levá-lo em passeios nem permitir seu contato com o chão e outros cães. Ele deve ser mantido nas áreas internas da casa durante esse período. As vacinas obrigatórias do início da vida do filhote são a múltipla e a antirrábica.
Aos 60 dias de vida deve ser dada a 1ª dose da vacina V10 ou V8, a múltipla. Entre 81 e 90 dias de vida, 2ª dose. Entre 111 e 120 dias de vida, o veterinário responsável pelo animal deve dar a 3ª dose da V10 e a dose única da antirrábica.
As visitas ao médico veterinário devem ser feitas dentro de uma caixa de transporte. Geralmente, os passeios se tornam permitidos 10 dias depois desse ciclo de vacinação, mas é preciso conversar com o médico veterinário responsável para verificar essa orientação.
Os cães costumam ser desmamados entre 6 e 8 semanas de vida, iniciando depois disso uma alimentação com base em ração seca, úmida ou uma combinação entre elas. O fundamental é que esses alimentos sejam próprios para filhotes, para garantir uma ingestão nutricional e calórica correta e adequada à fase de vida do cachorro.
Para saber quanto alimento o Bearded Collie filhote vai precisar ingerir por dia, você pode verificar a orientação do fabricante na embalagem da ração. Pegue esse volume e distribua em 4 ou 5 refeições diárias. Como os filhotes gastam muita energia, é preciso evitar que eles tenham as chamadas crises de hipoglicemia, que acontecem quando há desequilíbrio nos níveis de glicose no sangue. Isso é muito perigoso e pode até matar um filhote de Bearded Collie que fique muito tempo sem comer.
Você também pode oferecer petiscos ao seu filhotinho de Bearded Collie, desde que sem exageros. Evite dar alimentos de consumo humano para o cachorro e mantenha água limpa e fresca sempre à disposição.
As rações oferecidas ao cachorro devem acompanhar sua idade, peso e momento da vida. Até os 12 meses de idade, devem ser oferecidas exclusivamente rações para filhotes. Depois, até os 6 ou 7 anos de idade, alimentos para adultos. Após isso, a alimentação do Bearded Collie deve ser baseada em ração para cães idosos. Caso o animal seja castrado em algum momento da vida, a alimentação deve ser adaptada levando isso em consideração também.
Sempre faça a troca gradual dos alimentos oferecidos ao cachorro. Ao longo de uma semana, vá aumentando a quantidade da ração nova e diminuindo a quantidade da ração que não será mais oferecida. Assim você dá tempo ao seu cão para se adaptar e consegue observar qualquer mudança de comportamento ou reação indesejada, como alergias e diarreia, por exemplo.
O Bearded Collie é inteligente, ativo e muito simpático. É preciso fazer uma boa socialização desde que ele é filhote para que seu instinto natural de ser gentil com todos aflore, o que torna sua companhia ainda mais agradável.
Por ser bastante autoconfiante e ter muita iniciativa própria, o Bearded Collie precisa ser adestrado desde cedo por um tutor que seja firme e gentil ao mesmo tempo. Ele não responde bem a treinamentos que usem como base a punição e a agressividade, e tampouco isso é necessário.
As técnicas de adestramento positivo são excelentes para essa raça, e devem iniciar o quanto antes, de preferência logo nos primeiros dias do filhote em casa. Mostre as regras da casa e quem é que manda, com firmeza e afeto, e ele logo entenderá o que você espera.
O Bearded Collie é um cachorro esperto que gosta de aprender novos truques e agradar sua família. Use isso a seu favor, recompense os comportamentos esperados com carinhos, palavras de incentivo e petiscos (sem exagero) e desfrute da companhia deste cão adorável.
Sim, ele pode latir bastante. Essa é uma característica natural da raça e dos cães pastores de maneira geral, mas os excessos são perfeitamente passíveis de correção, desde que feitos desde filhote. Uma socialização bem feita pode contribuir muito para isso, além de correções precisas nos momentos em que ele estiver exagerando.
Esse cachorro não foi feito para ficar constantemente em ambientes internos, como apartamentos e casas pequenas. Ele precisa de espaço para se mover com liberdade, correr e brincar. Além disso, não é um cão que aprecie ficar sozinho por longos períodos, então pode se tornar destrutivo caso isso aconteça com frequência.
Assim como todo Collie, essa é uma combinação excelente! Tanto o Bearded Collie quanto os pequenos humanos têm altos níveis de energia e muita vontade de correr e brincar, então a parceria entre eles será adorável. Aproveite para ensinar as crianças a brincar de bolinha com ele, será ótimo para todos!
Tome cuidado, apenas, para os acidentes que podem acontecer quando o Bearded Collie ficar animado demais e começar a correr loucamente pela casa. Ele pode “atropelar” uma criança sem querer, então fique atento.
Os valores podem variar bastante de acordo com a região do país, e especialmente se os pais e avós da ninhada de Bearded Collie forem campeões de agility, as competições caninas que vem ganhando cada vez mais espaço ao redor do mundo. De maneira geral, é possível encontrar cãezinhos sendo vendidos por valores que vão de R$ 2.000 a R$ 5.000.
Antes de fechar negócio, pesquise sobre o criador, solicite informações sobre como são criados os filhotes, peça para ver fotos e vídeos dos pais e de ninhadas anteriores e faça uma visita, sempre que for possível. Se conseguir, você pode conversar também com outras pessoas que já tenham adquirido seus filhotinhos no lugar onde você pretende encontrar o seu melhor amigo.