Banner
Banner Destaque Mobile
10% de Desconto na primeira compra

Produtos para Peixes

Peixes podem ser animais de estimação surpreendentes! De todos os tipos e tamanhos, com uma enorme variedade de cores e características, esses pets podem se adequar a praticamente todo tipo de casa.

Vamos lá conhecer mais sobre esse assunto! Leia Mais

É preciso ter em mente, porém, que, como todo pet, os peixes demandam atenção e cuidados de seus tutores. Afinal, uma alimentação adequada e a escolha do aquário ideal são fundamentais para a qualidade de vida desses animais.

Pensando nisso, essa página disponibiliza uma grande variedade de produtos e acessórios para ajudar os amantes do aquarismo nessa missão.

Aquários e acessórios

O cuidado com o aquário é o principal fator a ser levado em conta no momento em que se decide ter peixes como animais de estimação.

Não por acaso, a prática do cuidado com esses pets nadadores em ambiente controlado é comumente chamada de ‘aquarismo’.

Antes de ir para uma loja de aquário e escolher a ‘casinha’ do seu peixe, porém, é preciso, antes de tudo, conhecer a fundo a espécie do animal e suas necessidades.

Afinal, cada peixe possui necessidades específicas ligadas ao seu tamanho e habitat natural.

Um exemplo dessas variações consiste no fato de cada peixe precisar, em média, de um litro de água para cada centímetro de corpo. Além disso, questões quanto a origem do peixe, se ele é de água salgada ou doce, influenciam diretamente no tratamento que será dado à água e nos acessórios que vão compor o ambiente.

Entre os acessórios mais comuns e fundamentais está o filtro de água. Isso porque estes produtos de aquário têm como objetivo purificar a água para que o tutor não precise fazer a troca diariamente.

Outros itens importantes são os termômetros e aquecedores. Eles atuam no controle e estabilidade da temperatura, ajudando a evitar traumas dessa natureza nos peixes.

Bombas e compressores podem ser encontrados na nossa loja de aquarismo

As bombas e os compressores para aquário têm como objetivo primordial fazer a água circular pelo ambiente, mantendo os microorganismos em equilíbrio, como aconteceria na natureza.

A potência, ou seja, a capacidade desses aparelhos varia de acordo com o tamanho do aquário em que serão instalados.

Por isso, leia sempre com bastante atenção a descrição de cada produto e, de preferência, peça ajuda a um veterinário especializado no tema.

Conheça os principais tipos de filtros para aquários

Existem, basicamente, três tipos de filtros para aquários: os mecânicos, os biológicos e os químicos.

A filtragem mecânica é o primeiro passo, pois remove partículas maiores da água, como restos de alimentos ou dejetos dos peixes.

A filtragem biológica utiliza alguns utensílios próprios para promover o crescimento de bactérias benéficas na água, ajudando a manter o ambiente equilibrado e saudável para o seu peixe.

Por fim, existe a filtragem química. Esta busca remover resíduos dissolvidos na água e podem causar coloração estranha ou maus odores, por exemplo.

No caso desta última, é muito comum a utilização de carvão ativado, o que exige muito cuidado e orientação a fim de evitar a exclusão de substâncias importantes para o bem-estar dos peixes.

Dicas para manutenção e limpeza de aquários

Uma loja de aquarismo de qualidade, como a loja da Cobasi, necessita enfatizar os produtos voltados à limpeza do aquário. Afinal, esta é uma etapa indispensável para garantir o bem-estar dos peixes.

É importante notar, no entanto, que usar os produtos adequados não é a única missão dos aquaristas neste cuidado. É preciso também saber quando é a hora de limpar o recipiente.

Para tutores de primeira viagem, contar com os conselhos de especialistas nunca é demais. Assim, será possível aprender os truques da prática, até ganhar autonomia para agir por conta própria no dia a dia.

Uma das dicas importantes está no uso de uma esponja completamente nova para fazer a lavagem das paredes do aquário.

Outro truque bastante usado é usar uma bombinha própria para aspirar e remover os resíduos que costumam ficar depositados no fundo do aquário. Assim, você consegue retirar o excesso de sujeira, mas não remove as bactérias benéficas, que ajudam a deixar o ambiente em perfeito equilíbrio.

Vale lembrar que existem espécies de peixes que são verdadeiros faxineiros: alguns limpam o vidro, outros removem detritos do fundo e tem até aqueles que comem de tudo, inclusive insetos que possam ter caído na água. Por isso, antes verifique que espécies de peixes possuem essas características e leve isso em consideração antes de montar o seu aquário.

Plantas e enfeites são parte importante do aquarismo

Além de tornar o aquário muito mais bonito, os enfeites e plantas costumam ter uma função importantíssima para os peixes: realizar o controle da acidez da água e oferecer um certo grau de proteção para esses animaizinhos delicados.

Ao disponibilizar casinhas, cavernas e afins, ou algumas plantas típicas para aquários, você garante que o seu peixinho tenha um local para se esconder e descansar sempre que quiser. Isso é muito importante para o bem-estar do animal, pois é preciso que ele se sinta em segurança.

Antes de escolher esses elementos, avalie a área disponível no aquário, o tamanho e a quantidade de peixes que vão habitá-lo. É sempre bom tomar cuidado para não exagerar e deixar o ambiente cheio demais. Afinal, isto também poderá dificultar o nado dos pets e exigir maiores cuidados na hora da limpeza.

De novo, vale destacar que cada espécie de peixe tem suas próprias características. E, sendo assim, é importantíssimo fazer uma pesquisa para saber os tipos de decoração que mais combinam com o animal escolhido.

Ração deve ser a base da alimentação dos peixes

Como acontece com a maioria dos pets, a alimentação dos peixes deve ter as rações específicas como principal pilar. Isso porque, projetados por especialistas, estes alimentos levam em consideração as características do organismo de cada espécie a fim de atender suas necessidades nutricionais.

Quem já teve um aquário, no entanto, sabe o quanto é difícil acertar a quantidade de ração sem a ajuda de um veterinário.

Por isso, é fundamental buscar uma orientação adequada, já que o excesso de ração no aquário pode acarretar grandes riscos para o animal.

A quantidade ideal de ração depende de alguns fatores: espécies dos peixes que estão no aquário; tamanho dos animais; idade; quantidade de peixes no mesmo ambiente; e até da temperatura da água.

Conheça nossa farmácia para peixes

Os peixes, assim como qualquer outro animal, requerem cuidados de saúde para que possam ter uma vida longa e saudável.

Por vezes, eles podem apresentar problemas de saúde como infecções provocadas por bactérias ou fungos, além de outros parasitas.

Se isso acontecer, o primeiro passo é buscar o auxílio de um veterinário de confiança, pois só ele poderá diagnosticar o problema de maneira assertiva e prescrever o tratamento correto para o seu peixe.

Com o diagnóstico e a receita do tratamento em mãos, basta conferir nossa farmácia para peixes e adquirir os medicamentos que seu peixinho precisa!

Fechar

Destaque Peixes

Voltar ao topo

A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.