Cobasi Já! Seu pedido entregue em até 1h* Saiba mais

Marca

Boyu (1)
Vigo Ar (2)
JBL (4)
Soma (20)

Cor

Amarelo (1)
Azul (1)
Colorido (2)
Laranja (5)

Tipos de Peixe

Peixe Betta (1)
Qualquer Peixe (3)

Decoração de aquário


A decoração de aquário deve ser pensada de maneira estratégica. Muitos aquaristas acham que este passo é o mais simples, mas, na verdade, é necessário ter atenção a escolha dos itens que vão compor o espaço. Para tanto, você pode considerar técnicas de paisagismo aquático!

O que é paisagismo aquático?


O paisagismo aquático é uma das técnicas de decoração de aquário. Também conhecido como aquapaisagismo, sua principal função é criar um cenário natural e saudável para a fauna e flora do ecossistema.


Isso significa que é possível utilizar os mais variados enfeites para aquário, como plantas, rochas, pedras, troncos e muito mais! Tudo isso de acordo com as necessidades de cada espécie de planta, seus hábitos de crescimento, características e hábitos dos peixes.


Sabia que existem diferentes tipos de paisagismo para aquário? O estilo holandês, por exemplo, conta com muitas espécies de plantas, com formatos e cores variados. Já o estilo Iwagumi, natural japonês, visa representar paisagens terrestres no aquário. Ou seja, o espaço imita montanhas, florestas tropicais e vales. Nesse caso, as plantas aquáticas se parecem com as terrestres, por isso se assemelham à grama, musco e árvores.


Dicas de decoração de aquário


Escolher acessórios aleatórios não é a melhor opção para montar a decoração do aquário. Defina um tema para o décoração, estilo selva, holandês, Iwagumi… Isso te ajudará a fazer escolhas precisas, de modo a garantir equilíbrio e harmonia no espaço aquático.


Os próprios peixes ajudam a deixar a decoração mais divertida, sabia? Escolha espécies diferentes e coloridas, em tamanhos variados. Mas, é claro, avalie bem as necessidades de cada uma para assegurar um ecossistema saudável.


No entanto, alguns animais podem destruir a decoração. Muitos peixes herbívoros podem comer as plantas naturais do aquário, por exemplo. Portanto, avalie bem quais acessórios você deseja adicionar no ecossistema em comparação às espécies de peixes.


No paisagismo aquático, você também pode usar painéis que transmitem a sensação de profundidade. O melhor é os peixinhos não conseguem danificar este enfeite!


O painel de aquário é fácil de aplicar e muda completamente a ornamentação do ambiente, sem contar que deixam os peixes mais seguros e protegidos. Garanta o seu, considerando o estilo decorativo do espaço.


Pense no aquário como uma foto, com um lindo cenário. Além de agradável para os peixes, o seu lar ficará mais aconchegante e atraente. Com organização e planejamento, você poderá criar a atmosfera ideal para os seres aquáticos e, de quebra, ter uma casa muito mais linda!


Como montar o aquário decorado passo a passo


O primeiro passo é encher o tanque com substrato no fundo. Se quiser, você também pode usar os painéis! Nesse caso, antes de encher o fundo o aquário, aplique o painel na parede de trás.


Então, escolha o substrato com atenção. Além de decorar o espaço, este material auxilia o equilíbrio físico, químico e biológico do ecossistema. Alguns ajudam a filtrar a água e até manter o pH equilibrado.


Para os aquaristas iniciantes, o cascalho é o mais recomendado, porque não altera, nem interfere na qualidade da água.


Chegou a hora de criar o aquapaisagismo. Primeiro, coloque os enfeites e, em seguida, as plantinhas. A regra “menos é mais” vale para a decoração de aquário. Não exagere no décor. Deixe uma parcela do espaço livre, para que os peixes consigam transitar por todo o aquário e a água circule normalmente.


Plantas e enfeites maiores devem ficar na parte de trás, ou nas laterais do aquário. Isso porque, se posicionadas à frente, atrapalham a circulação dos peixes e impedem que o aquarista observe e encontre a fauna aquática.


Um dos grandes benefícios dos enfeites altos é que eles escondem equipamentos, como o aquecedor e o filtro. Já as plantas e acessórios menores escondem as pontas e a base de artigos decorativos, como castelos.


Você também pode apostar em esconderijos. Alguns peixes adoram se esconder e descansar em espaços do tipo! Pode ter certeza de que eles se sentirão mais felizes e seguros.


Por fim, quando tudo estiver pronto, basta adicionar a água, ligar a luminária e o filtro. Espere os níveis químicos do ecossistema se estabilizarem antes de adicionar os peixes.


Confira mais produtos essenciais para aquário na Cobasi! Encontre termostatos, bombase limpadoresno site.


Decoração de aquário marinho


Para o aquário marinho, deixe de lado a vegetação e pedras, e conte com corais em lindos recifes! A escolha também varia, de acordo com os níveis químicos da água.


De todo modo, o aquapaisagismo para aquários de água salgada é mais complicado, visto que os animais e recifes são mais sensíveis a mudanças bruscas na iluminação e temperatura da água. Para evitar transtornos, estude bem sobre o tema e conte com o auxílio de um profissional para montar o ecossistema. Não se esqueça de investir em luminárias de qualidade e aquecedores para água.


Vale a pena investir na decoração de aquário?


Engana-se quem pensa que a decoração de aquário é bobeira. Ao montar e decorar o espaço da maneira certa, seus peixes vão se sentir em casa! Quanto mais parecido com o ambiente natural, mais felizes as espécies ficarão.


A decoração correta deixa os animais do aquário mais confortáveis, visto que muitos são

presas e se sentem vulneráveis e mais estressados em ambientes expostos. Quando o aquarista investe tempo e dedicação para montar o ambiente ideal, os peixes ficam tranquilos.


Em consequência, a saúde deles melhora! Os animais se sentem seguros e menos estressados, o sistema imunológico é fortalecido e eles se comportam de maneira natural, sem desconfiança.


Já o aquarista fica orgulhoso e feliz! Afinal, a felicidade dos animais de estimação também é a felicidade dos tutores.


Contudo, lembre-se de comprar acessórios específicos para aquário em lojas confiáveis. Nem todo enfeite pode ser adicionado ao ambiente aquático, sabia? Alguns produtos podem ser tóxicos aos animais, por isso, você investir em enfeites de lojas especializadas.


Aqui na Cobasi você encontra tudo o que precisa para completar seu novo ecossistema. De equipamentos até artigos de decoração, tenha um aquário decorado incrível e saudável!

Ordenar por:

Mais vendido
Whatsapp Icon

Compre pelo Whatsapp

Siga a Cobasi nas redes sociais

  • Rede Social Facebook
  • Rede Social Instagram
  • Rede Social Youtube
  • Rede Social Twitter

Baixe nosso app

Baixe na App Store
Baixe na Google Play
Formas de pagamento: Visa, MasterCard, Diners Club, American Express; Boleto bancário; Elo e Apple Pay.
* As promoções, parcerias e descontos contidos em nosso site não são cumulativos. Diante de duas ou mais promoções, será necessário optar por aquela que melhor lhe convém, isentando a Cobasi de qualquer responsabilidade nesse sentido. Preços e condições de pagamento exclusivos para compras via internet, podendo variar nas lojas físicas. Todas as regras e promoções são válidas apenas para produtos vendidos e entregues pela Cobasi. Em caso de divergência de valores no site, o valor válido é o do carrinho de compras.

COMPRA SEGURA. A Cobasi garante segurança para suas informações pessoais e financeiras.

Copyright 2024. Todos os direitos reservados à Cobasi.

COBASI COMÉRCIO DE PRODUTOS BÁSICOS E INDUSTRIALIZADOS S.A.

CNPJ 53.153.938/0016-94 - Av. Fernando Cerqueira César Coimbra, nº 210, Galpão A - Alphaville Industrial, Barueri - SP CEP: 06465-060

Baixe nosso app

Baixe na App Store
Baixe na Google Play
Selo
Selo
Ilustração Footer