As plantas para aquário são muito importantes. Elas ajudam a regular o ecossistema, além de deixar o ambiente ainda mais bonito e aconchegante para toda a fauna aquática. Indicadas para aquários de água doce, use a criatividade para criar habitats com bulbos, rizomas, folhas secas e muito mais!
Se você quer ter um aquário surpreendente, as plantas podem te ajudar a alcançar esse efeito. Além de embelezar qualquer ecossistema de maneira simples e prática, elas são fundamentais na manutenção do espaço.
Em primeiro lugar, as plantas oferecem um local seguro e confortável para os peixes se esconderem, se reproduzirem e até mesmo criarem seus filhotes. Já em relação aos parâmetros da água, elas absorvem amônia e adicionam oxigênio no ecossistema, fundamental para a respiração dos animais. Assim, toda a fauna se sente mais segura, saudável e feliz!
Contudo, a escolha das espécies certas deve ser feita com atenção. O ideal é que elas representem o habitat dos animais do aquário, com a maior exatidão possível. Isso faz com que os peixes sintam-se ainda mais acolhidos.
Portanto, investigue quais animais você deseja ter em casa e as necessidades de cada um. Dessa forma, o aquarista assegura que o ecossistema criado é o mais adequado para todas as espécies.
Para sobreviver, as plantinhas naturais precisam de dois itens fundamentais. Saiba a seguir!
Ao garantir a iluminação correta, as plantas conseguem realizar a fotossíntese e crescer mais fortes. Portanto, invista em luminárias de qualidade.
Em geral, a maioria das plantas para aquário precisam de substrato fértil. Ele contém todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento de cada espécie. Nesse caso, o cascalho e areia são ótimas opções.
Outra opção é o substrato interne. Esse artigo não tem nutrientes e tem como principal função fixar as plantas no fundo do aquário. No entanto, evite grãos finos, porque eles podem compactar e impedir a propagação das raízes.
Em alguns casos você também precisará de fertilizantes. Eles oferecem nutrientes extras àquelas espécies mais fracas, para elas conseguirem se desenvolver melhor.
As plantas low-tech, também conhecidas como pouco exigentes, são as melhores opções para aquaristas iniciantes, porque não precisam de manutenção frequente. Elas são mais adaptáveis, não precisam de substrato fértil, nem iluminação direcionada.
Algumas espécies populares são: anubias barteri, cryptocoryne, musgo de java e cabomba. Essas plantinhas precisam de muito para sobreviver, mas demoram mais tempo para crescer, em comparação a outras.
O melhor é que, no aquário com plantas, você não precisa usar nenhum equipamento extra para cuidar das plantinhas. Elas não exigem injeções de CO₂, luminárias ou nutrientes — o substrato inerte é o mais indicado.
No caso do aquário plantado, as espécies usam a própria respiração dos peixes para obter gás carbônico, essencial para a fotossíntese. Dá para acreditar?
O aquário plantado nada mais é do que um ecossistema com foco nas plantas. Elas recebem destaque, embora sejam tão importantes quanto os próprios peixinhos que habitam o aquário.
Se você escolher as plantas low-tech para esse tipo de aquário, siga as indicações anteriores. Senão, outra sugestão são os ambientes high-tech.
Nesse caso, as plantas são exigentes e precisam de cuidados adequados que estimulem seu desenvolvimento. Ao contrário do low-tech, essas plantas para aquário crescem mais rápido! Por isso, esse ecossistema é uma boa pedida para aquaristas que não querem esperar muito tempo para ter um ambiente incrível.
Logo, conte com uma iluminação de qualidade e substratos férteis. Dependendo da espécie, você também precisará injetar CO₂ na água, para auxiliar o crescimento saudável.
O aquário plantado também apresenta uma série de benefícios! Como as plantas auxiliam o controle natural dos parâmetros da água, você não precisará realizar manutenções constantes do ecossistema. De todo modo, verifique a qualidade do ambiente todos os dias, para evitar possíveis complicações e dores de cabeça.
Existem diversos tipos de plantas: as mais altas, mais baixas, coloridas, plantas que crescem dentro de fora da água, espécies com efeito carpete... Escolha as suas de acordo com as necessidades dos peixes e o tipo de aquário, afinal, cada ecossistema tem necessidades específicas.
Se você não quer ter nenhum trabalho ou ainda não se sente confiante, as plantas artificiais para aquário são as melhores opções. Basta colocar os acessórios sobre o substrato e pronto!
Sua única preocupação será limpar as peças de tempos em tempos. Isso porque esses enfeites acumulam substâncias nocivas aos peixes e à qualidade da água — o que é natural, não se preocupe.
Então, aproveite as trocas parciais de água e retire toda a decoração do tanque. Ao limpar, use uma escova específica para este fim e a água do próprio aquário. Nunca use produtos de limpeza! Quando estiverem limpas outra vez, é só decorar o ambiente.
Há diversos modelos incríveis para completar a decoração! Você pode ter plantinhas coloridas, grandes ou pequenas. No caso das peças maiores, prefira deixá-las no fundo do aquário, para não atrapalhar a visualização do espaço.
Além das plantas para aquário, na Cobasi você encontra equipamentos de qualidade para completar o seu novo tanque. Confira os melhores produtos para os seus pets aquáticos!
Ordenar por:
COMPRA SEGURA. A Cobasi garante segurança para suas informações pessoais e financeiras.
Copyright 2024. Todos os direitos reservados à Cobasi.
COBASI COMÉRCIO DE PRODUTOS BÁSICOS E INDUSTRIALIZADOS S.A.
CNPJ 53.153.938/0016-94 - Av. Fernando Cerqueira César Coimbra, nº 210, Galpão A - Alphaville Industrial, Barueri - SP CEP: 06465-060