A ração para peixe de fundo é um alimento específico para os limpadores, apelido que esses animais que vivem nas profundezas do aquário acabaram ganhando. Mas afinal, realmente é necessário oferecer outro tipo de ração para essas espécies?
Confira as principais informações sobre a alimentação dos peixes limpadores e dicas para manter seus pets aquáticos saudáveis. Tire suas dúvidas e aproveite para aprender sobre espécies e comportamento desses animais.
Ao contrário do que dizem por aí, essas espécies de peixes não se alimentam de sujeiras, restos de comida e muito menos dejetos. Essa ideia errônea, inclusive, é responsável pela desnutrição e problemas de saúde dos peixinhos que vivem no fundo do aquário.
Sendo assim, na hora de povoar seu aquário, entenda qual a melhor alimentação para os moradores. Inclusive, pense individualmente em cada um deles e quais as suas necessidades diárias.
A ração para peixes de fundo mais comum é a que passa pelo processo de extrusão. Além disso, o alimento deve ser de qualidade, ou seja, ter os nutrientes que os animais precisam, afundar rapidamente na água e, de preferência, não deixar o líquido turvo.
Por fim, a principal diferença da ração comum é sua densidade, visto que ela tende a boiar na superfície de água.
O kinguio é um peixe com particularidades, pois não possui um estômago funcional. Sendo assim, a ração é digerida de forma muito rápida e o ideal é investir em uma ração de qualidade.
E ainda pensando na alimentação, a recomendação é a ração de fundo. Dessa forma os kinguios não ingerem ar ao capturar os grãos, impedindo que tenham possíveis problemas na bexiga.
As espécies que vivem na parte inferior do aquário ganharam o nome de limpadores por conta do seu comportamento. Isso porque costumam limpar o fundo e as paredes sugando a água.
Ao escolher ter espécies desse grupo, é necessário pensar na sua alimentação e de forma alguma deixe de lado o sistema de filtragem. É puro engano achar que estes peixes farão o trabalho de manutenção diária do aquário.
Além da alimentação para esses animais, você encontra peixinhos de fundo na Cobasi. Enquanto eles não ganham uma casa, nosso time de especialistas cuida dos nossos aquários. Quer conhecer algumas espécies comuns de peixes de fundo? Olha só!
Bem parecidos com os bagres, esses nadadores não possuem escamas, ao invés delas, o animal tem placas ósseas pelo corpo. Eles são pequenos e resistentes, por isso, ganharam popularidade. No total são mais de 170 espécies distintas de Corydoras por aí!
O nome é estranho, mas provavelmente você já ouviu falar sobre o peixe limpa-vidro. Além da aparência exótica, ele chama atenção por seus hábitos e a vantagem de ser fácil de cuidar.
Este é um bichinho noturno, ou seja, costuma dormir durante o dia e sai para explorar o aquário no período da noite, momento que também vai atrás de alimento. É um pet que adora algas marinhas, mas precisa da ração de fundo para peixes como comida.
Um dos pets aquáticos que entram para a lista é o cascudo. Existe uma ampla variedade deles, sendo o comum de tamanho maior, ideal para aquários grandes. Agora para estruturas menores e médias, o ancistrus é a melhor opção, pois mede no máximo 10 centímetros de comprimento.
O cascudo também tem um revestimento de placas ósseas pelo corpo e tem uma aparência marcante. Sua boca, que contém uma ventosa de sucção, possibilita que o animal vasculhe comida em rochas, por exemplo. Aliás, é um dos motivos de ficar com a fama de limpa aquário, porém, ele necessita de uma ração de fundo para cascudo.
Se você tem diversos peixinhos, o ideal é primeiro oferecer o alimento para aqueles que buscam sua comida na superfície. Depois que a maioria estiver alimentada, é hora de dar atenção para os seus amigos das profundezas.
A ração de fundo deve ser disposta de duas a três vezes ao dia, e o mesmo vale para o alimento dos demais pets. Conforme você espalha a comida pela água, perceba que os grãos afundam rapidamente. Observe seus amigos aquáticos comendo e pare de oferecer quando estiverem satisfeitos.
O alimento flutuante é composto por pelo menos 20% de amido, o que faz com que ele fique por cima da água, na superfície. A recomendação é investir na ração de funda para peixes, pois sua composição e produção segue o ideal para esses animais e suas particularidades.
A manutenção do aquário é um fator que impacta diretamente no bem-estar e qualidade de vida dos seus amigos aquáticos. É por isso que a troca de água e limpeza da estrutura e seus itens deve ser mensal.
Outra informação relevante é em relação à quantidade de peixes no aquário. Um grupo grande demais é sinônimo de estresse para os moradores e vai gerar um volume de sujeira ainda maior e um filtro extremamente potente.
Certas espécies têm o costume de saltar, então sempre deixe a tampa do seu aquário fechada, assim, você evita imprevistos.
Por fim, não invente com a alimentação dos seus peixinhos. A ração peixe de fundo é ideal e suficiente para os seus amigos, por exemplo. Alimentação em excesso faz mal, assim como comidas que não são apropriadas para esse tipo de animal.
Agora você já pode escolher a melhor comida para os seus nadadores. Na Cobasi, trabalhamos com marcas de qualidade, você encontra Poytara peixes de fundo, Nutral e outras fórmulas que são referências entre as rações para peixes.
Conte com a Cobasi para oferecer uma vida tranquila e prazerosa para os seus pets aquáticos. Temos um time de especialistas à sua disposição para te ajudar a fazer as melhores escolhas em caso de dúvidas.
Ordenar por:
COMPRA SEGURA. A Cobasi garante segurança para suas informações pessoais e financeiras.
Copyright 2024. Todos os direitos reservados à Cobasi.
COBASI COMÉRCIO DE PRODUTOS BÁSICOS E INDUSTRIALIZADOS S.A.
CNPJ 53.153.938/0016-94 - Av. Fernando Cerqueira César Coimbra, nº 210, Galpão A - Alphaville Industrial, Barueri - SP CEP: 06465-060