A ração para kinguios é fundamental para manter o bom desenvolvimento, bem-estar e saúde do seu peixinho. Todo aquarista quer ver seus animais de estimação felizes dentro do aquário! Para tanto, entre tantos fatores essenciais, garantir uma alimentação balanceada e rica em nutrientes ajuda a prolongar a expectativa de vida dos seus pets.
Os kinguios (Carassius auratus) são descendentes de carpas selvagens originárias da China. Eles também são conhecidos como peixes-dourados, aqueles que tanto amamos! Dócil e resistente, a espécie pode alcançar os 30 centímetros na fase adulta e viver cerca de 10 anos em aquários, ou 30 anos em lagos, quando bem cuidada.
Oferecer uma alimentação balanceada e um habitat seguro e limpo são as melhores formas de assegurar o desenvolvimento e crescimento saudável do seu goldfish!
Na natureza, o kinguio é onívoro. Ele come pequenos insetos, crustáceos e vegetais. Em aquários e lagos, aquaristas devem garantir uma dieta adequada, que mantenha uma boa qualidade de vida ao animal.
Como a espécie não têm estômago, o alimento é processado com mais rapidez no sistema digestivo. Por isso, opte por uma dieta à base de rações de alta qualidade.
Duas ou três vezes na semana, ofereça vegetais, patês e proteína animal ao pet. Vegetais como pepino, agrião e espinafre entram na lista. Já a proteína pode ser proveniente de pequenos insetos ou larvas.
No entanto, tenha cautela! Como a proteína animal é rica em gordura, excessos podem causar o aumento de dejetos no aquário, o que afeta o desenvolvimento do kinguio.
A melhor ração para kinguios é aquela específica para a espécie e que afunda no aquário.
Prefira a ração de fundo para kinguio. Ela evita que a espécie ingira ar junto ao alimento e desenvolva problemas na bexiga natatória, uma das doenças mais comuns entre esses peixinhos.
Rações secas causam gases e problemas digestivos no pet. Por isso, o ideal é evitar dietas do tipo, deixando a ração de molho alguns minutinhos antes de oferecê-la ao animal. Use outro recipiente com a própria água do aquário.
Aqui na Cobasi você encontra a Poytara Kinguio Dia a Dia. Essa ração favorece a alimentação, maximiza a digestibilidade, estimula o comportamento reprodutivo dos peixes, melhora a imunidade e combate parasitas intestinais.
Ofereça ração para o peixe kinguio de duas a três vezes ao dia, quando não restarem alimentos no aquário. Há uma regrinha especial para essa espécie: dê alimento o suficiente para ser consumido em cinco minutos.
O ideal é alimentar o pet com pequenas porções de ração. Assim, evita-se o acúmulo de dejetos na água, que desequilibram todo o ecossistema.
Algumas das opções comuns são flocos ou granulados, que devem ser hidratados antes, grânulos, pérolas e sticks.
Há rações específicas para realçar a cor do kinguio. Mas, como são mais pesadas, sirva em menor quantidade.
Agora que você já sabe tudo sobre a ração para peixe kinguio e como garantir uma alimentação balanceada, veja quais cuidados extras são indispensáveis na hora de cuidar do seu peixinho.
O peixe kinguio pode viver em lagos e aquários, desde que grandes o suficiente. A espécie alcança os 30 centímetros na fase adulta, portanto, o seu ambiente deve ser espaçoso para ele nadar à vontade!
Os kinguios jovens precisam de 5 a 10 litros de água no aquário, por peixe. Conforme cresce, o volume aumenta.
Se o bichinho estiver muito grande, prefira um aquário de 100 litros. Então, para cada novo kinguio, adicione mais 40 litros.
Em paralelo, não se esqueça de garantir um sistema de filtragem eficiente. Para você ter uma noção, quando adultos, um kinguio comem e defecam o equivalente a quatro exemplares jovens! Por isso, o filtro é essencial ao evitar problemas na qualidade da água.
Não se esqueça do tratamento da água . O pH deve ser alcalino, de 7,2 até no máximo 7,5. A alcalinidade previne doenças comuns e prolonga a expectativa de vida do seu peixinho-dourado.
Como o kinguio é onívoro (e muito curioso), prefira plantas artificiais, para evitar que ele coma e estrague a decoração do espaço.
Escolha o substrato com atenção! A espécie adora revirar o fundo do aquário em busca de comida e o produto errado pode machucar o pet. Substratos mais finos, como areia são muito indicados. Evite pedregulhos e rochas pontudas na decoração.
Em geral, o kinguio costuma ser criado em aquários apenas com a própria espécie. Mas, se você quiser companhia para o animal, prefira bichinhos tranquilos que toleram temperaturas frias e tenham dieta onívora.
Dois peixinhos ideais para dividir aquário com os kinguios são o dojô e a carpa, nesse caso, ideal para lagos. Ambos são onívoros e vivem bem em águas com temperatura fria.
Ordenar por:
Formas de pagamento: Visa, MasterCard, Diners Club, American Express; Boleto bancário; Elo e Apple Pay.
COMPRA SEGURA. A Cobasi garante segurança para suas informações pessoais e financeiras.
Copyright 2024. Todos os direitos reservados à Cobasi.
COBASI COMÉRCIO DE PRODUTOS BÁSICOS E INDUSTRIALIZADOS S.A.
CNPJ 53.153.938/0016-94 - Av. Fernando Cerqueira César Coimbra, nº 210, Galpão A - Alphaville Industrial, Barueri - SP CEP: 06465-060