Assinatura Cobasi 10%OFF em todos os produtos. Sem taxas. Clique.

Assinatura Cobasi 10%OFF Clique.

Imagem-perfil-raca

Mastiff

Mastiff: cuidados, origem e curiosidades

Uma das maiores raças de cães do mundo o Mastiff – também conhecida popularmente como Mastim – tem um comportamento preguiçoso e você vai sempre encontrá-lo esparramado pelo chão. É um ótimo cão de companhia e muito amoroso com seus tutores. Venha conhecer mais sobre a raça. Saiba Mais
Tamanho
Imagem-tamanho-raca

70 a 80 cm

Peso

Até 100kg

Pelagem

Com uma pelagem muito brilhante, cintilante e curta, suas variações de cores são poucas passando apelas pelo preto, castanho escuro ou claro e creme. No entanto seu focinho, orelhas e pálpebras são sempre pretos.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

coleção vtex

A origem do Mastiff

Os cães da raça Mastiff possuem uma origem muito antiga, datada de mais de dois mil anos atrás como cães de guarda. Foram utilizados em batalhas contra gladiadores e leões na Roma Antiga e posteriormente utilizados pelo imperador romano César para lutar contra humanos, leões, ursos e nos combates contra cães.

Posteriormente se tornaram populares cães de guarda de camponeses ingleses, e a raça foi se popularizando desde então. Tornaram-se ótimos cães de companhia por conta desses camponeses que o tratavam como membro da família.

Características físicas do Mastiff

Conhecido como cães gigantes, o Mastiff tem um porte gigante, uma cabeça quadrada e um corpo bastante pesado, podendo chegar até a 100kg. A sua altura costuma variar entre 70 e 80cm.

Com uma pelagem muito brilhante, cintilante e curta, suas variações de cores são poucas passando apelas pelo preto, castanho escuro ou claro e creme. No entanto seu focinho, orelhas e pálpebras são sempre pretos.

Existem algumas variações desta raça de cachorro. Conheça quais são elas abaixo:

- Mastim Inglês: Sua pelagem pode ser encontrada nas cores creme, castanho claro, castanho escuro e preto. São cães bastante saudáveis, calmos e protetores.

- Mastim Espanhol: Esta variação também é conhecida como Mastim Leonês e tem origem na Espanha. Sua pelagem é bastante grossa e espeça, possui um porte grande e musculoso. Esta raça foi utilizada para guarda em zonas rurais.

- Mastim Napolitano: De origem italiana, caracteriza-se pela pelagem curta, densa e uniforme. Comum nas cores cinza, preto e tigrado. Costuma ser bastante protetor, obediente com seus tutores e um pouco teimoso.

- Mastim Tibetano: Com origem Chinesa, esta é considerada uma das raças mais antigas do mundo e era utilizada para pastoreio e na guarda de monastérios budistas. Sua pelagem é curta e lisa, nas cores fulvo, rajado e damasco.

O comportamento do Mastiff

Com esse tamanho todo, o gigante Mastiff pode parecer perigoso, no entanto é uma raça muito amorosa e carinhosa com seus tutores. Uma de suas principais características de temperamento é ser muito amoroso e calmo com sua família humana, apesar de ser um pouco cauteloso com estranhos.

É um cão que raramente late e não costuma ser barulhento, muito inteligente e obedece muito bem a comandos, especialmente se socializado desde filhote, tornando o treinamento mais calmo e gentil.

Seu único defeito é a preguiça. Se você está pensando em adotar um cachorro da raça Mastiff prepare-se para encontra-lo esparramado por qualquer canto da casa babando.

Se dá muito bem com crianças, mas é sempre bom ter a supervisão de um adulto por perto para que o seu espaço seja respeitado e ele não se irrite. A socialização com outros cachorros, no entanto, costuma ser um pouco mais complexa, mas se apresentado aos poucos pode se dar bem.

A saúde dos Mastiff

Esses cães não costumam se dar muito bem com o calor, por isso é importante mantê-lo em um ambiente arejado e espaçoso. Por babarem bastante, é importante ter sempre por perto um paninho seco para limpá-lo.

Alguns dos principais problemas de saúde que esse cão pode ter está relacionado aos quadris e aos joelhos. É importante que ele seja mantido sempre ativo com atividades físicas moderadas e leves por ter um instinto preguiçoso.

Por ter um cheiro forte, é importante que os banhos sejam regulares, preferencialmente semanais, assim como a escovação para retirar os pelos mortos e deixa-lo com uma pelagem mais brilhante. Eles costumam viver até os 12 anos.
Imagem-raca-meio

Curiosidades sobre os Mastiff

É conhecido como a maior raça de cachorros, sendo um gigante. Um dos recordistas em tamanho foi Zorba, um Mastiff que chegou ao incrível tamanho de 94cm e pesando 155kg em 1989.

Supostamente a raça tem origem asiática, encontrado em desenhos egípcios datados de antes de Cristo.
Voltar ao topo