43 a 55 cm
14 a 18 Kg
Pelagem dupla, com pelos de cobertura longos e retos, e subpelo curtos e espessos. A cor do Keeshond é o chamado cinza sombreado.
Disposição para atividade
Respeito ao tutor
Intelecto e memória
Territorialismo
Amor ao tutor
Latido
Paciência com crianças
Receptividade com outros pets
Clique na imagem abaixo para comprar
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Selo Desconto
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Embaixadores 10% - Cobasi
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Embaixadores 10% - Cobasi
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
O Keeshond, também chamado de Wolfspitz, uma variedade do Spitz Alemão, é descendente de cães da Idade da Pedra. Considerado pelos especialistas como a mais antiga raça dentre aquelas da Europa Central, o Keeshond é um cachorro de origem holandesa cuja função principal era manter os barcos livres de roedores.
Popular na Holanda durante o século XVIII, o Keeshond foi levado para a Inglaterra em 1905, junto com diversas outras raças.
O Keeshond faz parte do grupo dos cães do tipo Spitz, assim como o Lulu da Pomerânia, o Chow Chow e o Samoieda, por exemplo. Dentro da raça Keeshond, no entanto, não existem variações.
Revestido por pelagem dupla, o pelo de cobertura do Keeshond é longo, reto, saliente e firme. O subpelo é curto e espesso, com textura de algodão.
A cabeça, as orelhas e a parte da frente das patas são cobertas por pelos curtos e aveludados, enquanto o restante do corpo tem pelos longos e abundantes. Há presença de juba em torno do pescoço e dos ombros, e de franja nas patas. A cauda é bastante espessa.
A cor do Keeshond é o cinza sombreado, ou cinza prateado com as pontas dos pelos pretos. O focinho e as orelhas são mais escuros e há um óculos preto bem definido em torno dos olhos.
Duas sessões semanais de escovação são o bastante para manter a pelagem do Keeshond bonita, bem cuidada e livre de emaranhados e nós. A remoção dos fios soltos e da pele morta é fundamental para preservar a beleza dos pelos do cão, que é uma das principais características da raça.
Não é indicada a realização de tosa com uso de máquina. Se for necessário, os pelos podem ser aparados com tesoura, desde que respeitando o contorno natural do corpo do cão.
Naturalmente simpático e companheiro, o Keeshond é um cachorro alegre, que gosta da companhia das pessoas de maneira geral, e ainda mais especialmente dos seus tutores. Estar ao lado da sua própria família, nas mais diversas atividades, é o que faz com que esse cãozinho se sinta feliz e realizado.
As brincadeiras, as corridas e os passeios são ótimas maneiras de canalizar a energia do Keeshond de maneira positiva - e ele tem bastante energia para gastar. Muito simpáticos, fazem ótimo uso de uma socialização bem feita desde que são filhotes, pois assim conseguem colocar em prática todo afeto que tem para dar.
O Keeshond é um cão em constante estado de alerta, mas que não tem tendências agressivas.
O Keeshond precisa ser protegido anualmente das doenças que mais comumente acometem os cães, e que também costumam ser as mais graves. A vacina múltipla, chamada de V8, e a polivalente, conhecida como V10, mantêm doenças como a leptospirose, a cinomose e a parvovirose afastadas do cão, além de diversas outras enfermidades.
A vacina da raiva, que também é obrigatória, além de proteger o Keeshond também preserva a saúde dos seus tutores. Como essa doença é uma zoonose, é possível que ocorra a transmissão de um animal infectado para um ou mais seres humanos.
O Keeshond é um cachorro peludo e bastante ativo. Por isso, mesmo que ele more em uma casa com quintal ou jardim, onde possa correr e brincar livremente, os passeios ao lado do tutor em praças e parques, bem como o convívio com outros animais, farão parte da rotina do cão.
A melhor maneira de manter todo tipo de parasita longe do Keeshond é fazer uso de medicamentos que previnam as infestações por pulgas e carrapatos, além de vários tipos de vermes.
A escolha do medicamento mais adequado ao Keeshond deve ser feita com o auxílio de um médico veterinário, considerando a idade e o peso do cão.
Todo cãozinho que chega em uma nova casa precisa de uma certa preparação do ambiente e da rotina da família para tornar a adaptação o melhor possível. Antes de receber um Keeshond em casa, você deve determinar um espaço para que ele possa dormir e descansar, outro onde irá se alimentar, e um terceiro onde poderá fazer suas necessidades fisiológicas. É claro que, para preservar a saúde de todos e a organização da casa, esse último deve ser bem afastado dos demais.
Para ajudar na adaptação do seu filhotinho de Keeshond, você vai precisar de: caminha ou colchonete; casinha para área externa, protegida do sol e da chuva; comedouro e bebedouro; coleira, placa de identificação e guia para os passeios; caixa de transporte; tapete higiênico e produtos de limpeza adequados ao uso veterinário; ração e petiscos; escova para desembaraçar e remover pelos mortos; brinquedos.
Escolha a alimentação mais adequada para o Keeshond com base na sua idade e porte. Não ofereça alimentos para cães adultos até que ele tenha completado 12 meses de vida, para garantir que a ingestão dos nutrientes apropriados esteja sendo feita adequadamente.
Para garantir que o Keeshond tenha sua saúde preservada, aguarde até que as primeiras vacinas obrigatórias sejam dadas no filhotinho antes de iniciar os passeios com ele e o contato com outros animais. As vacinas são:
- 60 dias de vida: 1ª dose da vacina V10 ou V8;
- Entre 81 e 90 dias de vida: 2ª dose da V10 ou V8;
- Entre 111 e 120 dias de vida: 3ª dose da V10 e a dose única da antirrábica.
Durante esse período de tempo, leve o Keeshond para as visitas ao veterinário no colo, dentro de uma bolsa ou uma caixa de transporte. Evite o contato direto dele com o chão e com outros animais até que o veterinário sinalize que é seguro. Geralmente, isso ocorre 10 dias depois da última dose das vacinas, mas é importante confirmar essa orientação com o profissional escolhido para fazer o acompanhamento do filhote.
Após o desmame, que costuma acontecer entre 6 e 8 semanas de vida, os filhotes iniciam uma alimentação com base em ração seca , úmida ou uma combinação entre elas. Seja qual for a sua opção para manter seu Keeshond bem nutrido, é fundamental que os alimentos sejam adequados para filhotes.
Para prevenir as chamadas crises de hipoglicemia, que são caracterizadas pelo desequilíbrio nos níveis de glicose do sangue e acontecem com frequência em filhotes que passam bastante tempo sem comer, pegue a quantidade indicada para consumo diário e distribua em 4 ou 5 refeições ao longo do dia.
Você também pode oferecer petiscos ao seu filhotinho de Keeshond, desde que sem exageros. Evite dar alimentos de consumo humano para o cachorro e mantenha água limpa e fresca sempre à disposição.
O Keeshond pode ingerir qualquer tipo de alimento específico para cães, desde que sejam respeitadas suas características físicas, como idade e peso. Em outras palavras, isso significa oferecer apenas ração de filhote até que ele complete 12 meses de idade, ração para adultos entre 1 e 6 ou 7 anos, e ração para idosos após esse período. Caso o Keeshond seja castrado em algum momento, também é preciso levar isso em consideração, fazendo adaptações nos tipos e quantidades de alimentos que ele ingere.
Sempre faça a troca gradual dos alimentos oferecidos ao cachorro. Ao longo de uma semana, vá aumentando a quantidade da ração nova e diminuindo a quantidade da ração que não será mais oferecida. Assim você dá tempo ao seu cão para se adaptar e consegue observar qualquer mudança de comportamento ou reação indesejada, como alergias e diarreia, por exemplo.
O Keeshond é um cão alegre, brincalhão, acolhedor e muito companheiro. É bastante apegado aos tutores, é inteligente e gosta de agradar, o que torna mais fácil seu processo de adestramento. Ainda que não tenha tendências agressivas, é importante fazer uma boa socialização desde filhote, para que ele possa colocar em prática toda sua simpatia com pessoas e outros animais.
Gentil e carinhoso, o Keeshond é a definição de um cão amigo da família. Sua personalidade é encantadora e é impossível não se apaixonar por ele.
Sem dúvida as técnicas de reforço positivo são as mais adequadas para essa raça. O Keeshond gosta de aprender novos truques e comandos e se sente muito alegre ao ver que está fazendo seus tutores felizes. Por isso, palavras de incentivo, carinho e até alguns petiscos podem ajudá-lo a aprender ainda mais rapidamente as regras da casa.
O Keeshond não é um cão de guarda e proteção, mas pode ser um bom cão de alerta se for ensinado sobre os momentos adequados para latir. Sua principal qualidade é sua dedicação aos membros da família, que vão sentir ao lado do cãozinho os incríveis benefícios dos laços sinceros entre as pessoas e os animais.
Ele pode latir para sinalizar perigos e ameaças à integridade dos seus tutores, mas não costuma ser excessivo e sem motivo. Caso aconteça, esse comportamento deve ser corrigido o quanto antes para evitar que se torne um hábito.
Quando filhote ele pode roer algum móvel ou objeto que não deveria por conta dos dentinhos que estão nascendo e por ainda não compreender totalmente as regras da casa. Por isso é tão importante ensiná-lo quais são os limites desde cedo, para que não haja problemas depois.
Por ter muita energia, é preciso organizar a rotina para que o Keeshond possa passear e brincar diariamente, se mantendo tranquilo e equilibrado como deve ser.
Excelente! O Keeshond é muito afetuoso, brincalhão e companheiro, e vai adorar compartilhar com as crianças as mais diversas aventuras. Com os pequeninos, é preciso apenas observar as interações para evitar acidentes, mas a raça não tem nenhuma tendência à agressividade.
O Keeshond não é tão comum e conhecido no Brasil, o que pode tornar relativamente difícil encontrar criadores de confiança com filhotinhos à venda por aqui. Os valores, que podem variar bastante em cada região do país, e mais ainda se os pais e avós da ninhada forem campeões de competições de agility, iniciam em torno dos R$ 4.000 e podem aumentar bastante no caso de cãezinhos trazidos do exterior.
Antes de fechar negócio, pesquise sobre o criador, solicite informações sobre como são criados os filhotes, peça para ver fotos e vídeos dos pais e de ninhadas anteriores e faça uma visita, sempre que for possível. Se conseguir, você pode conversar também com outras pessoas que já tenham adquirido seus filhotinhos no lugar onde você pretende encontrar o seu melhor amigo.
Sempre alegre, amistoso e companheiro, o Keeshond tem muitos fãs na sua terra de origem, a Holanda. Inclusive, por lá esse cachorrinho recebeu o título de “cão mais amado da Holanda”. Com tantas qualidades incríveis, não é difícil entender os motivos, não é mesmo?