22 a 30 cm
3,5 a 6 Kg
Pelos densos, muito macios, maleáveis e com textura de algodão. A cor principal é o branco, mas o cão pode ter alguns pelos de cor cinza claro ou vermelho claro nas orelhas.
Disposição para atividade
Respeito ao tutor
Intelecto e memória
Territorialismo
Amor ao tutor
Latido
Paciência com crianças
Receptividade com outros pets
Clique na imagem abaixo para comprar
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Selo Desconto
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Selo Desconto
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Selo Compre e Ganhe
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
EMBAIXADORES 10% - MARÇO 2023
Catalogo produtos Salesforce
Selo Desconto
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
As origens do Coton de Tulear são imprecisas, como é bastante comum acontecer com raças de cães que são muito antigas. Há uma história que conta que cãezinhos que estavam em um navio naufragado sobreviveram e nadaram até Madagascar, onde se misturaram a cachorros locais e deram origem à raça, mas não há documentação que comprove essa teoria.
De qualquer maneira, a raça foi primeiramente encontrada na região de Tulear, e durante muitos anos foram os preferidos da nobreza, sendo exclusivamente criados pelas famílias reais. O Coton de Tulear era conhecido como o Cão Real de Madagascar.
Posteriormente, o Coton de Tulear foi introduzido na França e rapidamente se tornou um dos favoritos entre a nobreza local, tendo seu padrão reconhecido apenas em 1970.
Não existem variações da raça, sendo as poucas diferenças na cor da pelagem o principal fator para distinguir um indivíduo do outro.
A pelagem do Coton de Tulear é, sem dúvida, a marca registrada da raça. A palavra “coton”, inclusive, significa algodão, que já indica as características e a textura dos pelos do cãozinho.
Os fios são muito macios, flexíveis e densos, em todo o corpo. A cor de base do Coton de Tulear é o branco, sendo que nas orelhas pode haver pelos de cor cinza ou vermelho claros.
Os pelos volumosos e longos do Coton de Tulear tornam as sessões diárias de escovação e os banhos semanais necessários para manter a saúde e o bem-estar do cãozinho. A tosa não é obrigatória, mas pode ser um bom recurso nas épocas mais quentes do ano e também para contribuir para a higiene do cão quando fizer suas necessidades fisiológicas.
Apesar do volume, o Coton de Tulear não costuma perder pelos. Os fios soltos acabam ficando presos ao corpo do cachorro e formam pequenos tufos, que precisam ser removidos com cuidado durante a escovação.
Tranquilo, companheiro e divertido, o Coton de Tulear vai estar com você onde você estiver. Se for a hora de brincar de bolinha, passear na praça ou correr na praia, ele estará feliz ao seu lado. Se for o momento de descansar em frente à televisão ou tirar uma bela soneca de tarde, também. O Coton de Tulear é um cão fiel cujo maior prazer na vida é estar ao lado da sua família.
Como tem o corpo curtinho, o Coton de Tulear requer cuidados com seus ossos, músculos e articulações, principalmente onde as patas se encaixam no corpo. Assim como os Corgis e os Dachshunds, por exemplo, o Coton de Tulear deve se beneficiar do uso de rampas para acessar o sofá e a cama, se você permitir, ou os degraus entre os diferentes níveis da casa.
A pele desse cãozinho também pode precisar de uma atenção especial. Nada que visitas regulares ao médico veterinário não resolvam, assim como alimentação de qualidade e banhos regulares.
O Coton de Tulear deve ser vacinado anualmente contra as principais doenças que acometem os cães, e para as quais já existem proteções muito eficazes.
A vacina múltipla, também chamada de V8, e a polivalente, chamada de V10, evitam que o cachorro contraia cinomose, parvovirose e leptospirose, além de várias outras doenças que podem se tornar fatais. A raiva também pode ser prevenida por meio de vacina e é fundamental, visto que pode ser facilmente transmitida aos seres humanos.
A melhor maneira de conhecer todas as vacinas disponíveis para proteger o Coton de Tulear é mantendo consultas regulares com um médico veterinário e verificando junto a ele qual o protocolo de vacinação adotado. Essa é uma das principais responsabilidades do tutor que deseja cuidar de seus pets com amor e segurança.
O Coton de Tulear é um cachorro que demanda atividades físicas e estímulos intelectuais regulares para se desenvolver bem, com saúde e equilibrado, Para garantir isso, os passeios em praças e parques, onde o convívio com outros cães se dará naturalmente, farão parte da rotina de um tutor da raça.
A melhor maneira de garantir que esses passeios sejam seguros para o Coton de Tulear, mantendo doenças parasitárias como vermes, pulgas e carrapatos afastados, é fazendo uso regular de medicamentos preventivos. Existem diversos tipos de remédios com essa função, cujo uso varia de acordo com o porte, o peso e a idade do animal. Para saber qual é o mais indicado para o seu Coton de Tulear, converse com o médico veterinário.
A chegada de um filhotinho em casa é um momento de alegria e muita responsabilidade, já que é um momento importante para estabelecer limites e mostrar as regras da casa para o cãozinho.
O primeiro passo é definir um espaço para o filhote comer, dormir, fazer suas necessidades. O banheirinho deve ficar o mais afastado possível dos outros dois espaços, para evitar confusão e bagunça.
Para ajudar na adaptação do seu filhotinho, você vai precisar de:
- caminha ou colchonete;
- comedouro e bebedouro;
- coleira, placa de identificação e guia para os passeios;
- caixa de transporte;
- tapete higiênico e produtos de limpeza adequados ao uso veterinário;
- ração e petiscos;
- escova para desembaraçar e remover pelos mortos;
- brinquedos, especialmente as bolinhas.
A definição do melhor alimento para o filhote de Coton de Tulear deve ser feita com base na idade e no peso do animal. Muitas vezes os cães de pequeno porte são alimentados com ração para filhote durante toda a vida, enquanto os de médio e grande porte comem ração para adultos mesmo antes de completar os 12 meses de idade.
Não cometa esse erro: as necessidades nutricionais do filhote são diferentes por ele estar se desenvolvendo e fortalecendo os ossos e as articulações. Na vida adulta, os nutrientes são outros, então é importante fazer essa transição de maneira adequada.
Os passeios só devem ter início depois que o filhote tomar as vacinas obrigatórias (V8 ou V10, além da antirrábica). São elas:
60 dias de vida: 1ª dose da vacina V10 ou V8;
Entre 81 e 90 dias de vida: 2ª dose da V10 ou V8;
Entre 111 e 120 dias de vida: 3ª dose da V10 e a dose única da antirrábica.
Durante esse período, as visitas ao médico veterinário devem ser feitas com o filhote no colo do tutor ou então dentro de uma caixa ou bolsa de transporte. É importante que ele não tenha contato com outros animais nem diretamente com o chão para que não fique exposto a doenças.
Os veterinários costumam liberar os filhotes para passear na rua cerca de 10 dias depois da última dose das vacinas, mas é importante confirmar essa orientação com o profissional escolhido para fazer o acompanhamento do filhote.
Os filhotes de Coton de Tulear são conhecidos pelos seus altos níveis de energia. Eles simplesmente não param! Com isso, a queima calórica é muito intensa e a necessidade de ingestão de alimentos também é maior.
Os filhotes geralmente são desmamados depois das 6 ou 8 semanas de vida, iniciando em seguida uma alimentação com base em ração seca, úmida ou uma combinação entre elas. Essa ração deve ser escolhida de acordo com a indicação de idade do fabricante, optando sempre por aquelas recomendadas especialmente para filhotes.
A quantidade que vem indicada na embalagem costuma ser um bom orientador do consumo diário dos cãezinhos. Pegue esse volume e distribua em 4 ou 5 refeições ao longo do dia: assim, além de ajudar a repor as energias do cachorrinho, você ainda previne as chamadas crises de hipoglicemia, que acontecem quando os níveis de glicose estão desequilibrados no sangue.
Os petiscos também podem ser oferecidos, desde que não em excesso. Os alimentos de consumo humano devem ser evitados, e um bebedouro com água sempre fresca e limpa deve permanecer à disposição do filhote 24 horas por dia.
Basicamente, os alimentos escolhidos para alimentar o cachorro devem acompanhar o seu peso, porte e idade. Tendo isso em mente, é possível fazer diferentes combinações entre rações de sabores e texturas diversas.
Sempre faça a troca gradual dos alimentos oferecidos ao cachorro. Ao longo de uma semana, vá aumentando a quantidade da ração nova e diminuindo a quantidade da ração que não será mais oferecida. Assim você dá tempo ao seu cão para se adaptar e consegue observar qualquer mudança de comportamento ou reação indesejada, como alergias e diarreia, por exemplo.
O Coton de Tulear é uma bolinha feita de algodão, amor e alegria. Muito inteligente e receptivo, ele é simpático e carinhoso com todos, pessoas e animais, e está sempre disposto a dar e receber afeto. É claro que essa tendência natural da raça depende de uma boa socialização, que deve acontecer desde filhote mas que não deve dar nenhum tipo de problema.
O Coton de Tulear não é nada agressivo, mas pode ser excessivamente protetor com sua família. Como é um cão de pequeno porte, para evitar que ele fique estressado achando que precisa arriscar a vida para proteger você, acostume-o com visitas e com outras pessoas e animais durante os passeios, pois assim ele vai ficar mais calmo e relaxado em diferentes situações sociais.
O reforço positivo é perfeito para o Coton de Tulear, que além de ser inteligente faz do seu principal objetivo agradar seus tutores. Ele fará de tudo para vê-los felizes, seja aprender um truque novo ou resistir à tentação de mexer onde não deve.
É preciso providenciar brinquedos que possam ser roídos, como ossinhos, e bolinhas ou frisbees que o Coton de Tulear possa buscar e trazer de volta para você, já que essa é uma das suas brincadeiras favoritas.
Dificilmente o Coton de Tulear vai mexer em alguma coisa que não seja sua ou roer móveis e objetos por pura travessura. O que pode acontecer é esse cãozinho ficar ansioso ou deprimido se for deixado muito tempo sozinho, aprontando alguma coisa para chamar a atenção da família.
Essa é uma raça muito apegada aos tutores, que não foi feita para viver só. É uma boa ideia investir em treinamento desde filhote para evitar que o cãozinho desenvolva ansiedade de separação e sofra quando for deixado sozinho em casa, mesmo que por poucos minutos.
Sim, essa é uma das maneiras preferidas do Coton de Tulear de se comunicar com seus tutores. Ele fica animado e late, quer que você jogue a bolinha e late, está com fome e… late. Mas tudo isso pode ser corrigido com paciência e muito amor. Aproveite a inteligência extraordinária do Coton de Tulear e use isso a seu favor!
O Coton de Tulear é ideal para todos os tipos de famílias! Ele se adapta muito bem a diferentes cenários e configurações, e a única coisa que pede em troca é o amor e atenção dos tutores. As crianças são especialmente beneficiadas pela convivência com esse cãozinho amoroso, esperto e divertido.
Depois de todas essas informações, pode ser que agora esteja passando pela sua cabeça: qual o preço do Coton de Tulear? Ainda que exista bastante variação entre as diferentes regiões do país, e que os valores possam mudar muito em função das características dos pais e dos avós de uma ninhada, um filhote de Coton de Tulear pode ser encontrado por valores que vão de R$. 1.500 a R$. 4.500.
Antes de fechar negócio, pesquise sobre o criador, solicite informações sobre como são criados os filhotes, peça para ver fotos e vídeos dos pais e de ninhadas anteriores e faça uma visita, sempre que for possível. Se conseguir, você pode conversar também com outras pessoas que já tenham adquirido seus filhotinhos no lugar onde você pretende encontrar o seu melhor amigo.