Bulldog Francês: companheiro e amável

Saiba mais sobre o Bulldog Francês

Dócil, apegado, fiel ao tutor e algumas vezes um pouco teimoso, esse cãozinho é ideal para quem quer ter companhia constante de um animal. Além disso, se dá bem com crianças e com brincadeiras entre elas. Outros cães, desde que haja a socialização, também são bem-vindos às brincadeiras. Saiba Mais
Tamanho

24 a 35 cm

Peso

8 a 14 Kg

Pelagem

Com a pelagem curta, é liso, cerrado, macio e muito brilhante.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

colecao

Origem do Bulldog Francês

Com sua origem em cruzamentos realizados nos bairros mais populares da cidade de Paris, no ano de 1880, o Bulldog Francês tem a história relacionada ao desprezo das raças de menor porte. Por meio da marginalização, na Inglaterra durante o século XIX, os Bulldogs Ingleses que nasciam pequenos eram descartados.

Assim, foram levados à Paris e tiveram sua liberdade para viver e se criarem. Era um cachorro cobiçado pela alta sociedade parisiense e por artistas, por seu físico musculoso e seu caráter. À época, ainda na Inglaterra, esses cachorros eram usados para caçar ratos. Outra história, aponta que, justamente por ter sido desprezado por ser menor do que a raça do Inglês e com a Revolução Industrial, as rendeiras migraram para Paris atrás de empregos, uma vez que foram substituídas por máquinas, levando seus pequenos cães.

A raça teve seu primeiro reconhecimento por meio de um Clube da raça em Paris, em 1880. Em 1898 a Sociedade Canina Central (Kennel Club Francês) reconheceu o Bulldog Francês como raça.

Sua popularização fez com que atualmente ele ocupe o posto de 21ª raça mais popular, somente nos Estados Unidos, conforme o ranking estabelecido pela AKC.

Principais características do Bulldog Francês

Com focinho amassado, o Bulldog Francês é ativo, inteligente e cheio de músculos. Ele tem uma estrutura óssea forte e compacta. Ótimo cão para companhia. Por ser braquicefálicos, pode ter problemas de respiração. Costuma roncar bastante quando dorme. Outra característica marcante são suas orelhas que nunca devem ser alteradas por cortes. Tem o crânio plano entre as orelhas, uma característica exclusiva dos cães dessa raça.

Pelagem do Bulldog Francês

Com pelo curto, liso, cerrado, macio e brilhante. É encontrado nas cores preto tigrado, dourado, bicolor (preto e branco) e todo preto. Sua cor principal chama-se fulvo - uma mistura de caramelo, com tons avermelhados e até com algumas manchas.

Cuidados com a pelagem do Bulldog Francês

O excesso de banhos pode ocasionar alergias e dermatites. Por isso é bom manter a escovação do pelo em dia e, quando necessário que ele tome banho, verificar se todas as partes do seu corpo estão bem secas e limpas para evitar a proliferação de fungos. Procure por um shampoo especial para a raça e não se esqueça de proteger as orelhas.

Como cuidar de um Bulldog Francês?

Para manter seu Bulldog Francês com alta qualidade de vida é preciso protegê-lo do clima frio. Por ter mais dificuldade para respirar é comum que problemas de ordem respiratória o incomodem. Por isso, é um cãozinho para ficar dentro de casa, principalmente no inverno.

Suas dobrinhas do rosto têm que ser sempre limpas com soro fisiológico e secas. Se ficarem úmidas, podem ocasionar a aparição de fungos e infecções. Os banhos devem ser feitos com atenção para que sua pele não tenha alergias e dermatites. As orelhas em pé também precisam de cuidados. Afinal, por tê-las para cima, com a área dos ouvidos menos protegida, as otites podem ser frequentes.

Comum em raças pequenas, o Bulldog Francês pode sofrer degeneração prematura de suas vértebras. Como ele não aguenta muito tempo de atividades físicas é possível que o animal fique com sobrepeso. Por isso, cuidar de sua alimentação é muito importante. A escovação dos dentes é outro ponto de atenção da raça: realize a escovação pelo menos três vezes por semana.

Vacinação anual

Para evitar doenças graves, é necessário vacinar cães adultos anualmente. As vacinas V10 ou V8 são importantes para proteger seu Bulldog Francês de doenças como cinomose, parvovirose e leptospirose, entre outras. A vacina antirrábica imuniza seu cãozinho contra a raiva. Além de grave para os animais, a doença pode ainda ser transmitida para humanos.

Existem também algumas outras vacinas para prevenir verminoses, gripes, entre outros males que colocam a saúde do seu cachorro em risco. Consulte seu médico veterinário de confiança para descobrir qual o melhor protocolo de imunização para o seu amigo.

Vermífugos e antipulgas

Além de vacinar o seu cachorro, existem outros cuidados periódicos com a saúde do animal que devem receber sua atenção. A administração dos vermífugos varia de acordo com o tipo do medicamento e a frequência com que seu cãozinho sai de casa. A função deles é eliminar vermes que são contraídos na rua, nos alimentos e até dentro de casa. Consulte seu médico veterinário para definir a frequência, a dosagem e o vermífugo ideal para seu Bulldog Francês.

A administração de antipulgas e anticarrapatos também é muito importante e pode ser feita de inúmeras maneiras. Existem coleiras, pipetas, sprays e até medicamentos orais para livrar seu animal das pulgas, carrapatos e mosquitos. Converse sempre com um veterinário de sua confiança para escolher a opção mais adequada para a rotina do seu cachorro. Assim, você mantém seu Bulldog Francês sempre protegido e saudável. Além do incômodo da coceira, esses parasitas podem ocasionar diversas doenças graves. Não vale a pena arriscar!

Cuidados com os filhotes de Bulldog Francês

Ter um filhotinho em casa é sempre uma alegria, mas exige muitos cuidados. Quando bebês, os cães de todas as raças precisam receber vacinas em um protocolo diferenciado dos adultos. Veja abaixo a orientação:

  • 60 dias de vida: 1ª dose da vacina V10 ou V8;
  • Entre 81 e 90 dias de vida: 2ª dose da V10 ou V8;
  • Entre 111 e 120 dias de vida: 3ª dose da V10 e a dose única da antirrábica.

Atenção! É imprescindível esperar 10 dias após a última dose das vacinas, para poder levar seu cachorro para passear na rua em segurança.

Além da imunização, seu Bulldog Francês bebê precisará de medicamentos para parasitas. Use apenas vermífugos e antipulgas feitos especificamente para filhotes e indicados por seu veterinário de confiança.

Como alimentar um filhote de Bulldog Francês?

Após o processo de desmame dos filhotes de cachorro, que acontece entre 6 e 8 semanas de vida, o recomendado é que eles passem a ser alimentados de 4 a 5 vezes ao dia. Essa frequência ajuda na manutenção do nível de glicose no sangue, evitando crises de hipoglicemia para os bebês, que são sempre agitados e gastam muita energia.

A saúde dos filhotes é mais vulnerável do que a de cães adultos por estarem em fase de desenvolvimento. É muito importante cuidar da alimentação dos Buldogues Franceses filhotes, para que eles tenham um crescimento saudável e equilibrado, evitando futuros problemas. As rações especiais desenvolvidas para filhotes de raças pequenas são as mais indicadas, não apenas para a manutenção do peso, mas principalmente por oferecerem nutrientes que auxiliam no desenvolvimento dos músculos, ossos e articulações.

Além disso, o tamanho dos grãos de cada tipo de ração também varia de acordo com as necessidades de cada cachorro. Filhotes são ansiosos e podem engolir grãos muito pequenos sem mastigar, prejudicando o processo de digestão. E lembre-se: não é recomendado alimentar seu cachorro com comida de humanos e é fundamental manter o pote de água sempre ao alcance do bichinho.

Qual a melhor ração para o Bulldog Francês?

Cachorros adultos e idosos também precisam de uma especial desenvolvida para sua faixa etária e tamanho, que satisfaça suas necessidades nutricionais específicas. Por isso, estão disponíveis no mercado diferentes opções de marcas e sabores de ração desenvolvidas para diferentes portes e idades de cachorros.

Os Buldogues Franceses são animais de pequeno porte que não se exercitam muito, e precisam de uma dieta cuidadosamente balanceada, para manter sempre sua saúde em dia. Você pode consultar o seu veterinário para definir quantidade de ração adequada de acordo com o peso e o tamanho do seu animal.

Rações Premium ou Super Premium são as mais indicadas para todas as raças de cachorros por conta da maior preocupação com os ingredientes e com o valor nutricional. Por oferecerem maior qualidade, seu consumo resulta em benefícios para a saúde de seu amigo.

Comportamento de um Bulldog Francês

Um ótimo cão de companhia, bastante sociável, alegre e brincalhão, o Bulldog Francês é também possessivo e carente. Com personalidade enérgica, ele pode se impor às próprias vontades e desobedecer a seus tutores. Interações constantes e muito cuidado ao deixá-lo sozinho são as maneiras ideais de melhorar sua qualidade de vida. São muito dependentes de seus tutores.

Tranquilo e amigável, o Bulldog Francês não tem muita energia para atividades físicas. No entanto, ficam animados para brincadeiras pontuais com crianças ou até mesmo outros animais (se socializado). Os tutores devem ficar sempre atentos para que ele não se sinta cansado demais. Caminhadas diárias são recomendadas, mas com moderação, pois seus problemas respiratórios podem atrapalhar longos percursos. O ideal é que ele ande em média no máximo 30 minutos por dia.

Apegadíssimo ao dono, o Bulldog Francês é dedicado, mas também requer bastante sua atenção. Por isso, sempre que ele ficar algum tempo sozinho, quando voltar para perto do cãozinho, dedique-se a brincar um pouco com ele, fazer bastante carinho e até recompensá-lo, caso ele não tenha aprontado nada. Essas são as maneiras de mandar para bem longe sua tristeza e ansiedade.

Muito brincalhão, o Bulldog Francês é um cãozinho muito recomendado para famílias e crianças. De porte pequeno, ele vai aproveitar as brincadeiras com os pequenos e se divertir com eles.

Adestramento de um Bulldog Francês

É necessário ter paciência e contar com ajuda profissional para adestrar seu Bulldog Francês. Cada comando precisa ser repetido em média 25 vezes para que ele compreenda bem o comando. O ideal é que essa repetição aconteça diariamente, ao menos duas vezes por dia, entre 40 e 80 vezes.

De acordo com o ranking “A Inteligência dos Cães” de Stanley Coren, o Bulldog Francês está na posição de número 58, diante dos 79 analisados.

Mesmo que seja bastante teimoso, é possível que ele siga regras básicas e essenciais. O bom do adestramento é que não o ensinará somente comandos de ordem, mas a entender que limites existem e são necessários. Lembre-se sempre de usar reforços positivos.

Como é ter um Bulldog Francês em casa?

O Bulldog Francês se adapta facilmente aos ambientes. É muito carente, por isso, vai requerer atenção horas e horas por dia. Ele gosta de ficar dentro de casa e bem próximo às pessoas que cuidam dele. Cão doméstico equilibrado é o tipo ideal tanto para quem mora sozinho quanto para quem tem família.

Mas é essencial saber que, quando há mais pessoas envolvidas, ele pode querer competir pela atenção. Mudanças bruscas de temperatura podem deixá-los mais cansados (devido às dificuldades respiratórias). Por isso, quanto mais dentro de casa, e protegido ele estiver, melhor para suas condições de qualidade de vida.

Se ele encontrar motivos, vai latir. Mas esses motivos são a excitação de um reencontro com os tutores, ou a presença de algo em que se sinta em perigo. Em questão de latir trata-se de um cachorro bem moderado. Ao dormir ele ronca um pouquinho e arfa ao caminhar e brincar.

Mesmo sendo um cão altamente sociável e amigável com crianças e adultos, o Bulldog Francês pode contar com um temperamento bem territorialista. Machos não castrados são piores nesse quesito, pois a marcação de território e o estresse de se fazer dono do território é grande. Pela disputa de território é ideal que ele seja castrado. Se isso acontecer quando ele ainda for um filhote e fazer a adaptação também nesse período, tudo deve correr bem.v

O Bulldog Francês geralmente aceita bem outros animais e convive pacificamente com eles, desde que sejam pets já conhecidos. Assim, se a ideia é trazer um novo cão para completar sua família o ideal é que haja um período de adaptação supervisionado.

Melhores brinquedos para o Bulldog Francês

Os melhores brinquedos para o Bulldog Francês são pelúcias, bonecos com braços, pernas e corpo, bolinhas, frisbees e aqueles que têm corda. Não pense que por se tratar de um cão de pequeno porte, ele não vai querer brinquedos maiores. Desde que não sejam pesados para que possam arrastá-los ou até mesmo carregá-los com a boca, os brinquedos são muito indicados. Aqueles que fazem barulho, quicam ou têm petiscos dentro são ideais, principalmente para os momentos que o cão estiver sozinho.

Curiosidades sobre o Bulldog Francês

Geralmente, para a realização de seus partos, as fêmeas da raça precisam realizar uma cesariana, principalmente se os fetos forem grandes. Para os machos é recomendado que a cruza seja supervisionada, uma vez que, por ficar ansioso demais, sua respiração pode prejudicá-lo ou deixá-lo bem estressado. Por isso, recomenda-se o acompanhamento de profissionais até mesmo nesse momento.

Sua criação inicial foi realizada para que caçassem ratos. Mas foi quando foram retratados em pinturas de Degas Toulouse-Lautrec que conquistaram a popularidade.

Voltar ao topo