Blue Heeler: amigo para todas as horas

Saiba mais sobre o Blue Heeler

Esse cão dócil e amigável foi criado para pastorear gado na Austrália, durante o século XIX. Sua eficiência neste trabalho perdura até hoje. No entanto, como cão de companhia, o também chamado de Boiadeiro Australiano, é muito amável com seus tutores e familiares, se dando bem até com as crianças. Por ter muita energia, é necessário o adestramento e socialização. Saiba Mais
Tamanho

43 a 51 cm

Peso

Aproximadamente 25 Kg

Pelagem

Com a pelagem curta, com comprimento variado,conta também com subpelo. O nome de Blue Heeler veio de seu pêlo um pouco azulado. No entanto, há também uma variação de pelagem puxada mais para o tom avermelhado, conhecido como Red Heeler.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

coleção

Origem do Blue Heeler

Desenvolvido originalmente com a intenção de pastorear gado na Austrália, o Blue Heeler (também chamado de Boiadeiro Australiano ou Australian Cattle Dog) foi criado no século XIX. Por ser resistente tanto a altas temperaturas, como às mais geladas, trata-se de um ótimo cão para o ofício, que exerce até hoje em diversos países.

Muito inteligente, o Blue Heeler também pode ser encontrado com a pelagem avermelhada e assim chamado de Red Heeler. Os primeiros criadores da raça queriam encontrar um cão que também fosse resistente aos terrenos acidentados e irregulares, existentes em fazendas e com energia para longas caminhadas ou corridas.

A história conta que o Boiadeiro Australiano foi criado por um fazendeiro de nome Thomas Hall. A raça nasceu sob a cruza de um Border Collie com o Dingo Australiano, com a intenção de criar uma raça nova, que se chamaria Halls Heeler.

Entretanto, o cão Halls Heeler passou por novos cruzamentos com Dálmatas, Bull Terrier e Kelpies, finalmente tornando-se o Blue Heeler. Ao final do século XIX a raça já estava bem estabelecida e bastante conhecida. Sua popularidade já havia atravessado fronteiras e estava fortalecida também nos Estados Unidos e Inglaterra.

É também conhecido como Australian Cattle Dog - daí o Boiadeiro Australiano. O primeiro exemplar foi aprovado em 1903, mas antes (nos idos de 1890), o cão já participava de exposições conceituadas, graças a um criador chamado Robert Kaleski.

Principais características do Blue Heeler

O Australian Cattle Dog, ou Boiadeiro Australiano, é um cão pastor diferenciado. Também pode ser chamado de Blue Heeler ou Red Heeler. Isso porque, Heel, do inglês, quer dizer “calcanhar” e a raça é conhecida por mordiscar de leve o calcanhar dos bois, como forma de mantê-los controlados.

O bom pastor nasce todo branco. Com o tempo, ganha sua cor final que será ou azulada (Blue Heeler) ou avermelhada (Red Heeler). Considerado um cão de porte médio e leve por seu tamanho, conta com muita vitalidade e energia. Apesar de ter uma ossatura levemente frágil, a raça é muito robusta e resistente.

Pelagem do Blue Heeler

Com a pelagem curta, com comprimento variado entre 2,5 e 4 cm, o Boiadeiro Australiano conta também com subpelo. O nome de Blue Heeler veio de seu pêlo um pouco azulado. No entanto, há também uma variação de pelagem puxada mais para o tom avermelhado, conhecido como Red Heeler.

Além disso, pode ter manchas brancas ou escuras na região da cabeça e orelhas. Nas patas dianteiras é muito comum que haja uma pelagem caramelo, que pode se ampliar até a região peitoral. Diante do padrão de cores, estão previstas marcas pretas, marrons ou brancas.

O filhote nasce com a pelagem branca e ganha suas cores ao longo de seu crescimento. Os filhotes nascem brancos e ganham cores à medida que crescem. A camada mais externa do pelo é composta de fios rígidos, retos e horizontais, protegendo-o, inclusive, da chuva. A camada interna é densa e com fios mais curtos.

Cuidados com a pelagem

Com uma camada de subpelo (a camada dupla) o Boiadeiro Australiano precisa ser escovado entre uma e duas vezes por semana, para retirada de pelos mortos. Como não apresenta cheiro forte e não se suja muito, os banhos são recomendados mais quando necessários, podendo ser espaçados entre 15 ou 30 dias, de acordo com a rotina do animal.

No entanto, se ele viver em áreas rurais ou com acesso à lama, banhos semanais podem ser ministrados. Geralmente, essa raça não tem muita oleosidade.

Como cuidar de um Blue Heeler?

Manter sua saúde bucal em dia é um dos pontos de atenção que certamente manterão a qualidade de vida de seu Blue Heeler em alta. Os dentes devem ser escovados ao menos uma vez por semana. A ocasião também pode servir para limpar suas orelhas, uma vez que, muito peludas, podem acumular cera e sujeira.

No entanto, trata-se de uma raça muito saudável e seus problemas de saúde podem ocorrer devido ao desgaste da cartilagem do quadril, sobrepeso - se não se exercitar ou comer demasiadamente é possível que ele manque - por sentir dor ou, pela displasia, até perca os movimentos da região.

Os ouvidos merecem também atenção: por condições genéticas o Boiadeiro Australiano é propenso a ser mais surdo. Quanto aos olhos, eles também podem sofrer por hereditariedade de atrofia progressiva da retina (APR).

É importante seguir as instruções de comida (geralmente descritas na embalagem), referente à quantidade de acordo com o peso de seu cão.

Vacinação anual

Para evitar doenças graves, é fundamental vacinar cães adultos anualmente. As vacinas V10 ou V8 são importantes para proteger seu Blue Heeler de doenças como cinomose, parvovirose e leptospirose, entre outras. A vacina antirrábica imuniza seu cãozinho contra a raiva, perigosa tanto para cachorros quanto para humanos.

Existem também algumas outras vacinas para prevenir verminoses, gripes, entre outros males que colocam a saúde do seu cachorro em risco. Consulte seu médico veterinário de confiança para descobrir qual o melhor protocolo de imunização para o seu amigo.

Você sabia que vacinar seu cão todos os anos é fundamental? Saiba mais sobre vacinação de cães e gatos aqui - Blog da Cobasi.

Vermífugos e antipulgas

Além de vacinar o seu cachorro, existem outros cuidados periódicos com a saúde do animal que devem receber sua atenção. A administração dos vermífugos varia de acordo com o tipo do medicamento e a frequência com que seu cãozinho sai de casa. A função deles é eliminar vermes que são contraídos na rua, nos alimentos e até dentro de casa. Consulte seu médico veterinário de confiança para definir a frequência, a dosagem e o vermífugo ideal para seu Blue Heeler.

A administração dos antipulgas e anticarrapatos também é muito importante e pode ser feita de inúmeras maneiras. Existem coleiras, pipetas, sprays e até medicamentos orais para livrar seu animal das pulgas, carrapatos e mosquitos. Converse sempre com um veterinário de sua confiança para escolher a opção mais adequada para a rotina do seu cachorro. O importante é que seu Blue Heeler esteja sempre protegido e saudável. Além do incômodo da coceira, esses parasitas podem ocasionar diversas doenças graves. Não vale a pena arriscar!

img

Cuidados com os filhotes

Ter um filhotinho em casa é sempre uma alegria, mas exige muitos cuidados. Quando bebês, os cães de todas as raças precisam receber vacinas em um protocolo diferenciado dos adultos. Veja abaixo a orientação:

  • 60 dias de vida: 1ª dose da vacina V10 ou V8;
  • Entre 81 e 90 dias de vida: 2ª dose da V10 ou V8;
  • Entre 111 e 120 dias de vida: 3ª dose da V10 e a dose única da antirrábica.

Atenção! É imprescindível esperar 10 dias após a última dose das vacinas, para poder levar seu cachorro para passear na rua em segurança.

Além da imunização, seu filhote de Blue Heeler precisará de medicamentos para parasitas. Use apenas vermífugos e antipulgas feitos especificamente para filhotes e indicados por seu veterinário de confiança.

Como alimentar um filhote de Blue Heeler?

Após o processo de desmame dos filhotes de cachorro, que acontece entre 6 e 8 semanas de vida, o recomendado é que eles passem a ser alimentados de 4 a 5 vezes ao dia. Essa frequência ajuda na manutenção do nível de glicose no sangue, evitando crises de hipoglicemia para os bebês, que são sempre agitados e gastam muita energia.

A saúde dos filhotes é mais vulnerável do que a de cães adultos por estarem em fase de desenvolvimento. É muito importante cuidar da alimentação dos Blue Heeler filhotes, para que eles tenham um crescimento saudável e equilibrado, evitando futuros problemas. As rações especiais desenvolvidas para filhotes de raças grandes são as mais indicadas, não apenas para a manutenção do peso, mas principalmente por oferecerem nutrientes que auxiliam no desenvolvimento dos músculos, ossos e articulações.

Além disso, o tamanho dos grãos de cada tipo de ração também varia de acordo com as necessidades de cada cachorro. Filhotes são ansiosos e podem engolir grãos muito pequenos sem mastigar, prejudicando o processo de digestão. E lembre-se: não é recomendado alimentar seu cachorro com comida de humanos e é fundamental manter o pote de água sempre ao alcance do bichinho.

Qual a melhor ração para o Blue Heeler?

Cachorros adultos e idosos também precisam de uma especial desenvolvida para sua faixa etária e tamanho, que satisfaça suas necessidades nutricionais específicas. Por isso, estão disponíveis no mercado diferentes opções de marcas e sabores de ração desenvolvidas para diferentes portes e idades de cachorros.

Os Blue Heeler são animais de grande porte, e precisam de uma dieta cuidadosamente balanceada, para manter sempre sua saúde em dia e evitar a obesidade. Você pode consultar o seu veterinário para definir quantidade de ração adequada de acordo com o peso e o tamanho do seu animal.

Rações Premium ou Super Premium são as mais indicadas para todas as raças de cachorros por conta da maior preocupação com os ingredientes e com o valor nutricional. Por oferecerem maior qualidade, seu consumo resulta em benefícios para a saúde de seu amigo.

img

Comportamento de um Blue Heeler

Excelente como cão de companhia, muito adaptável a ambientes diversos, alerta e inteligente, o Blue Heeler é muito resistente a variações de temperatura e dotado de inteligência acima da média. O Boiadeiro Australiano é leal e companheiro tanto de seus tutores, quanto dos familiares ao seu redor.

No entanto, costuma escolher um tutor a quem obedecerá com mais vigor. Seu adestramento é imprescindível, tanto para gastar sua energia quanto para discipliná-lo. Não é recomendado que esse cão viva em apartamentos pequenos. O ideal é que tenha espaço de sobra para que ele possa correr, caminhar, cavar e brincar.

Ele também pode querer caçar animais menores ou enterrar ossos e outros objetos que captura em seu quintal. Com personalidade forte e curiosa, o faz um cão sempre pronto para brincadeiras e novas descobertas, bem como explorações. Disposição ele tem de sobra.

Com bastante energia para gastar, os Boiadeiros Australianos têm que fazer exercícios constantemente. Geralmente, o tempo médio de atividades físicas diárias deve ser de no mínimo uma hora e meia. Devem ser divididos entre caminhadas e corridas, sendo o recomendado para passeios cerca de 3 km.

Uma das raças mais fiéis e companheiras de seu tutor, o Blue Heeler atende e até supera as expectativas de quem busca por um cão companheiro. Mesmo com sua independência característica está sempre por perto, acompanhando seus passos.

Se ficar muito tempo sozinho é capaz de fazer surpresas a seu tutor em forma de traquinagens, como por exemplo mexer no lixo, caçar coisas e espalhá-las pela casa.

Adestramento

Além das necessidades de adestramento recomendadas a quase todas as raças, o Blue Heeler precisa ser adestrado por um profissional para incentivar, inclusive, seu intelecto alto. Além disso, cães dessa raça usam muito sua mordedura para mostrar o que querem.

O Blue Heeler, de acordo com o ranking da “Inteligência Canina”, feito por Stanley Coren, ocupa a 10º posição no quesito inteligência. É um cão muito esperto, atento e calmo, pode ser um ótimo companheiro.

Por ter sido desenvolvido para pastorear e caçar, costuma dar pequenas mordiscadas nos calcanhares, mesmo em brincadeiras. Treinos de obediência constante podem diminuir esse comportamento. Além disso, por ser extremamente inteligente, o Blue Heeler pode ficar um pouco teimoso, se o seu tutor não aprender e treinar comandos com pulso firme.

Como é ter um Blue Heeler em casa?

Um cachorro tranquilo, mas que precisa gastar sua energia. Assim é o Blue Heeler. Por isso, é altamente recomendado a pessoas que tenham espaço e energia e que consigam acompanhá-lo em seus exercícios diariamente. Se isso não acontecer, ele ficará entediado facilmente, podendo até se comportar de forma a destruir móveis e objetos de seus tutores.

Sua rotina deve ser bem seguida. Tire o tempo necessário para brincar com seu cão e fazer com que ele se sinta importante, inteligente e amado. Por ser muito leal, também está entre os cães de guarda preferidos. Afinal, vai fazer de tudo para proteger seus tutores e seu lar.

Apegado à família ele irá escolher um tutor preferido e vai segui-lo para todos os lados possíveis. No entanto, na presença de estranhos ele deve ser supervisionado, justamente por ter esse instinto protetor.

Por se tratar de um cão pastor, o Boiadeiro Australiano é muito territorialista. Por isso, precisa ser corretamente treinado para não criar problemas dentro de sua própria morada.

O boiadeiro australiano só late quando acredita que seja extremamente necessário. Além disso, trata-se de um cão, geralmente silencioso até em suas ações. Se ficar ansioso e desconfiado, pode vocalizar um pouco, assim como em situações de perigo.

O Blue Heeler precisa ser socializado com outros pets desde bem filhote. Se isso não acontecer, o risco dele se tornar arisco e não se enturmar é alto. Por isso, procure levá-lo sempre em parques ou em locais abertos em que possa conviver mais com outros cachorros e ele fará amigos. Além disso, levar outros animais para a casa em que ele vive auxilia muito no processo de socialização.

Ativo e sempre curioso, o Boiadeiro Australiano não gosta de ficar muito sozinho em casa. Comportamentos como revirar o lixo, tentar abrir gavetas, entre outras malcriações são facilmente notados se isso acontecer por muito tempo. Quando você voltar para casa, terá surpresas não tão agradáveis assim.

img

Melhores brinquedos para o Blue Heeler

O Blue Heeler é muito ativo e inteligente. Por isso, brinquedos que envolvam interatividade são os melhores amigos da raça. Assim, o kong, bolas, brinquedos de corda e aqueles em que ela tenha que desvendar algo para ganhar petiscos ou achar outros brinquedos são os mais indicados.

Eles também adoram ossos e outros brinquedos que possam mastigar. Só é preciso estar atento para que nenhum desses brinquedos se despedace em sua boca, podendo fazer com que ele engula pedaços indesejados de plástico ou borracha.

Curiosidades sobre o Blue Heeler

O Boiadeiro Australiano é um cão muito comum na Austrália, Estados Unidos e Inglaterra, figurando entre os 55º mais populares do mundo. Além disso, de acordo com Guinness Book, foi descoberto como o cachorro com mais anos de vida, uma vez que um de seus exemplares viveu 29 anos e cinco meses.

Voltar ao topo