Assinantes Cobasi ganham + 10% OFF em todo site. Eu quero!

Assinantes ganham + 10%OFF Clique!

Imagem-perfil-raca

Pastor Suíço

O Pastor Suíço: cuidados, origem e curiosidades

Muito dedicado e leal à sua família humana, o Pastor Suíço é um lindo cão branco que vai te conquistar. Venha descobrir mais sobre a raça neste post da Cobasi!Saiba Mais
Tamanho
Imagem-tamanho-raca

60cm a 70cm

Peso

35kg - 45kg

Pelagem

A pelagem que é uma das principais características do Pastor Suíço deve ser sempre branca. Eles possuem uma camada dupla de pelagem, gerando pelos bastantes grossos e lisos, não muito compridos.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

Coleção vtex

A origem do Pastor Suíço

Durante a década de 60, especialmente nos Estados Unidos e Canadá, começaram a criar Pastores alemães brancos como uma raça diferenciada. Em 1966, um macho americano chamado Lobo foi levado para Suíça e pode-se considerar o progenitor de todos os Pastores Suíços.

Apesar de terem sofrido uma certa discriminação nos tempos antigos, por acreditarem que o Pastor Branco era menos eficiente que o Pastor Alemão padrão, hoje o Pastor Suíço é reconhecido como uma raça definitiva pelo FCI.

Características físicas do Pastor Suíço

O Pastor Suíço Branco é um cachorro de grande porte, sua altura na cernelha chega a 70cm e pode pesar até 45kg. Eles possuem um corpo muito robusto e bastante atlético, tudo muito proporcional e bem colocado.

Se parece bastante com um lobo, especialmente pelo focinho afinado e o nariz preto ou “nariz de neve” (total ou parcialmente rosa, que se altera de acordo com a temperatura). Possui orelhas triangulares empinadas, demonstrando que estão sempre atentos.

A pelagem que é uma das principais características do Pastor Suíço deve ser sempre branca. Eles possuem uma camada dupla de pelagem, gerando pelos bastantes grossos e lisos, não muito compridos.

O comportamento do Pastor Suíço

São cachorros bastante inteligentes e muito leais a sua família humana. O Pastor Suíço é bastante territorialista, podendo facilmente se sentir amedrontado quando veem algum estranho em seu território ou perto de sua família.

Quando sentem medo, possuem uma tendência ao ataque e agressividade. Essa característica do temperamento vem da sua origem pastoreira, por isso é importante que o Pastor Suíço filhote seja socializado e adestrado.

Quando bem treinado se dá muito bem com crianças, e até mesmo com outros animais, mas não costuma gostar muito de cachorros do mesmo sexo, podendo ficar um pouco estressado.

Aliás, para aliviar o estresse e garantir uma vida saudável, os cães da raça Pastor Suíço necessitam exercícios diários e um bom espaço para se viver.

A saúde do Pastor Suíço

Assim como o Pastor Alemão, o Pastor Suíço possui predisposição a algumas doenças hereditárias, especialmente a displasia dos ombros e das coxas, lembre-se de leva-lo regularmente ao veterinário e sempre estar atento no caminhar do seu cãozinho.

No mais, é um cachorro fácil de ser cuidado e não exige grandes esforços, com exceção das atividades diárias para gastar sua energia física e mental. Seus pelos precisam ser escovados pelo menos uma vez por semana, e ele tem uma expectativa de vida de 10 anos.

Imagem-raca-meio

Curiosidades sobre o Pastor Suíço

Assim como outros pastores que ficam famosos na TV, o Pastor Suíço também teve seu espaço inclusive com um desenho animado. Lançado em 2008, o filme Bolt, o Supercão é uma animação inspirada em um Pastor Suíço Branco.

Aqui no Brasil, o Pastor Suíço também foi utilizado em uma obra cinematográfica. Alguns cães da raça participaram do filme “Nosso Lar”, estrelado em 2010.

Voltar ao topo