Assinantes Cobasi ganham + 10% OFF em todo site. Eu quero!

Assinantes ganham + 10%OFF Clique!

Imagem-perfil-raca

Angorá

Angorá: cuidados, origem e curiosidades

Uma das espécies mais leais aos seus tutores, o gatinho Angorá é um felino de pelo completamente branco e muito fofo. Adora seguir seus donos pela casa e um colo. Descubra mais sobre esse gatinho brincalhão nesse post da Cobasi.Saiba Mais
Tamanho

50cm e 60cm

Peso

3kg a 6kg

Pelagem

A pelagem desse bichano é uma de suas principais características. O Angorá possui pelagem lisa e mais comprida no pescoço, ventre e na cauda, no resto do corpo sua pelagem é média. Apesar de o branco ser o mais comum, outras cores também são aceitas como preto, azul, chocolate e prata.

Característica
  • Disposição para atividades

  • Intelecto e memória

  • Amor ao tutor

  • Tendencia a Miar

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

vtex

A origem do Angorá

Os gatos da raça Angorá tiveram origem na Turquia. Seu nome é, na realidade, o nome de uma cidade no país. Acredita-se que ele foi desenvolvido a partir de um gato africano, assim como a maioria dos gatos domésticos que conhecemos hoje.

O primeiro exemplar da raça possuía pelagem branca e mais comprida, que acabou dando origem a outros gatos que se parecem com eles, inclusive os gatos Persa, que acabaram ficando mais famosos que os próprios Angorá.

Características físicas do Angorá

Esse gatinho possui uma cabeça pequena e um focinho muito bem definido. Suas orelhas grandes e pontiagudas são um charme que lhe dá a impressão que o bichado está sempre atento a tudo ao seu redor (e ele realmente está!).

A pelagem desse bichano é uma de suas principais características. O Angorá possui pelagem lisa e mais comprida no pescoço, ventre e na cauda, no resto do corpo sua pelagem é média. Apesar de o branco ser o mais comum, outras cores também são aceitas como preto, azul, chocolate e prata.

Os gatos angorá são de porte médio e costumam pesar entre 3kg a 6kg quando adultos, e podem chegar a viver até 14 anos, prometendo muito amor e companhia aos seus donos por longos anos.

O comportamento do Angorá

Os bichanos da raça Angorá possuem um comportamento muito dócil e amável, além de serem muito inteligentes. Eles possuem uma devoção aos seus tutores e adoram a sua companhia, e brincadeiras com bolinhas e escaladas. São inteligentes, mas ao mesmo tempo independentes e não costumam ser muito territorialistas.

São bastante sociáveis com humanos e com crianças, sendo uma ótima escolha para quem busca um gatinho para ter em espaço pequeno e com crianças. Eles também se dão bem com outros animais, desde que socializados quando ainda são pequenos filhotes de Angorá.

A saúde dos Angorá

Por ter uma estrutura óssea bastante frágil, esses gatinhos precisam ser bastante estimulados a brincadeiras para evitar o sobrepeso e terem dificuldades de andar. Os bichanos que possuem os olhos azuis têm tendência a surdez, o que pode acabar gerando um miado mais alto que o normal já que não escutam.

Seus longos pelos, apesar de parecer, não exigem grandes cuidados pois o bichano não possui subpelos que comumente causam emaranhados e nós. Uma escovação semanal e banhos quinzenais é suficiente para que os pelos fiquem bem cuidados.

Um dos principais problemas de saúde que os gatos Angorá pode sofrer é em relação ao sistema urinário, por isso sempre observe a cor e o odor do seu xixi e lembre-se de leva-lo regularmente ao veterinário para garantir uma vida longa e saudável ao seu bichano.
img meio

Curiosidades sobre os Angorá

Como dito acima, os gatos Angorá que possuem olhos azuis tem tendência a serem surdos, e os bichanos que possuem um olho azul e outro dourado serão sempre surdos.

Por serem muito brincalhões e ativos, os gatinhos dessa raça estarão sempre escalando todos os móveis da sua casa, nada é alto demais para esses bichanos. Preparado para ter um ataque de fofura na sua casa ao adotar um gato Angorá?
Voltar ao topo