Assinatura Cobasi 10%OFF em todos os produtos. Sem taxas. Clique.

Assinatura Cobasi 10%OFF Clique.

Imagem-perfil-raca

Weimaraner

Weimaraner: cuidados, origem e curiosidades

São cachorros extremamente domesticados e dependentes de seus donos. Quer saber mais sobre essa raça de cachorro que conquista os corações de todo o mundo? Descubra aqui! Saiba Mais
Tamanho
Imagem-tamanho-raca

58 a 68 cm

Peso

25kg - 41kg

Pelagem

A pelagem cinza e os olhos claros característicos dessa raça chamam a atenção de qualquer pessoa. Sua pelagem cinza e seus olhos claros, lhe renderam o apelido de “fantasma cinza”.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

coleção vtex

A raça foi criada no século XVII para ser um cão de caça, e se destacava por ser um ótimo farejador e ter a habilidade de caçar grandes animais como lobos e veados. Ele também era ótimo na água, já que é um cão que adora nadar!

Sua criação se deu na região de Weimar, e daí vem o seu nome. Seus criadores queriam manter a exclusividade, por isso apenas um seleto grupo de criadores poderia compra-los.

Depois de muito esforço, um norte-americano conseguiu levar a raça para os Estados Unidos, em 1938, mas somente em 1944 é que foi reconhecido pelo AKC. Até hoje existe uma distinção entre o Weimaraner inglês o e americano.

Atualmente é muito utilizado em competições de raça e a grande maioria provém do Weimaraner americano.

Características físicas do Weimaraner

É um cachorro de caça de grande porte, por isso o tamanho do Weimaraner varia entre 58cm e 68cm, seu peso varia entre 25kg a 41kg.

A principal característica desse cão é sua pelagem cinza e seus olhos claros, que lhe renderam o apelido de “fantasma cinza”. É muito elegante e possui um corpo bastante robusto, apesar de magro, tem uma postura bastante aristocrata. Os Weimaraner marrom não são muito bem aceitos por criadores.

Quando são pequenos, os Weimaraner filhotes possuem um olho de cor azul-céu que encanta todos a quem ele olhar.

O comportamento do Weimaraner

Apesar de sua postura elegante, ele é um cãozinho muito dócil e amável com sua família e acaba sendo bastante dependente também. Não gosta de ficar sozinho, prefere estar em companhia e fazendo atividades. Aliás, por ser um cão de caça exige de seus tutores uma alta demanda de atividades físicas.

Não é uma boa opção para se ter em locais pequenos. Ter um Weimaraner em apartamento pode deixa-lo triste e até mesmo depressivo, já que ele adora correr e tem muita energia no seu corpo magro. Neste caso, recomenda-se exercícios regulares para que a energia seja gasta de forma adequada.

Por gostar muito dos humanos e ter passado por uma domesticação, é uma raça que se dá muito bem com crianças, mas pode não ser tão amigável com seus companheiros de espécie. Sempre que houver outro cachorro por perto é importante manter uma supervisão.

A saúde dos Weimaraner

São cães bastante saudáveis e não costumam dar trabalho em relação a saúde. A principal preocupação em relação a saúde Weimaraner está relacionada as orelhas que por serem caídas podem ocasionar infecções de ouvidos.

Sua pelagem curta não exige muitos esforços, mas uma escovação semanal manterá os pelos do cãozinho sempre brilhantes e vívidos. Lembre-se de leva-lo ao veterinário regularmente para garantir que está sempre saudável.

Os cães dessa raça têm uma expectativa de vida de aproximadamente 15 anos quando bem cuidados.
Imagem-raca-meio

Curiosidades sobre os Weimaraner

Outro apelido que a raça ganhou ao longo dos anos foi de “cachorro com cérebro humano” por sua inteligência e devoção aos seus tutores humanos.

Estão entre os cães mais rápidos do mundo e podem chegar a correr a 56km/h! Eles perdem apenas para algumas raças como Greyhound e Whippet.
Voltar ao topo