Setter Irlandês: dócil e encantador

Saiba mais sobre o Setter Irlandês

Os cães da raça Setter Irlandês são incríveis, bem-humorados e entusiasmados diante da vida. Companheiros muito leais aos seus tutores, são gentis e divertidos, e tem energia de sobra para gastar em todo tipo de aventura.

Saiba Mais
Tamanho

55 a 67 cm

Peso

24 a 32 kg

Pelagem

A pelagem do Setter Irlandês, também chamado de Setter Irlandês Vermelho, pode ser curta ou longa, muito macia e com fios fininhos, lisos e que podem formar franjas em algumas partes do corpo do cachorro, como as patas, o ventre e a cauda. A cor é um castanho muito rico, e pode ou não haver branco no peito e na testa.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

coleção

Origem do Setter Irlandês

Como o próprio nome indica, o Setter Irlandês é originário da Irlanda, onde era usado como cão de trabalho para acompanhar caçadores, além de cuidar de criações de aves. Não há uma única versão sobre a origem da raça, mas os especialistas acreditam que ela seja descendente dos Spaniels e dos Setters ingleses.

Tipos de Setter Irlandês

Existe um outro tipo de Setter Irlandês, chamado Setter Irlandês Vermelho e Branco, que é mais antigo do que o Setter Vermelho e que, acredita-se, tenha dado origem a ele. A diferença primordial entre ambos é a cor da pelagem, mas também algumas características dos fios.

Pelagem do Setter Irlandês

O Setter Irlandês Vermelho tem pelos curtos e finos na cabeça, na base das orelhas e na parte da frente das patas. Nas outras partes do corpo, os fios têm comprimento médio e formam franjas na parte traseira das pernas e no ventre. A cauda também possui franja.

Esses cães têm pelos totalmente vermelhos ou podem ter um pouco de branco no peito e na garganta, uma pequena estrela branca na testa ou uma linha branca bem fina sobre o focinho.

O Setter Irlandês Vermelho e Branco tem pelo longo, sedoso e fino. As franjas estão presentes na parte de trás das patas e na parte de fora das orelhas, além dos flancos, do peito e da garganta.

A cauda é especialmente franjada. Na raça Setter Irlandês, a cor principal é o branco, e as manchas vermelhas são sólidas e presentes em partes do corpo.

Cuidados com a pelagem do Setter Irlandês

A pelagem vermelha e brilhante do cão precisa de escovações em dias alternados ou ao menos três vezes por semana para se manter bonita, saudável e sem emaranhados e nós. A tosa deve ser feita por um profissional e pode ser realizada duas vezes por ano, ou a critério do médico veterinário.

Os banhos devem ser dados pelo menos uma vez por mês, garantindo que o corpo do cachorro fique completamente seco para evitar proliferação de fungos e bactérias que se aproveitam do excesso de umidade.

img

Como cuidar do Setter Irlandês

O Setter Irlandês é um cachorro com muita energia, que precisa de passeios, brincadeiras, corridas e tudo o mais que você puder oferecer para que ele se exercite e se sinta bem física e mentalmente.

Além de ser bastante ativo, o Setter Irlandês precisa de estímulos mentais desafiadores. Sua origem de cão de caça faz com que ele goste de procurar e encontrar suas presas, que podem ser petiscos ou brinquedos favoritos.

Inclui-lo nas atividades rotineiras da família é uma excelente maneira de manter o Setter Irlandês feliz e satisfeito.

As orelhas precisam de atenção especial, pois além de serem caídas são peludas. Dessa maneira, é possível que retenham restos de água e alimentos que podem provocar infecções, como a otite, se não forem limpos correta e regularmente.

Vacinação anual do Setter Irlandês

O Setter Irlandês deve ser vacinado todos os anos para se manter protegido de várias doenças graves que acometem os cães. Aliás, isso é válido para qualquer cachorros , e não apenas os de raça.

A vacina múltipla (V8) e a polivalente (V10) são ministradas anualmente aos cães adultos e protegem contra a cinomose, a parvovirose e a leptospirose, além de outras doenças.

A vacina contra a raiva, que é uma doença muito grave para o cachorro, torna-se ainda mais importante por essa ser uma zoonose, ou seja, uma doença que também pode ser transmitida para seres humanos.

Existem várias outras vacinas que podem proteger o Setter Irlandês em suas diferentes fases da vida. A melhor maneira de garantir que esse protocolo de vacinação esteja em dia é levar o cãozinho para consultas de rotina com o médico veterinário.

Assim, você ainda tem uma boa oportunidade de conversar e receber orientações e informações de qualidade de um profissional capacitado. Saiba mais sobre a importância de vacinar os cães todos os anos com o artigo que preparamos em nosso blog.

Vermífugos e antipulgas

Outros aliados importantíssimos na proteção dos cachorros são o vermífugo e o antipulgas, que protegem contra vários parasitas que desencadeiam doenças sérias e potencialmente fatais.

O Setter Irlandês é um cachorro que precisa se exercitar livremente, especialmente em áreas abertas como parques e praças, onde muitos outros cachorros estarão presentes também.

Existem diversos tipos de medicamentos, que variam de acordo com o porte, o peso e a idade do animal. Para saber qual é o mais indicado para o seu Setter Irlandês, converse com o médico veterinário.

Cuidados com os filhotes de Setter Irlandês

Se você já teve experiências com filhotes de cachorro antes, mesmo que de outras raças, sabe que há uma série de preparativos necessários para receber um cãozinho da melhor maneira possível.

Antes da chegada do filhote de Setter Irlandês, você precisa organizar sua casa de maneira a deixar um cantinho separado para ele dormir, comer e fazer suas necessidades, sendo que esse último deve ser o mais afastado possível dos outros dois.

Também é recomendado que o cão tenha um espaço para ficar, mesmo que acordado, até entender quais são as regras da casa e o que você espera dele. Para ajudar na adaptação do seu filhotinho de Setter Irlandês, você vai precisar de:

  • caminha ou colchonete;
  • cobertores e almofadas;
  • comedouro e bebedouro;
  • coleira, placa de identificação e guia para os passeios;
  • caixa ou bolsa de transporte;
  • tapete higiênico e produtos de limpeza adequados ao uso veterinário;
  • ração para cachorro e petiscos;
  • escova para desembaraçar e remover pelos mortos;
  • brinquedos.

A escolha da ração deve ser feita com base na idade e no peso do animal. As rações para filhote possuem nutrientes específicos para essa fase da vida, em que o cãozinho está se desenvolvendo e fortalecendo seus ossos e articulações. Na vida adulta, os nutrientes são outros, então é importante fazer essa transição de maneira adequada.

Cuidados com passeios dos filhotes de Setter Irlandês

Só se torna seguro sair com um filhotinho de Mastim Espanhol depois que ele tiver recebido as primeiras vacinas obrigatórias (V8 ou V10, além da antirrábica). São elas:

  • 60 dias de vida: 1ª dose da vacina V10 ou V8;
  • Entre 81 e 90 dias de vida: 2ª dose da V10 ou V8;
  • Entre 111 e 120 dias de vida: 3ª dose da V10 e a dose única da antirrábica.

No caso do Setter Irlandês, aguarde até que esse calendário inicial tenha sido completado antes de deixá-lo circular em áreas externas, como quintais e jardins, e também antes de permitir que ele tenha contato com outros animais. As visitas ao veterinário nesse período devem ser feitas dentro da caixa de transporte.

De maneira geral, os veterinários liberam os filhotes para passeios na rua 10 dias depois da última dose das vacinas, mas é importante confirmar essa orientação com o profissional escolhido para fazer o acompanhamento do filhote.

Como alimentar um filhote de Setter Irlandês

Os filhotes de cachorro são desmamados entre 6 e 8 semanas de vida iniciando logo depois uma alimentação baseada em ração, seja ela seca ou úmida. Independentemente da escolha para alimentação do seu filhote de Setter Irlandês, faça isso optando pelas marcas e fabricantes que oferecem alimentos específicos para as necessidades da raça e idade

A quantidade indicada na embalagem é uma boa referência para você saber quanta comida o filhote vai ingerir por dia. Pegue a quantidade total e distribua em 4 ou 5 refeições — assim, você garante que eles consigam repor as energias e previne as temidas crises de hipoglicemia, que acontecem quando há desequilíbrio no nível de glicose do sangue e podem até matar o filhote que fica tempo demais sem comer.

Você também pode oferecer petiscos ao seu filhotinho, desde que sem exageros. Evite dar alimentos de consumo humano para o cachorro e mantenha água limpa e fresca sempre à disposição.

Qual a melhor ração para Setter Irlandês

Como dissemos anteriormente, é importante oferecer alimentos de qualidade e adequados à fase da vida do seu cachorro. Por isso, opte por rações específicas para filhote até que ele complete 12 meses.

Ração para adulto entre 1 e 6 ou 7 anos e ração para cães idosos depois disso. Caso o seu Setter Irlandês seja castrado em algum momento, você pode escolher um alimento específico para esse caso também.

Sempre faça a troca gradual dos alimentos oferecidos ao cachorro. Ao longo de uma semana, vá aumentando a quantidade da ração nova e diminuindo a quantidade da ração que não será mais oferecida.

Assim você dá tempo ao seu cão para se adaptar e consegue observar qualquer mudança de comportamento ou reação indesejada, como alergias e diarreia, por exemplo.

Personalidade e comportamento

O Setter Irlandês é muito amigável, dócil, carinhoso e bem disposto. É um excelente companheiro para as famílias, inclusive aquelas com crianças, pois eles costumam se dar muito bem.

Por ter energia de sobra, o Setter Irlandês precisa de exercícios e estímulos diários para se desenvolver bem e não ficar deprimido. Os tutores ativos, que gostam de caminhar e correr, podem fazer do Setter Irlandês seus acompanhantes nessas atividades.

As brincadeiras com bolinhas e frisbees também são muito apreciadas pelo Setter Irlandês, que pode colocar todo seu faro incrível e habilidades de caçador em prática.

Como adestrar um Setter Irlandês

O adestramento profissional e as técnicas de reforço positivo tem ótimos resultados com o Setter Irlandês. Esse cão tem tendência natural a evitar conflitos, então seja gentil nas correções dos comportamentos indesejados para não deixá-lo magoado e, pior, desinteressado no que você tem a dizer.

Invista em uma socialização bem feita desde que ele é filhote para extrair o melhor da sua personalidade. O Setter Irlandês é ótimo com outros animais e pessoas de fora da família, mas precisa ser acostumado a isso.

O Setter Irlandês vai destruir a casa?

O comportamento destrutivo pode surgir no Setter Irlandês caso ele não tenha oportunidades diárias e intensas de gastar energia, e também se não receber a devida atenção do tutor.

Uma voltinha em torno do quarteirão não é o bastante: serão precisas caminhadas vigorosas, brincadeiras e desafios para deixar o Setter Irlandês cansado e, consequentemente, feliz.

O Setter Irlandês é um bom cachorro para crianças?

Excelente! O Setter Irlandês é muito divertido, paciente e tem o nível certo de energia para acompanhar as crianças que, como ele, também adoram correr e brincar. Muito afetuosos e dóceis, os setters irlandeses são excelentes companhias para as crianças de todas as idades, mas costumam ser apreciados especialmente pelas maiores, com quem conseguem interagir de várias maneiras.

Qual o preço de um filhote de Setter Irlandês?

O Setter Irlandês costuma ser bastante utilizado em competições de beleza animal, além de agility, então as ninhadas com pais e avós campeões tendem a gerar filhotinhos com valor mais elevado para compra. Tendo isso em mente, e considerando as variações regionais, é possível encontrar cãezinhos de R$ 2.000 a R$ 6.000 à venda.

Antes de fechar negócio, pesquise sobre o criador, solicite informações sobre como são criados os filhotes, peça para ver fotos e vídeos dos pais e de ninhadas anteriores e faça uma visita, sempre que for possível. Se conseguir, você pode conversar também com outras pessoas que já tenham adquirido seus filhotinhos no lugar onde você pretende encontrar o seu melhor amigo.

Voltar ao topo