57 a 68 cm
25 a 30 Kg
Pelos curtos, densos, ásperos ao toque, um pouco mais finos na cabeça e nas orelhas. A pelagem é bem assentada no corpo inteiro do cachorro. As cores padrão da raça são o marrom sólido, o ruão marrom escuro, o ruão marrom claro, o branco com marrom e o preto com marrom e ruão.
Disposição para atividade
Respeito ao tutor
Intelecto e memória
Territorialismo
Amor ao tutor
Latido
Paciência com crianças
Receptividade com outros pets
Clique na imagem abaixo para comprar
Selo Desconto
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Selo Desconto
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Selo Desconto
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Selo Compre e Ganhe
Catalogo produtos Salesforce
Selo Compre e Ganhe
Catalogo produtos Salesforce
Selo Desconto
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
O Braco Alemão, também conhecido como Pointer Alemão, surgiu a partir de cães que acompanhavam seres humanos durante as caçadas, especialmente nos países do mediterrâneo. Com o surgimento da espingarda, o alcance dos tiros aumentou muito e um cachorro que fosse rápido e preciso na recuperação das presas passou a ser imprescindível.
Os especialistas acreditam que o Braco Alemão seja descendente do Pointer Espanhol e dos ancestrais do Bloodhound.
Existem dois tipos de Braco Alemão: o de pelo duro e o de pelo curto. Eles fazem parte de um grupo de cães conhecidos como Perdigueiros, que receberam esse nome porque ajudavam seus tutores na caça e recolhimento das perdizes abatidas. Esse grupo de cães compartilha características físicas e comportamentais, como o porte, a força, a agilidade e a esperteza.
Atualmente, são esses os tipos de cão Perdigueiro ou Pointer reconhecidos pelos especialistas: Veadeiro Pampeano (Pointer Brasilieiro); Foxhound Americano (Pointer Americano); Pointer Inglês e Braco Alemão (Pointer Alemão).
O Braco Alemão de pelo curto apresenta fios densos, ásperos e duros ao toque. São mais finos e curtos na cabeça e nas orelhas, e um pouquinho mais longos na parte debaixo da cauda. As cores são o marrom sólido, o marrom com manchas brancas, o ruão marrom escuro, o ruão marrom claro, o branco com manchas marrons e o preto com marrom e ruão.
O Braco Alemão de pelo longo, também chamado de pelo duro, tem pelo de arame, duro, denso e bem assentado sobre todo o corpo. A pelagem externa protege contra as intempéries, e o subpelo é denso e impermeável. As sobrancelhas são bem marcadas, assim como a barba. As cores são o ruão marrom, o ruão preto, o marrom puro e o ruão claro.
Os pelos do Braco Alemão não exigem muitos esforços para se manterem bonitos e limpos. Escovações semanais para remoção de fios soltos e pele morta já costumam ser o bastante para manter a pelagem do cão saudável e bem cuidada.
Muito inteligente e afetuoso, o Braco Alemão sem dúvidas foi além do que era esperado para um cão de caça. Sua boa disposição e vontade de agradar os tutores tornam mais fácil adestrar esse cachorro , desde que as oportunidades para que ele se exercite sejam regulares e constantes.
O Braco Alemão tem muita energia, então ainda que seja versátil e adaptável a casas ou apartamentos, certamente prefere os espaços ao ar livre onde pode se locomover com liberdade. No entanto, não é um cão que deva ficar todo o tempo no quintal, devendo ser trazido para dentro na hora de dormir, e ter acesso regular ao interior da casa ao longo do dia.
O Braco Alemão é considerado um cachorro bastante resistente. As orelhas precisam ser conferidas regularmente para avaliar o excesso de secreções e umidade que podem provocar infecções por fungos ou bactérias.
O Braco Alemão deve ser vacinado anualmente contra as principais doenças que acometem os cães, e para as quais já existem proteções muito eficazes.
A vacina múltipla, também chamada de V8, e a polivalente, chamada de V10, evitam que o cachorro contraia cinomose, parvovirose e leptospirose, além de várias outras doenças que podem se tornar fatais. A raiva também pode ser prevenida por meio de vacina e é fundamental, visto que pode ser facilmente transmitida aos seres humanos.
A melhor maneira de conhecer todas as vacinas disponíveis para proteger o Braco Alemão é mantendo consultas regulares com um médico veterinário e verificando junto a ele qual o protocolo de vacinação adotado. Essa é uma das principais responsabilidades do tutor que deseja cuidar de seus pets com amor e segurança.
O Braco Alemão é um cachorro que demanda atividades físicas e estímulos intelectuais regulares para se desenvolver bem, com saúde e equilibrado, Para garantir isso, os passeios em praças e parques, onde o convívio com outros cães se dará naturalmente, farão parte da rotina de um tutor da raça.
A melhor maneira de garantir que esses passeios sejam seguros para o Braco Alemão, mantendo doenças parasitárias como vermes, pulgas e carrapatos afastados, é fazendo uso regular de medicamentos preventivos. Existem diversos tipos de remédios com essa função, cujo uso varia de acordo com o porte, o peso e a idade do animal. Para saber qual é o mais indicado para o seu Braco Alemão, converse com o médico veterinário.
A chegada de um filhotinho em casa é um momento de alegria e muita responsabilidade, já que é um momento importante para estabelecer limites e mostrar as regras da casa para o cãozinho.
O primeiro passo é definir um espaço para o filhote comer, dormir, fazer suas necessidades. O banheirinho deve ficar o mais afastado possível dos outros dois espaços, para evitar confusão e bagunça.
Para ajudar na adaptação do seu filhotinho, você vai precisar de caminha ou colchonete para ele dormir à noite ou tirar um cochilo durante o dia, casinha em caso de área externa, comedouro e bebedouro. Além disso, os passeios só são seguros com coleira, placa de identificação e guia, ou então caixa de transporte. O tapete higiênico e produtos de limpeza adequados ao uso veterinário também são importantes para a higiêne, bem como a escova para remover pelos mortos. Por fim, ração e petiscos, e muitos brinquedos.
A definição do melhor alimento para o filhote de Braco Alemão deve ser feita com base na idade e no peso do animal. Como é um cachorro de porte médio, muitas vezes as pessoas oferecem ração para adulto quando ele já tem a aparência maior, mas antes de completar os 12 meses de idade.
Não cometa esse erro: as necessidades nutricionais do filhote são diferentes por ele estar se desenvolvendo e fortalecendo os ossos e as articulações. Na vida adulta, os nutrientes são outros, então é importante fazer essa transição de maneira adequada.
Os passeios só devem ter início depois que o filhote tomar as vacinas obrigatórias (V8 ou V10, além da antirrábica). São elas:
- 60 dias de vida: 1ª dose da vacina V10 ou V8;
- Entre 81 e 90 dias de vida: 2ª dose da V10 ou V8;
- Entre 111 e 120 dias de vida: 3ª dose da V10 e a dose única da antirrábica.
Durante esse período, as visitas ao médico veterinário devem ser feitas com o filhote no colo do tutor ou então dentro de uma caixa ou bolsa de transporte. É importante que ele não tenha contato com outros animais nem diretamente com o chão para que não fique exposto a doenças.
Os veterinários costumam liberar os filhotes para passear na rua cerca de 10 dias depois da última dose das vacinas, mas é importante confirmar essa orientação com o profissional escolhido para fazer o acompanhamento do filhote.
Os filhotes de Braco Alemão são conhecidos pelos seus altos níveis de energia. Eles simplesmente não param! Com isso, a queima calórica é muito intensa e a necessidade de ingestão de alimentos também é maior.
Os filhotes geralmente são desmamados depois das 6 ou 8 semanas de vida, iniciando em seguida uma alimentação com base em ração para cachorro seca, úmida ou uma combinação entre elas. Essa ração deve ser escolhida de acordo com a indicação de idade do fabricante, optando sempre por aquelas recomendadas especialmente para filhotes.
A quantidade que vem indicada na embalagem costuma ser um bom orientador do consumo diário dos cãezinhos. Pegue esse volume e distribua em 4 ou 5 refeições ao longo do dia: assim, além de ajudar a repor as energias do cachorrinho, você ainda previne as chamadas crises de hipoglicemia, que acontecem quando os níveis de glicose estão desequilibrados no sangue.
Os petiscos também podem ser oferecidos, desde que não em excesso. Os alimentos de consumo humano devem ser evitados, e um bebedouro com água sempre fresca e limpa deve permanecer à disposição do filhote 24 horas por dia.
Basicamente, os alimentos escolhidos para alimentar o cachorro devem acompanhar o seu peso, porte e idade. Tendo isso em mente, é possível fazer diferentes combinações entre rações de sabores e texturas diversas.
Sempre faça a troca gradual dos alimentos oferecidos ao cachorro. Ao longo de uma semana, vá aumentando a quantidade da ração nova e diminuindo a quantidade da ração que não será mais oferecida. Assim você dá tempo ao seu cão para se adaptar e consegue observar qualquer mudança de comportamento ou reação indesejada, como alergias e diarreia, por exemplo.
Inteligente, dócil, companheiro e dedicado, o Braco Alemão é muito versátil e capaz de se adaptar a diferentes situações. Sua principal exigência são as atividades físicas intensas e regulares, além dos estímulos mentais.
O Braco Alemão não costuma ter problemas de socialização com outros cães nem com pessoas estranhas, mas é sempre uma boa ideia apresentá-lo a pessoas e animais diversos para que ele entenda como funciona o mundo.
As brincadeiras de pegar e com bolinhas são muito agradáveis para a raça, mas não devem ser incentivadas caso haja outros pets na casa, ou o Braco Alemão pode querer brincar de caça e caçador com eles.
O Braco Alemão precisa de atenção e pulso firme, gentileza e carinho. Tutores responsáveis e dedicados certamente contarão com um cachorro companheiro, colaborativo e que gosta de agradar.
As técnicas de reforço positivo são muito recomendadas para essa raça, que precisa de limites claros desde a infância. Além dos passeios, as corridas e atividades na água costumam ser muito agradáveis para o Braco Alemão, e ótimas oportunidades de criar laços entre ele e seu tutor.
Esse pode ser um cachorro bastante destrutivo se não fizer exercícios diariamente, e se for privado do convívio próximo com seu tutor. Não é um cachorro para ser deixado constantemente no quintal, achando que assim ele vai gastar energia por conta própria.
Os longos períodos de solidão podem resultar em um verdadeiro rastro de destruição em casa.
Ele é um bom cão de alerta, que vai dar sinal quando algo estiver fora do normal nas imediações da casa. Ainda que não tenha tendência a latir excessivamente, é bom investir em uma socialização bem feita desde filhote para evitar os exageros.
Sim, são ótimos companheiros dos pequenos humanos, e vão acompanhá-los em todo tipo de aventura. Como são muito alegres e cheios de energia, é recomendável apenas observar as interações para evitar acidentes durante uma brincadeira.
Se você está decidido a receber um filhote Braco Alemão em casa, saiba que eles podem ser encontrados por valores que vão de R$ 1.000 a R$. 4.000, dependendo das características dos pais e avós da ninhada.
Antes de fechar negócio, pesquise sobre o criador, solicite informações sobre como são criados os filhotes, peça para ver fotos e vídeos dos pais e de ninhadas anteriores e faça uma visita, sempre que for possível. Se conseguir, você pode conversar também com outras pessoas que já tenham adquirido seus filhotinhos no lugar onde você pretende encontrar o seu melhor amigo.