Assinantes Cobasi ganham + 10% OFF em todo site. Eu quero!

Assinantes ganham + 10%OFF Clique!

Imagem-perfil-raca

Terra Nova ou Newfie: Fofura de grande porte

Terra Nova: saiba mais sobre a raça

Dóceis e peludos, os cães da raça Terra Nova são alegres, muito inteligentes e se apegam facilmente à família humana. Afetuosos e dedicados, amam crianças e costumam cuidar instintivamente dos tutores e seus lates, além de serem exímios nadadores. Considerado um dos maiores cachorros do mundo, o Terra Nova tem corpo grande e musculoso, mas é bastante conhecido por sua gentileza e serenidade.

Saiba Mais
Tamanho
Imagem-tamanho-raca

63 a 71 cm

Peso

54 a 68 kg

Pelagem

O Terra Nova possui a pelagem dupla, geralmente lisa, longa e reta. São encontrados pretos, brancos e em várias tonalidades de marrom.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

vtex coleção

Terra Nova: saiba mais sobre a raça

Dóceis e peludos, os cães da raça Terra Nova são alegres, muito inteligentes e se apegam facilmente à família humana. Afetuosos e dedicados, amam crianças e costumam cuidar instintivamente dos tutores e seus lates, além de serem exímios nadadores. Considerado um dos maiores cachorros do mundo, o Terra Nova tem corpo grande e musculoso, mas é bastante conhecido por sua gentileza e serenidade.

Origem do Terra Nova

Originário da Ilha Terra Nova (Newfoundland), no leste do Canadá, os cachorros da raça Terra Nova são descendentes de cães indígenas e do grande cão urso preto, levado à ilha pelos Vikings depois do ano 1100. Suas principais características, tais quais força e resistência ao frio, foram consolidadas por cruzamentos com raças como Labrador Retriever, Leonberg, São Bernardo, e o Cão de Montanha dos Pirineus, após a chegada de pescadores europeus à região, e se mantém até hoje.

Companheiros e dotados de uma impressionante capacidade pulmonar, eles se tornaram ajudantes dos pescadores canadenses quando a ilha começou a ser habitada. Eles os acompanhavam nas embarcações para ajudar no resgate de vítimas de afogamento. Em 1610, quando o local começou a ser colonizado, a raça de cachorro Terra Nova já tinha morfologia totalmente definida e estava totalmente instalada por lá.

Principais características do cachorro Terra Nova

Grande e musculoso, o Terra Nova tem dorso largo, costelas bem desenvolvidas, e peso médio que varia entre 54 kg e 68 kg. Podendo medir até 71 cm de altura, os cães da raça podem ter tamanho compatível com o de um elefante filhote. Impressionante!

Capazes de realizar exercícios complexos, graças aos seus movimentos bem coordenados, eles têm ótimo alcance das pernas dianteiras e bastante força nas traseiras, o que os ajuda bastante nas atividades aquáticas, coisa que amam!

Pelagem do cão Terra Nova

Com pelagem dupla, normalmente lisa, longa, reta, e bastante resistente à água, os cachorros Terra Nova podem ser pretos, brancos ou marrons, em tons que vão do chocolate ao bronze.

A cor mais tradicional para a raça é a preta, porém a variedade preta e branca tem importância histórica. Isso mesmo! Eles ganharam o apelido de Landseer ao serem retratados pelo artista Edwin Landseer no século XIX e os Terra Nova dessa tonalidade passaram a ser vistos como uma raça diferente em alguns países da Europa.

Apesar de serem considerados como uma mesma raça nos outros países do mundo, os Terra Nova pretos e brancos foram aceitos na Federação Cinológica Internacional (FCI) na Bélgica como uma raça separada, com nome de Landseer, em 1960.

Imagem-raca-meio

Cuidados com a pelagem

Os cães da raça Terra Nova são nadadores por natureza e têm as atividades na água entre suas distrações favoritas. Para facilitar o bom desempenho aquático, os cães da raça desenvolveram pelos longos e oleosos. Os banhos com shampoo, condicionador e outros produtos podem desequilibrar essa característica, que reveste e protege o corpo do animal. Por isso devem ser dados com um espaço considerável de tempo.

A escovação, ao contrário do banho, deve ser feita com alta frequência para evitar a formação de nós nos pelos do bichinho e eliminar impurezas. O ideal é utilizar escovas lisas ou pentes longospara remover pelos mortos, no mínimo uma vez por semana. Caso o Terra Nova tenha o costume de nadar regularmente, já que é essa uma das diversões preferidas da raça, é recomendado limpá-lo em água corrente depois de cada mergulho na piscina antes de secá-lo. Assim, você tira do pelo do animal o cloro e outras impurezas que possam fazer mal à pele do bichinho.

Como cuidar de um cão Terra Nova

Os cachorros Terra Nova são grandes e cheios de energia. Como eles estão sempre se movimentando, é preciso se manter atento às articulações e possíveis problemas ósseos que podem ser causados pelo impacto do tamanho dos cães da raça. Apesar de eles saberem dosar sua força, o ideal é que os tutores redobrem a atenção quando o animal estiver brincando, já que é bastante recomendado deixá-los regularmente em ambientes ao ar livre para que eles possam gastar energia.

Também é importante controlar a quantidade de comida oferecida e manter uma alimentação equilibrada. Porque, apesar de serem grandes e precisarem de refeições nutritivas, os Terra Nova têm tendência à obesidade e à torção gástrica, o que pode acontecer quando o bichinho come demais ou muito rápido.

Ofereça sempre a quantidade de alimento indicada na embalagem da ração para não exagerar. Caso seu pet se alimente rápido demais, experimente o comedouro lento que dificulta o acesso à comida e obriga o cachorro a comer mais devagar.

Vacinação anual

As vacinas protegem seu pet contra diversas doenças. Cães devem ser vacinados todos os anos com a Polivalente, também chamada de V8 ou V10, e a Antirrábica. A Polivalente imuniza o cachorro Terra Nova contra a cinomose, parvovirose, leptospirose e outras enfermidades graves. Já a Antirrábica, impede que ele contraia a Raiva, uma zoonose muito perigosa.

Mas, por que vacinar o cãozinho todos os anos é tão importante? As vacinas agem estimulando a produção de anticorpos para combater as doenças. No entanto, ela deve ser repetida uma vez por ano para manter o organismo do seu Terra Nova sempre ativo contra as enfermidades.

Além das vacinas Polivalente e Antirrábica, você ainda pode vacinar seu pet contra verminoses e gripes. Consulte seu médico veterinário e siga o protocolo de imunização indicado.

Vermífugos e antipulgas

Parasitas internos e externos também podem causar doenças no seu pet e, por isso, você deve manter uma rotina de cuidados. Os vermífugos eliminam vermes e devem ser administrados de acordo com a orientação do seu veterinário. Até animais que saem pouco de casa devem receber a medicação, principalmente quando se trata de um Terra Nova que faz muitos exercícios ao ar livre e tem contato com grama e terra.

Isso também aumenta ainda mais a importância da utilização de um dos métodos para eliminar pulgas e carrapatos. Os antipulgas estão disponíveis em pipetas, coleiras, sprays, talcos e comprimidos. Verifique o tempo de ação do medicamento escolhido e não deixe seu pet desprotegido!

Cuidados com os filhotes

Os filhotes de Terra Nova são muito fofos! Peludinhos e brincalhões, divertem os tutores, mas exigem alguns cuidados. Eles também precisam de antipulgas e vermífugos, mas os medicamentos devem ser para filhotes. Produtos desenvolvidos para adultos podem intoxicar o animal por ter dosagem muito alta e substâncias mais potentes.

O protocolo de vacinação também é diferenciado. Filhotes de até 1 ano de idade devem ser vacinados com doses de reforço da Polivalente. Os protocolos podem variar de acordo com seu veterinário, mas no geral devem ser realizadas três doses da vacina V8 ou V10. O intervalo entre 21 e 30 dias deve ser respeitado entre uma dose e outra. Além dessas aplicações, filhotes devem receber a dose única de Antirrábica.

Apenas 10 dias após realizar última dose das vacinas, seu filhote pode sair na rua para passear e ter contato com outros cães.

Além dos cuidados com a saúde, seu filhote de Terra Nova também vai precisar de itens para conforto, alimentação e higiene. Fizemos uma lista de tudo o que você vai precisar para seu pet:

- Caminha para cachorro

- Comedouro e bebedouro

- Coleira e placa de identificação

- Peitoral ou coleira para passeio e guia

- Tapete higiênico

- Brinquedos

- Ração

- Petiscos e ossinhos

Como alimentar um filhote de Terra Nova

O processo de desmame dos filhotes de cachorro acontece normalmente quando ele tem entre 6 e 8 semanas de vida. Depois disso o recomendado é que eles sejam alimentados de 4 a 5 vezes ao dia para ajudar na manutenção do nível de glicose no sangue, evitando crises de hipoglicemia, já que filhotes costumam gastar muita energia.

A saúde de todos os filhotes é mais vulnerável do que a de cães adultos, e isso também se aplica ao filhote de Terra Nova, já que quando bebês eles ainda estão se desenvolvendo. Por isso é importante cuidar da alimentação dos pets, para que eles tenham um crescimento equilibrado. Rações especiais desenvolvidas para filhotes de raças grandes são importantes não apenas para a manutenção do peso, mas também por oferecerem nutrientes que auxiliam no desenvolvimento dos músculos, ossos e articulações. Além disso, o tamanho dos grãos de cada tipo de ração também varia de acordo com as necessidades de cada cachorro.

E não se esqueça: não é recomendado alimentar seu cachorro com comida de humanos e é fundamental manter o pote de água sempre à disposição do bichinho.

Descubra as vantagens da ração Super Premium

Qual a melhor ração para o cão Terra Nova?

Não são só os filhotes que precisam de uma ração especial desenvolvida para sua faixa etária e tamanho. Cachorros adultos e idosos também necessitam de uma alimentação de acordo com suas necessidades nutricionais específicas, e você encontra diversas opções de marcas e sabores desenvolvidas para diferentes portes e idades de cachorros.

Os cães Terra Nova são animais de grande porte, que carecem de uma dieta cuidadosamente balanceada, formulada com ingredientes nutritivos e que minimize as tendências de problemas como a torção gástrica, por exemplo. Rações Premium ou Super Premium são bastante indicadas por conta da maior preocupação com os ingredientes e com o valor nutricional. Elas são ótimas opções por oferecerem maior qualidade, o que resulta em benefícios para a saúde de seu animal.

Comportamento

Apesar de serem fortes e robustos, os cachorros da raça Terra Nova são extremamente dóceis e afetuosos, além de muito leais. Alegres e calmos, eles também são bastante amigáveis e têm o hábito de proteger sua família humana.

Os cães Terra Nova são companheiros e não gostam de ficar sozinhos. Para que aprendam a socializar com humanos, é importante que eles se acostumem a interagir com diferentes pessoas desde que são filhotes.

Como a maioria dos cães de grande porte, o Terra Nova produz mais saliva do que o normal e termina babando demais. Além disso, ele tem o hábito de se chacoalhar e espalhar a baba pela casa, por isso a dica é ter sempre um paninho à mão para secar a boca do seu amigão.

Cachorros dessa raça têm energia de sobra e adoram brincar ao ar livre. Extremamente inteligentes, os Terra Nova sabem dosar a força e são muito ágeis, além de gentis.

O Terra Nova é bom com crianças?

A relação dos cachorros Terra Nova com as crianças é um capítulo a parte! Graças à sua enorme paciência, essa raça costuma se dar muito bem com os pequenos, a quem se apegam muito facilmente, se tornando seus melhores amigos e demonstrando uma delicadeza inesperada para animais de grande porte. Não é à toa que eles são conhecidos como cães babás!

Como adestrar um Terra Nova

Mesmo sendo muito bonzinhos e sociáveis, os cães da raça Terra Nova devem ser adestrados desde filhotes, quando estiverem entre 10 e 12 semanas de vida. Assim, eles aprenderão a respeitar as regras da casa e se relacionarem de forma positiva com os humanos.

Os cachorros Terra Nova ocupam a posição de número 34 no ranking de classificação da inteligência canina feito por Stanley Coren no livro “A Inteligência dos Cães”, e são fáceis de adestrar graças à alta capacidade de gravar comandos rapidamente.

Exatamente por serem muito apegados à sua família humana, eles ficam felizes obedecendo a comandos, principalmente quando usamos petiscos e brinquedos. Isso porque eles gostam muito de ajudar e agradar seus tutores. Uns fofos!

titulo 15

texto 15

Melhores brinquedos para o cão Terra Nova

Os brinquedos podem ser grandes aliados tanto para o adestramento quanto para bom comportamento dos cães. Oferecer brinquedos e jogos interativos para que seu cachorro possa se divertir, mesmo quando você não estiver em casa, é muito importante para que ele seja feliz.

Os cães da raça Terra Nova adoram brincar de puxar objetos. Pneus e cordas resistentes são ótimas opções para essa atividade. Por conta de seu grande porte, o ideal é escolher brinquedos grandes e fortes, com materiais atóxicos e que não machuquem o animal. Os brinquedos de Nylon e borracha resistente são os mais indicados para mimar seu pet de grande porte.

Terra Nova dentro de casa e atividade física

O cão da raça Terra Nova precisa de espaço para correr e praticar atividades físicas, por isso ele se adapta melhor em casas com amplo espaço, jardins ou pátios. Apesar do seu tamanho, ele pode viver em apartamentos desde que tenha acesso a um espaço aberto para realizar atividades físicas regulares. Seu bem-estar está diretamente ligado à prática de atividades físicas.

Mesmo adorando brincar em espaços externos, os cães dessa raça amam voltar para o conforto do lar e viver dentro de casa, próximos à família. Por isso, se forem deixados presos para fora da casa ou isolados, podem ficar entediados e terminar apresentando comportamentos destrutivos.

Uma rotina saudável para o Terra Nova possui muito exercício em espaços abertos, mas também carinho e mimos dentro de casa.

Os cães da raça Terra Nova adoram caminhar, correr, nadar e brincar. Eles necessitam de no mínimo meia hora de exercícios diários. Para evitar a obesidade, é preciso que se mantenham ativos, porém por serem grandes e pesados é importante ter cuidado para evitar atividades com grandes impactos que possam causar problemas ortopédicos.

Além disso, para manter o temperamento do seu cão Terra Nova equilibrado e evitar que ele fique ansioso, é recomendado fazer de dois a três passeios diários.

Os passeios devem ser feitos com peitoral e guia resistentes para seu amigo ficar seguro. Além disso, mantenha a coleira com placa de identificação.

Curiosidades sobre o Terra Nova

O instinto para salvar vidas e a habilidade natural para natação, tornaram um cão da raça Terra Nova famoso! Ele salvou a vida de ninguém menos do que Napoleão Bonaparte quando ele caiu no mar na Ilha de Elba, durante seu retorno à França. Outro cachorro da raça ficou igualmente conhecido pelo ato heroico ao ajudar no resgate aos passageiros do Titanic.

Durante a Segunda Guerra Mundial, cães da raça Terra Nova também foram usados para levar mantimentos aos soldados por conta de sua força e resistência física. Por fim, era da raça Terra Nova o famoso cachorro Seaman, membro da primeira grande expedição exploratória do continente norte-americano, ao lado de Meriwether Lewis e William Clark.

Além de lindos, são verdadeiros heróis!

Voltar ao topo