25 a 35 cm
3 a 9 Kg
Pelos muito abundantes e espessos, com textura fina e resistente ao toque. Há formação de tufos de cada lado da cabeça e ao redor do pescoço, com característica de juba. O pelo de cobertura é totalmente preto e o subpelo pode ser preto ou cinza, desde que não seja visível.
Disposição para atividade
Respeito ao tutor
Intelecto e memória
Territorialismo
Amor ao tutor
Latido
Paciência com crianças
Receptividade com outros pets
Clique na imagem abaixo para comprar
Selo Desconto
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Selo Desconto
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Signos - Escorpião
Selo Desconto
Acessórios
Caminhas 15
Caminhas 14.06
Catalogo produtos Salesforce
PETSEMFRIO10
Selo Compre e Ganhe
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Selo Compre e Ganhe
Catalogo produtos Salesforce
Selo Desconto
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Surgido no Século XVII, na Bélgica, o Schipperke era muito usado para caçar camundongos, ratos e outros roedores nas regiões portuárias. A semelhança com o Pastor Belga, que faz com que muitos acreditem que se trata de uma miniatura dessa raça, se deve ao fato de ambas compartilharem o mesmo antepassado, um cão chamado Leuvenaar.
Popular entre os capitães dos barcos e outros trabalhadores da região comercial de Bruxelas, o Schipperke chegou à Inglaterra e aos Estados Unidos em 1888, e foi reconhecido formalmente pelo American Kennel Club em 1904.
A pelagem do Schipperke é muito abundante, espessa e reta. A textura fina, seca e resistente ao toque forma uma proteção ao corpo do cachorro, em conjunto com o subpelo, que é espesso e macio.
Em torno do pescoço e dos lados da cabeça há presença de tufos que formam uma juba. A cauda tem pelos tão longos quanto aqueles que cobrem o restante do corpo.
A única cor reconhecida como padrão para o Schipperke é o preto, sendo que o subpelo pode ser cinza desde que permaneça escondido. O Schipperke branco não é reconhecido como padrão pelos especialistas.
A escovação dos pelos do Schipperke deve ser feita pelo menos uma vez por semana, se intensificando nas épocas do ano em que os pelos caem para dar origem a novos fios. Os banhos podem ser mensais, mas a frequência não precisa ser definida com rigidez. Se o cãozinho se sujar muito e precisar de mais de um banho por mês, tudo bem.
Essa raça de cachorro precisa de atenção e atividade constante para não desenvolver hábitos destrutivos e indesejados, como latidos excessivos e mastigação compulsiva de objetos.
Curioso e até um pouco fofoqueiro, o Schipperke pode mexer onde não deve, abrir portas e se enfiar em pequenos buracos para saber o que está acontecendo. Por mais que seja engraçado e divertido, é preciso corrigir esses comportamentos enquanto ele é filhote, para que não se tornem um problema incontornável depois de adulto.
O pequeno tamanho do Schipperke não é um obstáculo para que ele alerte seus tutores de algum perigo e menos ainda para impedi-lo de enfrentar seja o que for para proteger sua família. É preciso ter atenção ao instinto territorialista aguçado do Schipperke para evitar que ele se meta em encrencas tentando enfrentar cães bem maiores do que ele, por exemplo.
Pode ser criado tanto em apartamentos quanto em casas, mas deve ser avaliado com cautela a possibilidade de fuga, pois o Schipperke nem sempre vai atender quando for chamado. Vãos em portões e grades, bem como muros baixos, podem ser um perigo para quem tem esse cãozinho.
Manter o Schipperke vacinado é uma das principais maneiras que um tutor dedicado tem de manter seu cachorro seguro. As vacinas são capazes de manter o Schipperke protegido das principais doenças que acometem cachorros e que podem ser transmitidas também para os seres humanos.
A vacina múltipla (V8) e a polivalente (V10) são ministradas todos os anos aos cães adultos e os mantêm protegidos de doenças como a cinomose, a parvovirose e a leptospirose. Além dessas, a vacina contra a raiva também é fundamental, pois além de ser muito grave para o cachorro, a doença pode ser transmitida para seres humanos.
Existem diversas outras vacinas que podem proteger o Schipperke e todos os outros cachorros em suas diferentes fases da vida. A melhor maneira de garantir que esse protocolo de vacinação esteja em dia é levar o cãozinho para consultas de rotina com o médico veterinário.
O Schipperke é um cachorro muito ativo, que precisa correr, pular e brincar para gastar um pouco da sua energia infinita de maneira a se manter bem e saudável. Por isso, passeios em praças e parques, por exemplo, serão frequentes na rotina de um tutor de cães dessa raça.
A melhor maneira de manter doenças parasitárias bem longe do seu cão é adotar o uso de vermífugos e antipulgas de maneira preventiva e regular. Existem diversos tipos de medicamentos, que variam de acordo com o porte, o peso e a idade do animal. Para saber qual é o mais indicado para o seu Schipperke, converse com o médico veterinário.
Se você já teve experiências com filhotes de cachorro antes, mesmo que de outras raças, sabe que há uma série de preparativos necessários para receber um cãozinho da melhor maneira possível.
Determinar um espaço separado para que o filhote possa dormir, outro onde ele irá comer e mais um onde possa fazer suas necessidades fisiológicas é imprescindível antes da chegada do cãozinho, sendo que esse último deve ser o mais afastado possível dos outros dois. Também é recomendado que o cão tenha um espaço para ficar, mesmo que acordado, até entender quais são as regras da casa e o que você espera dele.
Para ajudar na adaptação do seu filhotinho de Schipperke, você vai precisar de:
A escolha da ração deve ser feita com base na idade e no peso do animal. As rações para filhote possuem nutrientes específicos para essa fase da vida, em que o cãozinho está se desenvolvendo e fortalecendo seus ossos e articulações. Na vida adulta, os nutrientes são outros, então é importante fazer essa transição de maneira adequada.
Conheça 15 raças de cachorro pequenoSó se torna seguro sair com um filhotinho de Schipperke depois que ele tiver recebido as vacinas obrigatórias (V8 ou V10, além da antirrábica). São elas:
Durante esse período, leve o pequeno Schipperke ao veterinário dentro da caixa de transporte ou, então, no colo. De maneira geral, os veterinários liberam os filhotes para passeios na rua 10 dias depois da última dose das vacinas, mas é importante confirmar essa orientação com o profissional escolhido para fazer o acompanhamento do filhote.
Após o desmame dos filhotinhos de cachorro, que costumam acontecer entre 6 e 8 semanas de vida, eles passam a ter uma dieta com base em ração, seja ela seca ou úmida. Seja qual for a sua escolha para alimentação do seu pequeno Schipperke, o melhor é sempre optar pelas marcas e fabricantes que oferecem alimentos específicos para as necessidades da raça ou, ainda, que tenham ração específica para filhotes.
Com base na recomendação diária de consumo indicada na embalagem você consegue calcular o volume de ração que o filhote deve ingerir por dia. Pegue a quantidade total e distribua em 4 ou 5 refeições, de maneira a ajudar o cãozinho a repor suas energias e prevenir as chamadas crises de hipoglicemia, que acontecem quando há desequilíbrio no nível de glicose do sangue e podem até matar o filhote que fica tempo demais sem comer.
Você também pode oferecer petiscos ao seu filhotinho, desde que sem exageros. Evite dar alimentos de consumo humano para o cachorro e mantenha água limpa e fresca sempre à disposição.
O Schipperke pode comer todo tipo de ração, desde que adequada à sua idade, peso e fase da vida. Até que ele complete 12 meses, a ração deve ser específica para filhotes. Dos 13 meses até os 6 ou 7 anos de idade, deve ser oferecida ração para cães adultos; depois disso, um alimento indicado para cachorros idosos. Caso o Schipperke seja castrado em algum momento, você pode escolher uma ração específica para esse caso também.
Sempre faça a troca gradual dos alimentos oferecidos ao cachorro. Ao longo de uma semana, vá aumentando a quantidade da ração nova e diminuindo a quantidade da ração que não será mais oferecida. Assim você dá tempo ao seu cão para se adaptar e consegue observar qualquer mudança de comportamento ou reação indesejada, como alergias e diarreia, por exemplo.
Se fosse possível definir o Schipperke com apenas uma palavra, ela seria incansável. Esse cãozinho está sempre disposto a fazer alguma atividade física, é muito agitado e tem sérias dificuldades de se manter parado, mesmo que por poucos minutos.
Com tanta energia assim, é preciso providenciar passeios, brincadeiras e todo tipo de oportunidade para que ele gaste um pouco da bateria, evitando que desenvolva comportamentos destrutivos e nocivos (para si mesmo e para a casa). Por ser bastante apegado ao tutor, o Schipperke não vai gostar de ficar sozinho em casa por longos períodos, disparando a latir.
Isso pode ser corrigido, mas geralmente é preciso investir em um adestramento profissional para extrair bons resultados do Schipperke, pois além de inteligente ele pode ser bastante teimoso e independente também.
Como dissemos, o adestramento profissional tem mais chances de gerar resultados efetivos em um Schipperke. Esse cãozinho é brilhante, mas tem dificuldade de manter sua concentração por períodos mais longos por ser muito agitado, então um treinador experiente pode ajudar.
As correções mais incisivas podem deixá-los magoados ou até irritados e agressivos, então é preciso ser direto e afetuoso ao mesmo tempo. Eles gostam de agradar seus donos então, com a dose certa de pulso firme, tudo deve ficar bem.
Pode acontecer, sim, especialmente se ele não estiver gastando energia como precisa. Como são muito curiosos e agitados, eles vão estar o tempo todo procurando algo para fazer. É preciso fazer uma avaliação cautelosa da casa antes de receber um Schipperke para evitar problemas com fios soltos, pontas de toalhas penduradas para fora da cama, lixeiras abertas e afins.
Seus altos níveis de energia e a vontade de brincar constantemente fazem do Schipperke uma boa raça para o convívio com crianças. No entanto, é preciso observar essas interações para que a afobação do Schipperke não derrube sem querer uma criança menor e mais frágil, por exemplo.
A energia e a vivacidade do Schipperke fazem com que ele seja cada vez mais utilizado em competições do tipo agility. Por isso, o valor de um filhotinho está diretamente ligado ao fato de ter ou não pais e avós campeões. De maneira geral, é possível encontrar cãezinhos por valores que vão de R$ 2.000 a R$ 8.000, dependendo da região do país.
Antes de fechar negócio, pesquise sobre o criador, solicite informações sobre como são criados os filhotes, peça para ver fotos e vídeos dos pais e de ninhadas anteriores e faça uma visita, sempre que for possível. Se conseguir, você pode conversar também com outras pessoas que já tenham adquirido seus filhotinhos no lugar onde você pretende encontrar o seu melhor amigo.