Pastor do Cáucaso: companheiro e determinado

Saiba mais sobre o Pastor do Cáucaso

O Pastor do Cáucaso é um gigante impressionante, tanto fisicamente quanto em termos de personalidade. Muito forte, corajoso e pronto para defender sua família de qualquer tipo de ameaça sem hesitação, esse é sem dúvida um dos cães mais destemidos do mundo.

Saiba Mais
Tamanho

64 a 75 cm

Peso

45 a 85 kg

Pelagem

Pelos ásperos e eriçados, com subpelo bastante presente. A pelagem da cabeça e das patas da frente são mais curtas e grossas. A cauda é totalmente coberta por uma pelagem muito densa e grossa. Qualquer cor sólida, malhada ou manchada é aceita, com exceção do preto sólido ou diluído, do azul ou do fígado.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

coleção

Origem do Pastor do Cáucaso

O Pastor do Cáucaso é originário da Rússia, de uma região próxima ao Mar Negro. Descendente dos cães molossos, eram comumente utilizados para proteger rebanhos e casas de todo tipo de predador, além de ladrões também.

O Pastor do Cáucaso foi apresentado oficialmente em 1930 em um festival de cães realizado na Alemanha, fazendo com que ficassem conhecidos em todo o mundo e passassem a ser desejados por diferentes tipos de famílias.

Tipos de Pastor do Cáucaso

O Pastor do Cáucaso é parte de um grupo de cães chamado de mastim ou mastiff, que compartilham diversas características físicas e comportamentais como o porte grande ou gigante, muita força física, instintos protetores e capacidade de agir rapidamente.

Descendentes dos cães molossos, existem várias raças de mastim que são reconhecidas pelos especialistas. São elas: Mastim Tibetano, Mastim Italiano, Mastim Espanhol, Mastim do Pirineu, Boerboel, Mastim Inglês, Mastim Napolitano e o Pastor do Cáucaso.

As cores, assim como as características da pelagem, variam bastante de uma raça para a outra.

Pelagem do Pastor do Cáucaso

Os pelos do Pastor do Cáucaso são retos e eriçados, para fora do corpo. O subpelo é bem desenvolvido e com fios cujo comprimento mínimo é de 5 centímetros. A cauda é totalmente coberta por uma pelagem muito vasta e grossa; há formação de juba em torno do pescoço e de calças na parte posterior das coxas.

As cores do Pastor do Cáucaso são bastante diversas, sendo aceitas todas as cores sólidas, manchadas ou malhadas, com exceção do preto sólido ou preto diluído; azul e cor de fígado.

Cuidados com a pelagem do Pastor do Cáucaso

Alguns cães da raça Pastor do Cáucaso tem pelos mais longos do que outros. Quando a pelagem é do tipo curta, sem juba e sem franjas, é possível fazer apenas uma sessão semanal de escovação para remover os fios soltos e a pele morta.

Já nos indivíduos em que a pelagem é longa, com juba e franja, é preciso fazer escovações ao menos três vezes por semana, ou em dias alternados, especialmente na época em que acontece a troca dos pelos.

Os banhos não precisam ser semanais, e podem ser dados de acordo com a necessidade. Independentemente disso, é preciso acompanhar a higiene das orelhas para evitar acúmulo de cera ou outras sujeiras que podem provocar infecções causadas por fungos ou bactérias.

img

Como cuidar do Pastor do Cáucaso

<

O Pastor do Cáucaso é um cachorro muito determinado, seguro de si e corajoso. Ele não tem propensão a atacar indiscriminadamente, mas vai defender sua casa e sua família até o fim se for preciso.

Por ter uma personalidade dominante, o Pastor do Cáucaso vai olhar para sua casa e sua família e pensar: “eles são meus”, e não “eu sou deles”. Os tutores principiantes ou de primeira viagem podem ter bastante dificuldade para lidar com esse cão, que tende a tomar decisões por conta própria em vez de seguir os comandos que recebe.

A quantidade de alimento ingerido pelo Pastor do Cáucaso deve ser avaliada em conjunto com um médico veterinário. Por ser um cão enorme, é fato que ele precisa de grandes quantidades de comida para se manter bem alimentado, mas nada que vá provocar obesidade ou trazer outros problemas de saúde.

Vacinação anual do Pastor do Cáucaso

p>A vacinação do Pastor do Cáucaso, assim como de qualquer outro cachorros , é uma das maneiras mais eficazes de proteger o animal de doenças graves que comumente acometem os cães.

A vacina múltipla (V8) e a polivalente (V10) são ministradas anualmente aos cães adultos e protegem contra a cinomose, a parvovirose e a leptospirose, além de outras doenças. A vacina contra a raiva, que é uma doença muito grave para o cachorro, torna-se ainda mais importante por essa ser uma zoonose, ou seja, uma doença que também pode ser transmitida para seres humanos.

Existem várias outras vacinas que podem proteger o Pastor do Cáucaso em suas diferentes fases da vida. A melhor maneira de garantir que esse protocolo de vacinação esteja em dia é levar o cãozinho para consultas de rotina com o médico veterinário.

Assim, você ainda tem uma boa oportunidade de conversar e receber orientações e informações de qualidade de um profissional capacitado. Saiba mais sobre a importância de vacinar os cães todos os anos com o artigo que preparamos em nosso blog.

Vermífugos e antipulgas

O Pastor do Cáucaso é um cachorro muito grande que deve ser criado em espaços abertos, e não em áreas internas. Ainda que ele determine, por conta própria, a quantidade de exercícios a fazer, o simples fato de ser mantido no quintal ou jardim já torna necessário que seja protegido de todo tipo de parasita.

A melhor maneira de manter doenças parasitárias bem longe do seu cão é adotar o uso de vermífugos e antipulgas de maneira preventiva e regular. Existem diversos tipos de medicamentos, que variam de acordo com o porte, o peso e a idade do animal. Para saber qual é o mais indicado para o seu Pastor do Cáucaso, converse com o médico veterinário.

Cuidados com os filhotes de Pastor do Cáucaso

Se você já teve experiências com filhotes de cachorro antes, mesmo que de outras raças, sabe que há uma série de preparativos necessários para receber um cãozinho da melhor maneira possível.

A chegada do Pastor do Cáucaso filhote deve ser precedida de planejamento e organização para determinar um espaço onde ele poderá comer, onde irá dormir e onde deverá fazer suas necessidades, sendo que esse último deve ser o mais afastado possível dos outros dois. Também é recomendado que o cão tenha um espaço para ficar, mesmo que acordado, até entender quais são as regras da casa e o que você espera dele.

Para ajudar na adaptação do seu filhotinho, você vai precisar de:

  • caminha ou colchonete;
  • cobertores e almofadas;
  • comedouro e bebedouro;
  • coleira, placa de identificação e guia para os passeios;
  • caixa ou bolsa de transporte;
  • tapete higiênico e produtos de limpeza adequados ao uso veterinário;
  • ração para cachorro e petiscos;
  • escova para desembaraçar e remover pelos mortos;
  • brinquedos.

Não se deixe enganar pelo porte grande do Pastor do Cáucaso: a escolha da ração deve ser feita com base na idade e no peso do animal, acompanhando suas fases da vida. Como as necessidades nutricionais são diferentes para um filhote e para um cão adulto, leve isso em consideração ao escolher os alimentos que vai oferecer ao seu cão.

Passeios dos filhotes de Pastor do Cáucaso

Só se torna seguro sair com um filhotinho para passear depois que ele tiver recebido as vacinas obrigatórias (V8 ou V10, além da antirrábica). São elas:

  • 60 dias de vida: 1ª dose da vacina V10 ou V8;
  • Entre 81 e 90 dias de vida: 2ª dose da V10 ou V8;
  • Entre 111 e 120 dias de vida: 3ª dose da V10 e a dose única da antirrábica.

No caso do Pastor do Cáucaso, aguarde até que esse calendário inicial tenha sido completado antes de deixá-lo circular em áreas externas, como quintais e jardins, e também antes de permitir que ele tenha contato com outros animais. As visitas ao veterinário nesse período devem ser feitas dentro da caixa de transporte.

De maneira geral, os veterinários liberam os filhotes para passeios na rua 10 dias depois da última dose das vacinas, mas é importante confirmar essa orientação com o profissional escolhido para fazer o acompanhamento do filhote.

Como alimentar um filhote de Pastor do Cáucaso

Os filhotes de cachorro geralmente são desmamados entre 6 e 8 semanas de vida, e logo depois passam a se alimentar com ração, seja ela seca ou úmida, ou ainda uma combinação entre as duas. Seja qual for a sua escolha para alimentação do seu pequeno Pastor do Cáucaso, lembre-se de que é sempre melhor oferecer alimentos específicos para as necessidades da raça ou, ainda, que sejam voltados para filhotes.

É comum que filhotinhos em crescimento que ficam muito tempo sem comer tenham crises de hipoglicemia, que acontecem quando há desequilíbrio no nível de glicose do sangue. Essas crises são sérias e podem até matar o filhote, então é preciso preveni-las oferecendo a quantidade diária recomendada de ração distribuída em 4 ou 5 refeições.

Você também pode oferecer petiscos ao seu filhotinho, desde que sem exageros. Evite dar alimentos de consumo humano para o cachorro e mantenha água limpa e fresca sempre à disposição.

Qual a melhor ração para Pastor do Cáucaso

A ração mais adequada para um cachorro é aquela que considera sua idade, seu peso e sua fase da vida. Por isso, ao alimentar seu Pastor do Cáucaso, ofereça apenas ração para filhotes até que ele tenha 12 meses completos de vida.

Alimentos para cães adultos dos 13 meses até os 6 ou 7 anos de idade; e ração para cachorros idosos a partir daí. Caso o seu Pastor do Cáucaso seja castrado em algum momento, você pode escolher uma ração específica para esse caso também.

Sempre faça a troca gradual dos alimentos oferecidos ao cachorro. Ao longo de uma semana, vá aumentando a quantidade da ração nova e diminuindo a quantidade da ração que não será mais oferecida.

Assim você dá tempo ao seu cão para se adaptar e consegue observar qualquer mudança de comportamento ou reação indesejada, como alergias e diarreia, por exemplo.

Personalidade e comportamento

O Pastor do Cáucaso é dono de si mesmo e toma suas próprias decisões. Ele vai proteger sua casa e sua família a todo custo mas, fora isso, prefere mesmo ser deixado na sua própria companhia.

Não é que ele não seja um cachorro afetuoso, mas sim que está mais preocupado em proteger aqueles que ama de qualquer ameaça, então se mantém ocupado sendo vigilante. O Pastor do Cáucaso tem um instinto territorialista tão forte que nem mesmo os passeios são recomendados para a raça. Ele tende a se confundir com a presença de tantas pessoas e animais estranhos e pode atacar, por acreditar que representam um perigo para si mesmo e os seus.

Como adestrar um Pastor do Cáucaso

Definitivamente o adestramento profissional é o mais indicado para essa raça. É preciso investir nesse cuidado o quanto antes, desde que o filhote é bem novinho, para evitar problemas e acidentes quando ele for maior e bem mais forte.

A socialização é fundamental também. Como a raça não requer passeios fora de casa, uma correta apresentação das visitas que a família recebe, por exemplo, é absolutamente necessária para que ele compreenda o que está acontecendo e possa ficar tranquilo.

Até mesmo as brincadeiras mais efusivas entre as pessoas da família e visitantes, como abraços e tapinhas nas costas, com risadas e tons de voz mais elevados, podem fazer com que o Pastor do Cáucaso se sinta compelido a agir para proteger seus tutores. Por isso, observar e corrigir os comportamentos indesejados é tão importante.

A correção, inclusive, deve ser precisa, sem jamais ser agressiva, nem física, nem verbalmente.

O Pastor do Cáucaso vai destruir a casa?

Não, essa não é uma característica da raça. Quando filhote ele precisa apenas de brinquedos para roer durante a troca dos dentes e nada mais.

O Pastor do Cáucaso late muito?

Não. Bastante silencioso, o Pastor do Cáucaso não costuma alardear sem necessidade, o que torna necessário prestar atenção sempre que ele o fizer. Certamente será sinal de que algo não está como deveria.

O Pastor do Cáucaso é um bom cachorro para crianças?

Ele dará sua vida para proteger uma criança da família se for preciso, mas não tem nem energia nem paciência para as brincadeiras que as crianças costumam gostar de fazer.

Qual o preço de um filhote de Pastor do Cáucaso?

Se você quer um Pastor do Cáucaso filhote na sua família, prepare-se para pesquisar bastante até encontrar um criador de confiança aqui no Brasil. Como é uma raça rara e bastante difícil de ser encontrada, os preços podem iniciar em R$ 5.000, podendo aumentar muito caso seja necessário trazer um filhotinho do exterior.

Antes de fechar negócio, pesquise sobre o criador, solicite informações sobre como são criados os filhotes, peça para ver fotos e vídeos dos pais e de ninhadas anteriores e faça uma visita, sempre que for possível. Se conseguir, você pode conversar também com outras pessoas que já tenham adquirido seus filhotinhos no lugar onde você pretende encontrar o seu melhor amigo.

Voltar ao topo