Pastor Australiano: inteligente e leal

Saiba mais sobre o Pastor Australiano

Criado como cão de pastoreio, o Pastor Australiano tem energia de sobra para exercícios e brincadeiras. Facilmente adestrável, os cães da raça são bastante inteligentes e leais aos humanos. Afetuosos e protetores de suas famílias e território, os Aussies, como também são conhecidos, estão sempre alerta, e são muito fáceis de conviver, tornando-se excelentes companheiros para seus tutores. Saiba Mais
Tamanho

46 a 58 cm

Peso

18 a 30 Kg

Pelagem

Pelos médio, retos ou ondulados.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

coleção

Origem do Pastor Australiano

Apesar do nome, o Pastor Australiano que conhecemos hoje foi desenvolvido nos Estados Unidos e não na Austrália. Acredita-se que a origem do nome venha da associação com os Pastores Bascos. Apesar de o povo basco ser originário da Europa, mais especificamente da região basca da Espanha e França, muitos deles se estabeleceram na Austrália, e levaram consigo suas ovelhas e seus cães pastores. Nos anos de 1800, muitos desses Pastores Bascos se mudaram com seus humanos para os Estados Unidos e foram eles que deram origem à raça que ficou conhecida como Pastor Australiano.

Para que os cães de origem europeia se adaptassem às condições difíceis da Austrália e do oeste americano, uma série de cruzamentos e seleções rigorosas foi necessária para aprimorar suas habilidades para o trabalho em fazendas, e a partir daí o Pastor Australiano ganhou as características que têm até hoje. Alguns acreditam que entre os ancestrais da raça estejam cães como o Collie e outros cachorros de pastoreio, tais quais o Kelpie e o Boiadeiro Australiano.

Os primeiros pastores australianos foram registrados pelo International English Shepherd Registry, hoje conhecido como National Stock Dog Registry, mas foi apenas em 1957 que o Australian Shepherd Club of America, primeiro clube da raça, foi formado para tentar obter reconhecimento do Pastor Australiano pelo American Kennel Club (AKC), o que aconteceu apenas em 1993.

Características físicas do Pastor Australiano

De porte médio, o Pastor Australiano tem o corpo ligeiramente mais longo do que alto, é musculoso sem ser muito pesado e tem expressão amigável. Sua altura varia de 46 cm a 58 cm e seu peso pode ir de 18 kg a 30 kg.

As orelhas triangulares não são nem muito grandes e nem pequenas e o focinho é ligeiramente mais curto do que o crânio. Os olhos, que podem ser marrom, azul, âmbar ou em qualquer variação ou combinação entre essas cores, inclusive com manchas que os fazem parecer mármore, são amendoados e expressivos, mostrando que o Pastor Australiano é atento e inteligente.

Pelagem do cachorro Pastor Australiano

Com diversas possibilidades de cores de pelagem, que vão desde o preto tricolor até as variações de merle, passando pelo castanho e azul, com ou sem manchas brancas e marcações castanhas, o cachorro Pastor Australiano tem pelos de comprimento médio, que pode ser liso ou ondulado, com subpelo em quantidade que pode mudar de acordo com as variações climáticas. É comum encontrar cachorros da na raça com uma linha de pelos brancos na região que vai do peito ao pescoço, nas partes internas das patas e no focinho.

Cuidados com a pelagem

Para cuidar dos belos pelos do Pastor Australiano é indicado escovar semanalmente, dobrando a frequência durante as temporadas de queda de pelos, para evitar o acúmulo de fios mortos e remover a pele morta e as impurezas que podem grudar nos pelos.

Banhos mensais são suficientes para manter o seu cachorro limpo e saudável, a não ser que ele realmente se suje brincando em lugares cheios de terra ou poeira. O Pastor Australiano tem a pele seca e o excesso de banhos pode causar problemas, por isso consulte o veterinário se tiver dúvidas em relação à quantidade ideal de banhos de acordo com os hábitos do seu pet.

Cuidados com o seu Pastor Australiano

Bastante vigoroso e atlético, o Pastor Australiano costuma ser saudável e raramente demonstra quando sente algum desconforto ou dor. Por isso, é preciso que o tutor fique atento para o caso de ele se machucar durante alguma das suas atividades diárias. Os cães da raça têm predisposição genética a desenvolver displasia do quadril, que causa uma espécie de anomalia na formação do encaixe do quadril, fazendo com que ele tenha problemas de locomoção.

O cachorro Aussie também tem tendência a problemas de visão, tais quais catarata e atrofia progressiva da retina. Portanto, é importante examinar os olhos do animal com frequência e levá-lo ao veterinário a qualquer sinal de alteração.

Assim como os descendentes de Collies e raças similares, os Pastores Australianos costumam ser sensíveis a ivermectina, comumente usada no tratamento de vários tipos de infestações por parasitas, e é preciso consultar um médico veterinário antes de utilizar remédios e produtos que tenham a substância em sua composição. Aliás, medicar seu pet por conta própria, nunca é recomendado!

Como alimentar um filhote de Pastor Australiano?

Após o processo de desmame, que acontece normalmente entre 6 e 8 semanas de vida, os filhotes de Pastor Australiano devem ser alimentados com a quantidade adequada de ração de 4 a 5 vezes ao dia para ajudar na manutenção do nível de glicose no sangue e assim evitar crises de hipoglicemia que podem ocorrer quando os filhotes gastam muita energia.

A saúde dos filhotes de todas as taças é sempre mais vulnerável do que a de cães adultos, afinal, eles ainda estão em desenvolvimento. Por isso é muito importante cuidar bem da alimentação dos pequenos para que eles cresçam de maneira equilibrada.

Rações especiais desenvolvidas para filhotes de raças de porte médio são indicadas para os filhotes de Pastor Australiano não apenas para a manutenção do peso de maneira adequada, mas porque oferecem nutrientes necessários para o desenvolvimento dos músculos, ossos e articulações. O tamanho dos grãos de cada tipo de ração também varia de acordo com as necessidades de cada cachorro e merece sua atenção.

E não se esqueça: não é recomendado alimentar seu cachorro com comida de humanos e é fundamental manter o pote de água sempre à disposição do bichinho para que ele possa se hidratar quando necessário.

Qual a melhor ração para o Pastor Australiano?

Engana-se quem imagina que apenas os filhotes que precisam de uma ração especial desenvolvida para sua faixa etária e tamanho. Cachorros adultos e idosos também devem ser alimentados de acordo com suas necessidades nutricionais específicas e exatamente por isso estão disponíveis no mercado diferentes opções de marcas e sabores de rações desenvolvidas para diferentes portes de cachorros.

Os Pastores Australianos são animais de médio porte, e necessitam de uma dieta cuidadosamente balanceada, adequada para seu estilo de vida e tamanho. A quantidade recomendada de ração varia de acordo com o peso e o tamanho do bichinho.

Rações Premium ou Super Premuim são sempre as mais indicadas por conta da maior preocupação com os ingredientes e com o valor nutricional. Elas são ótimas opções por oferecerem maior qualidade, o que resulta em benefícios para a saúde de seu animal.

Personalidade do Pastor Australiano

Amoroso e companheiro, o Pastor Australiano topa qualquer parada ao lado de seu tutor. Criados como cães de pastoreio, nos EUA, os animais da raça têm muita energia e gostam de correr, brincar e realizar atividades que os desafiem. Corajosos, confiantes, independentes, e muito inteligentes, os Aussies também são fáceis de serem treinados, além de serem extremamente leais.

De temperamento equilibrado, os cachorros da raça não costumam ser agressivos. Porém, graças ao instinto de pastoreio, podem ser bastante protetores de sua família humana e território e são um pouco desconfiados com pessoas estranhas. Tanto que os Pastores Australianos não costumam latir muito, a não ser que percebam a presença de desconhecidos e queiram avisar ao tutor sobre possíveis “invasores”. Os cães da raça podem desenvolver o hábito de “pastorear” crianças e animais pequenos mordiscando, quando se sentem frustrados e pouco desafiados, por isso, o ideal é que seu instinto seja trabalhado desde filhote.

Adestramento do Pastor Australiano

Por ser considerado um cachorro de inteligência acima da média, o Pastor Australiano é facilmente adestrável. Desde filhotes, os cães da raça se mostram interessados em aprender, respondem muito bem aos comandos e são obedientes, principalmente com as pessoas com quem possuem um vínculo mais próximo.

O hábito de mordiscar e perseguir herdado dos ancestrais que pastoreavam ovelhas pode ser facilmente controlável com aulas de obediência que o ajudam a satisfazer sua necessidade de estímulo mental.

É recomendado que os cães da raça sejam treinados desde pequenos, sempre com estímulos positivos, já que eles podem ser bastante sensíveis a broncas excessivas. Também é indicado que os Pastores Australianos tenham a inteligência sempre desafiada para não ficarem entediados e se tornarem destrutivos. A presença do tutor durante os treinos pode ajudar bastante no adestramento, já que os Pastores Australianos são ávidos por agradar as pessoas que amam.

Brinquedos para o Pastor Australiano

Bastante ativo, o Pastor Australiano adora brincar com adultos e crianças e correr atrás de objetos. Além de bolinhas e frisbee, os cães da raça também se divertem com jogos que desafiam sua inteligência, como quebra-cabeças em que se colocam petiscos ou ração nas peças para ele procurar. Todos os brinquedos que mantêm a mente do animal ativa e ocupada são altamente indicados aos Aussies e são grandes parceiros na melhora no comportamento dos cachorros da raça.

Exercícios e atividade física

O Pastor Australiano é um cachorro que precisa de espaço e atividades físicas diárias, de preferência combinadas com desafios mentais. Incansáveis, eles são cheios de fôlego para correr, brincar e se exercitar. Quando não gasta a sua energia, esse cachorro fica frustrado e pode se tornar destrutivo e difícil de conviver.

O Pastor Australiano pode viver em apartamento?

A não ser que você tenha bastante tempo livre para levar seu cachorro para passear e brincar ao ar livre todos os dias, não é uma boa ideia ter um Pastor Australiano em apartamento, principalmente se ele for pequeno, já que os cães da raça precisam de espaço para correr livremente e gastar energia.

Mantê-los presos entre quatro paredes pode deixá-los entediados, então o ideal é que eles tenham um quintal onde possam brincar. Apesar de amar se divertir ao ar livre, o contato humano é vital para essa raça e por isso ele não se adapta dormindo longe do tutor.

Curiosidades

Graças ao seu talento para o pastoreio, o Pastor Australiano se tornou um personagem icônico da cultura dos 'cowboys' nos EUA. Um cachorro da raça chamado Bunk ficou famoso por aparecer em muitos filmes de faroeste com Jack Hoxie nos anos 1920 e 1930 e ajudou a tornar a raça popular no país.

A atriz Amanda Seyfried, protagonista de "Cartas Para Julieta", escolheu um Pastor Australiano como cão de estimação. O simpático Finn terminou ficando famoso igual à dona. Tanto que ele já tem seu próprio perfil no Instagram, onde acumula mais de 81 mil seguidores, e já participou do programa de David Letterman.

Voltar ao topo