Assinantes Cobasi ganham + 10% OFF em todo site. Eu quero!

Assinantes ganham + 10%OFF Clique!

Imagem-perfil-raca

Pastor Belga: Inteligente e obediente

Pastor Belga: saiba mais sobre a raça

Seu porte elegante e sua pelagem vasta e brilhante, chamam a atenção para o Pastor Belga. Além da beleza física, o Pastor Belga ainda possui uma personalidade leal, tranquila e companheira. Um ótimo cão para companhia da família. Continue a leitura e saiba tudo sobre a raça.

Saiba Mais
Tamanho
Imagem-tamanho-raca

56 a 66cm

Peso

20 a 30kg

Pelagem

Cada variedade do Pastor Belga apresenta uma pelagem de aspecto e coloração diferentes. O Groenendael e Tervuren possuem pelos longos, volumosos e lisos. O Malinois tem a pelagem curta e lisa. Já o Laekenois apresenta pelo grosso e áspero podendo ser médio ou curto. Os pastores Tervuren, Malinois e Laekenois apresentam diversos tons de castanho, enquanto o Groenendael é predominantemente preto.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

Pastor Belga: Inteligente e obediente

Seu porte elegante e sua pelagem vasta e brilhante, chamam a atenção para o Pastor Belga. Além da beleza física, o Pastor Belga ainda possui uma personalidade leal, tranquila e companheira. Um ótimo cão para companhia da família. Continue a leitura e saiba tudo sobre a raça.

Qual a origem da raça Pastor Belga?

Como seu nome já indica, ele surgiu na Bélgica. A raça é resultado do cruzamento do Pastor Alemão e do Pastor Holandês e até hoje carrega fortes traços dos seus antepassados. O professor A. Reul, da Escola de Medicina Veterinária de Cureghem, é tido como o criador da raça que tem seus primeiros registros oficiais entre 1891 e 1897.

A raça surgiu para pastorear ovelhas nas fazendas europeias, mas também teve um papel importante na na Primeira Guerra Mundial. O Pastor Belga era muito utilizado para acompanhar soldados e auxiliar no transporte de insumos e mensagens.

Com o fim da Primeira Guerra Mundial, esse exuberante cachorro chegou aos Estados Unidos e a raça se popularizou rapidamente. O cachorro Pastor Belga ganhou quatro variedades oficiais: Pastor Belga Groenendael, Pastor Belga Malinois, Pastor Belga Tervuren e Pastor Belga Laekenois.

Tipos de Pastor Belga

A raça é fruto de várias seleções primeiro de Pastores Alemães e Pastores Holandeses e depois entre seus próprios exemplares. Quando chegou aos Estados Unidos, ela ainda foi dividida em quatro tipos.

Pastor Belga Groenendael

É o tipo mais conhecido e disseminado de Pastor Belga. Possui pelagem predominantemente preta, longa, cheia e exuberante. É ótimo para guarda, pastoreio e, claro, filminho no sofá com a família.

Pastor Belga Malinois

Essa variedade é a única que manteve os pelos mais curtos e semelhantes ao do Pastor Holandês. A coloração castanha e preta se assemelha à pelagem do Pastor Alemão. É um ótimo pastor, farejador e é usado como cão policial.

Pastor Belga Tervuren

Também é um bom cão de guarda e se assemelha ao Groenendael por sua pelagem longa. No entanto, a coloração e o tamanho dos pelos são semelhantes ao Pastor Alemão.

Pastor Belga Laekenois

A pelagem é o grande diferencial desta variação do Pastor Belga. Seu pelo é mais duro e espesso, possuindo apenas alguns fios mais finos e delicados. Seu aspecto torna o visual bem diferente das outras variedades.

Qual a cor do pastor belga?

A raça Pastor Belga pode apresentar uma grande variedade de cores. Os Tervuren e os Milinois possuem pelos castanhos, dourados e marrons com rosto e focinhos pretos, muito semelhantes ao do Pastor Alemão. Já o Groenendael apresenta a cor predominantemente preta, mas pode ter manchas brancas no peito e nas patas. O Laekenois tem pelos mais claros no corpo e a tonalidade carvão no focinho.

As quatro variedades de Pastores Belgas possuem diferenças físicas muito claras. O Milinois possui pelagem curta, enquanto o Tervuren exibe um exuberante pelo longo, assim como o Groenendael. Já o Pastor Belga Laekenois, apresenta a pelagem mais dura, espessa e curta ou média, muito diferente dos pelos lisos e longos dos outros Pastores Belgas.

Como identificar um Pastor Belga? Toda essa variedade na pelagem acaba dificultando a identificação da raça. Os cães Pastores Belgas possuem porte médio para grande, corpo alongado e harmonioso com a musculatura forte. Seu porte elegante e robusto fica completo com a cabeça alta, longa e retilínea. Seu focinho tem largura e comprimento médios.

Imagem-raca-meio
Alterar o titulo
Incluir o conteúdo

Cuidados com a pelagem

Um dos principais cuidados que tutores da raça precisam ter é com a pelagem. Os pastores Tervuren e Groenendael devem manter uma rotina mais intensa de escovação. O aconselhado é pelo menos duas vezes por semana. Os pastores Laekenois e Milinois podem ser escovados uma vez por semana pois possuem pelagens mais curtas.

A escovação evita que os pelos embaracem e mantém a hidratação e a beleza da pelagem. Além de fazer um bem enorme ao animal, você também colabora para um ambiente mais limpo. Os pelos mortos ficam presos na pelagem do cachorro e, ao escovar, você evita que eles se desprendam e caiam pela casa.

Além da escovação, tutores da raça precisam dar banhos periódicos no cãozinho. Sua pelagem densa faz com que os banhos não precisem ser tão frequentes e é aconselhado consultar um veterinário para indicar a periodicidade ideal. Use sempre os produtos adequados, como shampoo, condicionador e colônia pet. Produtos de uso humano podem causar alergia, intoxicar e prejudicar a pelagem do animal. Outro cuidado muito importante é secar o cachorro completamente para evitar o aparecimento de fungos e dermatites.

A hora do banho também é ideal para os cuidados com ouvidos, olhos e os dentes do seu Pastor Belga. A higiene bucal deve ser feita com produtos específicos, como dedeira, escova de dentes e creme dental pet. A limpeza dos olhos e ouvidos também exige produtos de uso veterinário.

Aprenda a dar um banho de petshop sem sair de casa.

Como cuidar de um pastor belga

Além dos cuidados com a pelagem, a raça exige atenção com outros pontos importantes. A raça Pastor Belga é muito resistente, mas seu porte grande tem tendência a algumas doenças como a displasia coxofemoral, enfermidade na articulação do quadril. Por isso, é recomendado a visita semestral ao médico veterinário para acompanhamento.

Fora isso, os cuidados com o Pastor Belga são muito parecidos com cães de outras raças. Muito parecidos, mas não menos importantes.

Vacinação anual

A vacinação anual é importantíssima para manter seu cão protegido contra doenças que oferecem riscos à vida do seu pet.

Entenda porque a vacinar seu cãozinho todos os anos é tão importante.

Cachorros adultos precisam receber ser vacinados com as vacinas V10 ou V8 todos os anos. As duas variações protegem seu pet contra cinomose, parvovirose, leptospirose e outras enfermidades graves. Além delas, a vacina Antirrábica também deve ser administrada anualmente.

Consulte seu médico veterinário de confiança e verifique quais outras vacinas fazem parte do protocolo de imunização. Existem ainda vacinas para deixar seu Pastor Belga protegido contra verminoses, gripes, por exemplo.

Vermífugos e antipulgas

As vacinas são muito importantes para a saúde do seu cão, mas existem outros medicamentos que também não podem ser deixados de lado. Os vermífugos mantêm seu pet livre de vermes que atacam o intestino e até o coração. Eles podem ser contraídos em passeios na rua, em parques e até dentro de casa! Consulte um médico veterinário para indicar qual o vermífugo mais indicado para seu pet e faça a vermifugação periódica.

Os remédios para carrapatos e antipulgas fazem muito mais do que deixar seu pet livre da coceira causada pelas picadas. Eles mantêm seu Pastor Belga protegido contra diversas doenças transmitidas por esses parasitas. Entre elas, a perigosa Leishmaniose.

Como cuidar de um Pastor Belga filhote?

O filhote de Pastor Belga é uma fofura e cheio de energia. Ele exige diversos cuidados diferenciados dos cães adultos. O protocolo de vacinação é uma das prioridades. Aos 60 dias de vida, filhotes já pode receber a primeira dose da vacina V10 ou V8, que protege contra parvovirose, cinomose, leptospirose e outras doenças. No entanto, o protocolo de cães até 1 ano de idade é feito com três doses. A segunda dose deve acontecer entre 81 e 90 e a terceira, entre 111 e 120 dias. A terceira dose da V10 ou V8 pode ser dada no mesmo dia que a dose única de Antirrábica. Quando adulto, essas vacinas devem ser repetidas anualmente em doses únicas.

Para garantir a segurança do seu filhote de Pastor Belga, é indicado passear na rua apenas após 10 dias da última dose das vacinas, quando ele estará totalmente imunizado.

Os medicamentos antipulgas e vermífugos também devem ser especiais para filhotes. Os remédios para adultos possuem dosagens muito altas e podem intoxicar o bebê. Consulte um médico veterinário para indicar o protocolo mais adequado.

Além da parte de saúde, um novo cãozinho na casa exige vários itens especiais. Fizemos uma lista de produtos para você receber seu Pastor Belga com conforto e segurança:

- caminha para cachorro

- Comedouro e bebedouro

- Coleira e placa de identificação

- Peitoral ou coleira para passeio e guia

- Tapete higiênico

- Brinquedos

- Ração

- Petisco e ossinhos

Qual a melhor ração para a raça?

O Pastor Belga é uma raça de grande porte que precisa de bastante exercício físico, por isso, ele possui algumas necessidades especiais quando se fala de nutrição. Escolha sempre alimentos específicos para o porte dele, pois contêm a composição desenvolvida para seu tipo físico.

Além disso, opte por alimentos de qualidade e específicos para a faixa etária do seu pet. Filhotes, adultos e idosos possuem necessidades nutricionais diferentes e por isso devem se alimentar com rações específicas. A qualidade é outro fator importante. A ração Super Premium possui ingredientes selecionados e formulação balanceada. Além disso, são ricas em proteínas de origem animal e possuem nutrientes e aditivos específicos para cada necessidade.

Descubra as vantagens da ração Super Premium

Quer dar um upgrade na ração do seu pastor? A substituição deve ser feita de forma gradativa para evitar dores de barriga e melhorar a aceitação. Misture as duas rações e vá reduzindo a quantidade da antiga durante alguns dias.

Comportamento do Pastor Belga

Cães pastores possuem o comportamento muito atento, protetor e agitado. Não é incomum ser pastoreado por esse cãozinho. Por isso, a socialização e o adestramento são muito benéficos para o aprendizado de pets da raça.

Eles também costumam ser inteligentes e proativos. Essa combinação resulta em um animal que precisa de atividade física intensa e diária.

Corajosos e tranquilos, são ótimos cães para companhia e guarda. Seu temperamento é dócil e atitudes agressivas não combinam em nada com a raça.

Como treinar um Pastor Belga?

O Pastor Belga combina inteligência e obediência, sendo muito fácil de treinar. Aposte no adestramento positivo estimulando bons comportamentos com recompensas, como carinhos e petiscos. Amorosos, os Pastores Belgas serão receptivos ao treinamento.

O aprendizado adquirido no adestramento é uma atividade muito interessante e produtiva para a raça. Além dos estímulos feitos com carinho e petiscos, a evolução e os exercícios entretêm e divertem o Pastor Belga, mantendo-o atento e motivado.

Por causa do seu tamanho e a tendência ao pastoreio, inicie o treinamento desde filhote. A socialização com animais e pessoas diferentes possibilita um animal adulto mais equilibrado e dócil.

Pastor Belga se dá bem com crianças?

O Pastor Belga não é um cão agressivo, mas pode estranhar a aproximação de estranhos ou se assustar com comportamentos inesperados. Por isso, sempre apresente a criança ao pet explicando como interagir e supervisione a brincadeira.

Apesar de dócil e carinhoso, seu tamanho e agitação podem derrubar crianças muito pequenas.

Pastor Belga pode viver em apartamento?

Sim, mas com ressalvas. Seu porte grande e temperamento agitado dificultam a vida em apartamentos. No entanto, com socialização, adestramento e uma rotina de exercícios físicos, o Pastor Belga pode viver em apartamento tranquilamente.

Se não realizar exercícios diários, seu alto nível de energia será descontado em móveis e outros artigos da casa. Por isso, se você quer um Pastor Belga, se programa para suar a camisa com seu novo amigo.

Brinquedos e exercício

Eles são cães ativos que precisam de pelo menos uma hora de exercícios físicos intensos por dia. Além de gastar energia, a atividade física distrai e relaxe seu pet.

Corridas na rua, passar o dia na creche, day care ou escolhinha, adestramento e treinamentos de agility são ótimas opções para o Pastor Belga gastar energia. Para complementar o combo de atividades, ofereça bolinhas, cordas, ossinhos e brinquedos interativos para ele se distrair quando estiver sozinho em casa.

Cão policial

A inteligência e a obediência que definem a raça, transformaram o pastor Belga em um excepcional cão policial. Por isso, em vários lugares do mundo, ele é usado para a função e faz muito sucesso.

Cães policiais devem ter o olfato apurado para diferenciar odores e ajudar como farejador. Atléticos, precisam ter disposição e habilidade para correr e saltar. Tão importante quanto as qualidades físicas, está o comportamento do cachorro para ser um bom assistente.

O equilíbrio, a obediência e a inteligência são habilidade que estão presentes no Pastor Belga e são obrigatórias para um cão policial.

Voltar ao topo