Assinantes Cobasi ganham + 10% OFF em todo site. Eu quero!

Assinantes ganham + 10%OFF Clique!

Imagem-perfil-raca

Maine Coon

Gato Maine Coon: cuidados, origem e curiosidades

Uma das maiores raças do mundo, o gato Maine Coon pode chegar até 1m de comprimento! Venha descobrir mais sobre esse carinhoso abaixo. Saiba Mais
Tamanho

30cm e 41cm

Peso

4kg a 16kg

Pelagem

A pelagem é uma das grandes características da raça é que possuem pelagem longa em volta do pescoço, configurando quase um colar, e na região do estômago e laterais. Na cabeça e nos ombros, a pelagem é mais curta. As cores do Maine Coon podem variar bastante, entre branco, preto, laranja e malhados, só não são aceitas cores com pintas.

Característica
  • Disposição para atividades

  • Intelecto e memória

  • Amor ao tutor

  • Tendencia a Miar

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

vtex

A origem do Gato Maine Coon

Existem muitas teorias e lendas acerca da origem da raça Maine Coon, mas a mais aceitável através dos testes genéticos mais atuais é de que esses gatos foram levados para os Estados Unidos por Vikings e são descendentes do gato norueguês da floresta.

Seu nome vem da cidade onde ficou designada sua origem, Maine, nos EUA, e o Coon vem de racoon, que significa guaxinim em inglês, pela semelhança da cauda do bichano com a dos guaxinins. É o único gato americano de pelo longo.

Características físicas do Gato Maine Coon

Uma das maiores raças de gatos do mundo, um exemplar macho pode chegar a pesar até 16kg, e a fêmea, um pouco menor, chega aos 12kg. O tamanho de um Maine Coon pode chegar até 1m! Mas costuma girar em torno de 30cm e 41cm.

É considerado um gato de porte grande com musculatura e estrutura óssea bastante sólida, possui um corpo e uma cauda compridos, o que acaba dando a impressão de ser ainda maior do que realmente é.

A pelagem é uma das grandes características da raça é que possuem pelagem longa em volta do pescoço, configurando quase um colar, e na região do estômago e laterais. Na cabeça e nos ombros, a pelagem é mais curta. As cores do Maine Coon podem variar bastante, entre branco, preto, laranja e malhados, só não são aceitas cores com pintas.

O comportamento do Gato Maine Coon

Apesar de seu tamanho assustar, os gatos da raça Maine Coon são extremamente dóceis e carinhosos com seus tutores e ideias para grandes famílias com crianças, pois adoram companhia e brincadeiras. Também adora se exibir.

É um bichano de fácil adaptação com local, pessoas e até mesmo outros animais. Mas por seu tamanho, o gatinho precisa de bastante espaço para correr e brincar, ele inclusive adora caçar ao ar livre.

São extremamente inteligentes, conseguem até mesmo utilizar as patinhas para pegar comidas e fazer brincadeiras, adoram aprender novos truques, inclusive abrir portas e fechaduras, e a atenção que lhes é dada.

A saúde dos Gato Maine Coon

Esses gigantes precisam de muita atenção em relação aos seus pelos, os Maine Coon precisam de escovação diária ou dia sim, dia não, por conta da grande quantidade de pelos e subpelos que eles possuem.

Podem sofrer de algumas doenças renais e cardíacas, mas no geral são gatos bastante atléticos e saudáveis que podem viver uma longa vida com tranquilidade. A expectativa de vida dos gatos Maine Coon é de 13 anos.

img meio

Curiosidades sobre os Gato Maine Coon

Stewie, um gato da raça Maine Coon de 8 anos foi considerado o maior gato do mundo e media 123cm! Ele infelizmente morreu de câncer há alguns anos.

Alguns exemplares da raça podem ter um dedinho a mais! Isso mesmo, um gatinho com seis dedos. Isso aconteceu por uma mutação genética que ajudou os bichanos a viverem melhor e aguentar o frio de Maine, de onde são originários.

Um exemplar da raça também já esteve presente nas telonas, no filme de Harry Potter, como bichano do zelador da escola de bruxaria, o Argus Filsch, a gatinha se chamava Mrs. Norris no filme.

Voltar ao topo