Assinantes Cobasi ganham + 10% OFF em todo site. Eu quero!

Assinantes ganham + 10%OFF Clique!

Imagem-perfil-raca

Kuvasz

O Kuvasz: cuidados, origem e curiosidades

Esse cachorro gigante vai conquistar seu coração! Apesar do tamanho, ele é um cão muito leal e protetor a sua família, além de ser extremamente carinhoso. Venha conhecer mais sobre o cachorro Kuvasz aqui na Cobasi.Saiba Mais
Tamanho
Imagem-tamanho-raca

65cm a 75cm

Peso

52kg - 60kg

Pelagem

Sua pelagem pode ser lisa ou ondulada, e possuem uma camada dupla de pelos, sendo bastante adaptáveis a quaisquer climas, mais frios ou mais quentes. A raça Kuvasz possui pelagem branca e é a única aceita pelos clubes de criação.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

coleção vtex

A origem do Kuvasz

A raça é considerada húngara, mas provavelmente teve sua origem no Tibete, onde surgiram os grandes cães do Tibete. Por ser muita antiga, muito se perdeu sobre a origem da raça Kuvasz.

O que os estudiosos afirmam com segurança é que a raça pertenceu durante muitos anos apenas a realeza, e somente no pós-guerra, quando a raça corria risco de extinção é que criadores mais humildes tiveram acesso a raça.

No Brasil a raça ainda é extremamente rara, e só chegou por aqui durante a década de 80.

Características físicas do Kuvasz

Seu tamanho chega a assustar, está dentro da categoria de cachorros de porte gigante, variando a altura entre 65cm e 75cm, podendo pesar até 60kg! São grandes protetores, e eram muito utilizados em pastoreio antigamente.

São muito fortes, e possuem um corpo robusto e com músculos definidos que lhes garante bastante agilidade na hora de executar tarefas. O Kuvasz é um ótimo cão de companhia e cão de guarda, especialmente por seu porte.

A pelagem pode ser lisa ou ondulada, e possuem uma camada dupla de pelos, sendo bastante adaptáveis a quaisquer climas, mais frios ou mais quentes. A raça Kuvasz possui pelagem branca e é a única aceita pelos clubes de criação.

O comportamento do Kuvasz

Tem comportamento muito leal a sua família, podendo ser um ótimo cão de guarda e de companhia, já que gosta de brincar com as crianças, apesar de poder se irritar com as travessuras dos pequenos quando mais velho.

Ainda quando é um filhote Kuvasz é importante que seja socializado com a família e com crianças, facilitando o adestramento e evitando comportamentos agressivos, que geralmente só aparecem por falta de contato humano.

Por serem muito enérgicos, precisam de bastante atenção dos tutores para gastar toda a energia. E sua herança de cão de guarda o fará proteger sempre a família, por isso é preciso cuidado e atenção a estranhos, especialmente crianças.

A saúde do Kuvasz

Esse tamanho todo não é à toa, o cão Kuvasz é um muito saudável. Uma das únicas preocupações em relação a sua saúde é displasia coxofemoral, bastante comum em cachorros de grande porte.

No mais, os cuidados básicos são suficientes, como atividades para gastar energia, longas caminhadas ou corridas diárias, e escovação semanal dos pelos para retirada dos pelos mortos. A raça Kuvasz tem expectativa de vida de até 12 anos.

Imagem-raca-meio

Curiosidades sobre o Kuvasz

Quando o Kuvasz ainda é um filhote, ele é ainda mais enérgico e temperamental. Adora brincar com tudo que está a sua volta e precisa de bastante espaço. Apesar de possuir um crescimento acelerado, a raça demora um pouco para ganhar maturidade.

Os especialistas consideram que o Kuvasz é adulto apenas com 2 anos, quando já é um pouco mais maduro e menos brincalhão – mas não deixando de ser muito carinhoso – e terminou de formar suas ossaturas e músculos.

Voltar ao topo