Assinantes Cobasi ganham + 10% OFF em todo site. Eu quero!

Assinantes ganham + 10%OFF Clique!

Imagem-perfil-raca

Siamês

Gato Siamês: cuidados, origem e curiosidades

Uma das raças mais populares entre os bichanos, o Gato Siamês é muito afetuoso com sua família humana e possuí características bastante específicas em relação a sua pelagem, e corpo. Venha descobrir mais sobre esse gatinho que conquista os corações aqui no post da Cobasi.Saiba Mais
Tamanho

20cm e 30cm

Peso

4kg a 6kg

Pelagem

Sua pelagem é curta e lustrosa, ficando bastante brilhante. As cores são sempre claras na maior parte do corpo, podendo ser branco, bege ou chocolate, com as extremidades das patas sempre mais escuras, assim como o focinho e a ponta do rabo, que são sua principal característica.

Característica
  • Disposição para atividades

  • Intelecto e memória

  • Amor ao tutor

  • Tendencia a Miar

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

vtex

A origem do Gato Siamês

Esse bichano possui descendência asiática, mais especificamente do Sião, atualmente onde fica a Tailândia, e daí vem o seu nome. Eram tidos como gatos da realeza, e moravam no palácio do Rei. Em algumas lendas, ele é tido como um gato-guardião que ficava exposto ao lado do Rei para protege-lo.

Em 1884, um casal de gatos siameses foi levado para a Grã-Bretanha, e daí surgiram os Siameses como conhecemos hoje. Originalmente possuíam a cabeça um pouco mais arredondada e podiam ter olhos esverdeados.

Características físicas do Gato Siamês

A raça atualmente possui uma cabeça triangular, orelhas em pé e um corpo bastante comprido, harmonioso e musculoso.

Sua pelagem é curta e lustrosa, ficando bastante brilhante. As cores são sempre claras na maior parte do corpo, podendo ser branco, bege ou chocolate, com as extremidades das patas sempre mais escuras, assim como o focinho e a ponta do rabo, que são sua principal característica.

Com um corpinho muito esbelto e extremamente elegante, os bichanos dessa raça são gatos de porte médio, podendo atingir até 6kg e variando na altura entre 20cm e 30cm, aproximadamente.

O comportamento do Gato Siamês

Imprevisíveis, os gatinhos da raça Siamês são bastante temperamentais. Podem brincar durante um dia inteiro com o dono e correr por toda a casa e repentinamente querer seu momento de independência e ficar quietinho por um longo período. Por ter bastante energia pode ser difícil cria-lo em ambientes pequenos como apartamento.

Apesar do comportamento do gato siamês ser um pouco temperamental, são extremamente inteligentes e podem ser ensinados a andar de coleira e até buscar brinquedos. Adoram a companhia da sua família humana, e precisam de bastante atenção.

São ótimos com crianças por possuírem bastante energia, mas podem ser um pouco ciumentos com outros animais e com estranhos. Por isso é importante que desde quando são pequenos filhotes Siamês sejam socializados a humanos e outros animais para ter uma boa convivência.

A saúde do Gato Siamês

Com seu corpinho bastante esbelto, os gatos Siameses precisam de cuidados na alimentação, pois sua estrutura óssea e muscular pode não suportar muito peso. Controle sempre sua comida para evitar problemas de obesidade, que podem causar dificuldades motoras e até mesmo problemas renais e de bexiga.

Sua pelagem, apesar de curta, cai bastante. Por isso é importante manter uma escovação regular para evitar que o bichano, ao se lamber, coma muitas bolas de pelo que podem causar problemas estomacais.

Aliados importantes nestes casos, são o uso de rasqueadeiras para remoção do excesso de pelos nos gatinhos, opções de petiscos para redução de bolas de pelo e rações para gatos que evitam a formação delas.

Um gato siamês saudável pode viver até os 17 anos, mas lembre-se de estar sempre atento aos sinais do bichano, e leva-lo regularmente ao veterinário, mantendo sua carteirinha de vacinação em dia.

img meio

Curiosidades sobre os Gato Siamês

Durante o cio, as gatinhas dessa raça ficam extremamente irritadas e costumam miar dia e noite, correr muito pela casa, dar voltas, se jogar no chão... Quase como uma criança birrenta. Por isso é preciso bastante paciência, amor e afeto durante esse período.

São ótimas companhias para os tutores que gostam de conversar com os seus animais pois eles adoram se comunicar através do miado. Se estão felizes, miam, se estão tristes, miam, se estão com fome, miam. O difícil é aprender a interpretar cada um dos seus miados.

Já está pronto para adotar um gatinho siamês? Saiba que aqui no Brasil a raça de gato Siamês puro é bastante rara, mas comumente se encontram gatinhos com pelagens semelhantes.

Voltar ao topo