Assinantes Cobasi ganham + 10% OFF em todo site. Eu quero!

Assinantes ganham + 10%OFF Clique!

Imagem-perfil-raca

Persa

Gato Persa: cuidados, origem e curiosidades

Venha conhecer mais sobre o gato Persa, um dos peludos mais populares no mundo inteiro! Já apareceu em vários filmes e você pode descobrir muito mais sobre essa raça aqui nesse post da Cobasi. Saiba Mais
Tamanho

20cm e 25cm

Peso

4kg a 6kg

Pelagem

Sua pelagem é o que mais precisa de cuidado. O gato Persa possui cores variadas, as principais são sólida, prateada/dourada, malhado, degradê ou himalaio, que é na verdade um cruzamento entre persa e siâmes.

Característica
  • Disposição para atividades

  • Intelecto e memória

  • Amor ao tutor

  • Tendencia a Miar

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

A origem do Gato Persa

Essa é uma raça bastante antiga e acredita-se na teoria de que ele tenha surgido na Pérsia, onde atualmente fica o Irã, quando um criador chamado Petra Della Vale levou alguns exemplares que encontrou na rua para a Itália.

Logo o bichano ganhou a simpatia das pessoas por sua pelagem longa e lisa, e depois de alguns anos foram feitos cruzamentos com gatos da raça Angorá que acabaram por criar o Gato Persa como hoje conhecemos.

Características físicas do Gato Persa

Carinha achatada e arredondada e pelagem longa e sedosa é a principal característica do gato Persa. Com orelhas pequenas e arrebitadas, e olhos grandes e escuros esse gatinho chama atenção por onde passa.

Costuma pesar entre 4kg e 6kg, sendo um gato de porte mediano, podendo ter entre 20 a 25cm, com cauda longa e pelos por seu comprimento. Seu visual exótico chama muita atenção por onde passa.

Sua pelagem é o que mais precisa de cuidado. O gato Persa possui cores variadas, as principais são sólida, prateada/dourada, malhado, degradê ou himalaio, que é na verdade um cruzamento entre persa e siâmes.

O comportamento do Gato Persa

Desde quando é um pequeno filhote Persa, esse bichano é bastante independente. Apesar de gostar da companhia do seu tutor, é um gato bastante tranquilo, calmo e até um pouco preguiçoso.

São bastante companheiros, e adoram seguir seus tutores pela casa, mas é preciso estar atento a socialização com crianças, que ao tentar brincar e apertar pode acabar deixando-os irritados e até mesmo um pouco ariscos.

Não precisam de muito espaço para viver, por isso são ótimas companhias para quem possui apartamento. Apesar do gato Persa ter um temperamento dócil e ser independente, ele precisa de carinho e atenção, caso contrário pode acabar ficando triste e depressivo.

A saúde do Gato Persa

O principal cuidado com o gato Persa está relacionado ao seu pelo, que deve ser escovado diariamente para evitar emaranhados e nós. Também é importante dar banhos regulares, pelo menos uma vez por mês – apesar de eles não serem muito fãs de água.

Eles também costumam lacrimejar bastante, o que pode acabar causando manchas na sua pelagem do rosto e irritação, então atenha-se a manter sempre limpa a área dos olhos.

Os gatos Persa possuem pré-disposição a algumas doenças respiratórias e renais, fique atento a cor e cheiro do xixi e mantenha seu bichano vacinado e com visitas regulares ao veterinário de sua confiança. Na Cobasi você pode encontrar todos os medicamentos necessários para tratar seu peludo para ele atingir sua máxima expectativa de vida de 17 anos.

Curiosidades sobre o Gato Persa

Um dos gatinhos mais populares no mundo, o Persa já participou de muitos filmes e animações. Sem sombra de dúvidas o mais famoso de todos é o desenho animado Garfield, onde o Persa é protagonista.

Entre outros filmes de ficção onde um Persa já participou podemos destacar: o Bichento, de Harry Potter; o Mr. Tinkles de Como cães e gatos; o Snowbell de Stuart Little e o Number 1 de James Bond 007.

Voltar ao topo