Assinantes Cobasi ganham + 10% OFF em todo site. Eu quero!

Assinantes ganham + 10%OFF Clique!

Imagem-perfil-raca

Fila Brasileiro

O Fila Brasileiro: cuidados, origem e curiosidades

Primeiro cachorro brasileiro oficialmente reconhecido, o Fila Brasileiro é um cão de grande porte muito musculoso e ativo. Descubra mais sobre essa raça neste post da Cobasi.Saiba Mais
Tamanho
Imagem-tamanho-raca

65cm a 75cm

Peso

70kg

Pelagem

Sua pelagem é curta e grossa, e são aceitas todas as variações de Fila Brasileiro cores com exceção do branco e manchado – que são considerados Filas Brasileiros impuros.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

coleção vtex

A origem do Fila Brasileiro

A primeira raça brasileira a ser reconhecida internacionalmente, o Fila Brasileiro é uma raça que está marcada na história da colonização do nosso país. Provavelmente oriunda de cães que foram trazidos com os colonizadores.

Apesar das diversas teorias sobre sua descendência o que se sabe é que a raça foi muito importante para ajudar os colonizadores a se protegerem de ataques de onças, e até mesmo dos nativos, sendo um ótimo cão de guarda, de caça e ajudando até mesmo nos pastoreios. É, no entanto, um cachorro muito trabalhador e dedicado.

Características físicas do Fila Brasileiro

É um cachorro de grande porte, que pode assustar à primeira vista. Possui um corpo comprido e pode apresentar uma pele mais enrugada, o Fila Brasileiro é gigante, seu peso pode chegar a impressionantes 70kg, batendo 75cm de altura.

Muito imponente, possui um porte muito bem estruturado, e extremamente musculoso. Não é à toa que ele pesa tanto! Sua pelagem é curta e grossa, e são aceitas todas as variações de Fila Brasileiro cores com exceção do branco e manchado – que são considerados Filas Brasileiros impuros.

O comportamento do Fila Brasileiro

Uma das maiores controvérsias sobre a raça está em seu comportamento. É de senso comum que é muito fiel e leal a seus donos e a sua família, assim como as crianças quando socializado desde que é um Fila Brasileiro filhote.

Por outro lado, com estranhos pode ser bem desconfiado e até se demonstrar agressivo. Precisa de um tutor que saiba educa-lo e que tenha paciência para fazê-lo, apesar de inteligente é bastante territorialistas e desconfiado.

Apesar de ser um padrão da raça ser dócil e amável, é preciso treinamento para que o Fila Brasileiro continue dessa maneira, é preciso de um treinador muito ativo física e mentalmente com ele para mantê-lo ocupado e sempre aprendendo novas coisas.

A saúde do Fila Brasileiro

Algumas das principais pré-disposições a problemas de saúde do Fila Brasileiro são a distorção gástrica e displasia coxo-femural. Para evitar problemas fique atento na alimentação do seu pet e na sua maneira de caminhar, lembrando de leva-lo regularmente ao veterinário.

Por possuir genes bastante saudáveis, o Fila Brasileiro, apesar de seu porte, costuma viver entre 10 e 12 anos. Não precisam de banhos sempre, um banho mensal é suficiente para evitar problemas de pele e se livrar do mau cheiro. É aconselhável uma escovação semanal de pelos para a retirada de pelos mortos e manter os pelos sempre brilhando.

Imagem-raca-meio

Curiosidades sobre o Fila Brasileiro

Um dos grandes motivos da popularidade do Fila Brasileiro vem da apresentadora Xuxa, que trouxe o personagem Txutxucão para as telinhas, um exemplar da raça. Ajudou para que o Fila ganhasse os corações brasileiros e se mostrasse como uma raça realmente dócil e amável.

Outra curiosidade sobre a raça é que as mamães Fila costumam ter ninhadas muito grandes, comumente nascem entre 10 a 12 filhotes em uma única ninhada. Uma cadela brasileira chamada Jade da raça, deu à luz a 25 filhotes em uma ninhada.

Voltar ao topo