Assinantes Cobasi ganham + 10% OFF em todo site. Eu quero!

Assinantes ganham + 10%OFF Clique!

Imagem-perfil-raca

Dogue Alemão

O Dogue Alemão: cuidados, origem e curiosidades

Um cachorro que não tem noção do seu tamanho, o Dogue Alemão é muito doce e sensível com seus tutores. Adora a companhia de humanos, e é um ótimo cão de guarda. Veja mais sobre a raça Dogue Alemão na Cobasi!Saiba Mais
Tamanho
Imagem-tamanho-raca

72cm a 90cm

Peso

70kg

Pelagem

Sua pelagem é curta e rente ao corpo, sempre brilhante. O Dogue Alemão marrom é um dos mais comuns, mas são aceitas as cores dourada, preto, azul e tigrado.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

coleção vtex

A origem do Dogue Alemão

Apesar de seu nome designar a Alemanha como origem desta raça, a história possui algumas controvérsias. Os dinamarqueses afirmam que a raça teve origem em seu país, e inclusive o chamam até os dias de hoje de Grande Dinamarquês.

Uma das hipóteses mais aceitas atualmente é de que a raça possua ancestralidade do extinto Molosso Assírio, e que tenha sido cruzado para ser um cão de caça de javalis, lobos e ursos. Sendo mais ágil que o antigo Molosso e até mesmo um pouco mais forte.

Características físicas do Dogue Alemão

Seu corpo atlético é totalmente proporcional, com peito largo, dorso bem definido, orelhas caídas sobre o rosto (quando não é feita a conchectomia), face com stop bem definido. O Dogue Alemão peso médio é de 70kg. A raça é uma verdadeira elegância em grande escala.

O Dogue Alemão tem altura mínima de 72cm, podendo ultrapassar os 90cm. É um cachorro de grande porte e que precisa de espaço, apesar de ele achar que é muito menor do que realmente é. Costumam pular nos sofás, colo dos donos e em espaços menores do que realmente cabem.

A pelagem da raça é curta e rente ao corpo, sempre brilhante. O Dogue Alemão marrom é um dos mais comuns, mas são aceitas as cores dourada, preto, azul e tigrado.

O comportamento do Dogue Alemão

Apesar de assustar por seu tamanho e rosto um pouco agressivo, o Dogue Alemão tem temperamento totalmente dócil e sensível. É muito gentil, especialmente com sua família. Costuma se dar bem com crianças e outros animais.

O único problema de mantê-lo perto de crianças é que por não terem noção de tamanho e espaço são um pouco estabanados, e brincando, podem acabar machucando. Aliás, cria-lo em ambientes pequenos pode ser desastroso já que ele precisa gastar energia, especialmente quando é um Dogue Alemão filhote.

É um cachorro muito inteligente, aprende com muita facilidade comandos e truques, especialmente porque sente o dever de proteger a família e estar sempre atento a tudo ao seu redor. É um ótimo cão de guarda, mas deve ser criado mais próximo da família e não ser um cachorro de quintal, já que é, também, muito carente.

A saúde do Dogue Alemão

Assim como a maioria dos cães de grande porte, o Dogue Alemão não tem uma expectativa de vida muito longa, costumam viver entre 6 e 8 anos. Uma das principais preocupações em relação a sua saúde é torção gástrica, por isso as refeições devem ser reguladas.

Outras pré-disposições que podem acometer a raça é a displasia e doenças arteriais. É importante manter visitas regulares ao veterinário e ficar de olho em sintomas estranhos no seu pet.

Imagem-raca-meio

Curiosidades sobre o Dogue Alemão

Um dos cachorros mais famosos da televisão, e do mundo dos desenhos animados, o Scooby-Doo é um Dogue Alemão. Seu criador disse que quis fazer uma versão controversa da raça, acabou criando um cachorro que não é tão aceito pelos padrões.

Na antiguidade, acreditava-se que o Dogue Alemão espantava maus espíritos, talvez isso tenha inspirado o Iwao Takamoto, criador do Scooby-Doo.

Voltar ao topo