67 a 77 cm
26 a 32 kg
A pelagem do Greyhound é composta por fios bem fininhos e fechados. Os cães podem ter pelos pretos, brancos, vermelhos, azuis, fulvos, castanho claro ou tigrado. Também é possível que tenham partes brancas em vários trechos do corpo.
Disposição para atividade
Respeito ao tutor
Intelecto e memória
Territorialismo
Amor ao tutor
Latido
Paciência com crianças
Receptividade com outros pets
Clique na imagem abaixo para comprar
Catalogo produtos Salesforce
Selo Desconto
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Selo Desconto
Acessórios
Caminhas 15
Caminhas 14.06
Catalogo produtos Salesforce
PETSEMFRIO10
Catalogo produtos Salesforce
Selo Desconto
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Selo Compre e Ganhe
Catalogo produtos Salesforce
Existem registros em tumbas do Egito que representam cães semelhantes ao Greyhound em 4.000 antes de Cristo. Com uma origem tão antiga assim, é comum que os especialistas tenham divergência sobre o surgimento do Greyhound, mas de maneira geral ele é atribuído ao Oriente Médio.
O Greyhound foi um dos primeiros cães a serem criados de maneira seletiva e com um propósito, que era o de caçar e capturar animais para ajudar os seres humanos na alimentação.
Quando o Greyhound chegou na Grã-Bretanha, sua grande velocidade impressionou e logo conquistou tanto a realeza quanto o povo simples. Durante muitos anos, os nobres usavam o Greyhound para a caça esportiva, enquanto os pobres o utilizavam para caçar o alimento diário. Para se ter uma ideia, existiam leis que proibiam a presença do galgo inglês perto de florestas a não ser que eles pertencessem aos nobres. Quando a agricultura passou a se fortalecer, para as pessoas simples não compensava mais manter os cachorros como animais domésticos.
Isso fez com que o Greyhound passasse a ser prioritariamente um cachorro para prática esportiva, atuando como cão de corrida durante muitos e muitos anos. Novamente a raça foi aprimorada para este fim, o que resultou em um cachorro tão veloz que só fica atrás do guepardo. Existem registros de que o Greyhound seja capaz de atingir até 72km/h.
O Galgo Inglês é uma das várias raças de cachorros do tipo galgo que existem no mundo. São eles: Afghan Hound, Azawakh, Borzoi, Deerhound, Galgo Espanhol, Greyhound, Pequeno Lebrel Italiano, Saluki, Whippet, Wolfhound Irlandês.
Cada uma dessas raças possui características específicas e bastante distintas entre si. O que elas possuem em comum é a estrutura do corpo, as patas fortes e musculosas, o focinho longo e fino e o tamanho da cabeça, que é considerada pequena em relação ao corpo.
A pelagem de cada uma dessas raças é muito diferente uma da outra. Enquanto o Greyhound tem o pelo bem curtinho, o Afghan Hound por exemplo, é extremamente peludo.
O Galgo Inglês tem pelos curtos, densos e bem fininhos. As cores dessa raça de cachorro são preto, branco, vermelho, azul, fulvo, castanho claro e tigrado, sendo que em todos os casos o cão pode apresentar manchas brancas.
Os pelos curtinhos do Greyhound não dão trabalho nenhum para cuidar. Sessões semanais de escovação, apenas para remover os pelos soltos, já são o bastante para evitar problemas.
O Greyhound é um cão inteligente, independente e muito tranquilo. Tem boa vontade em aprender comandos, pois deseja agradar seus tutores, e é bastante calmo dentro de casa, podendo passar várias horas deitado, cochilando.
Por conta dos pelos curtinhos e por não ter quase nenhuma gordura no corpo, o Greyhound pode sentir muito frio nas temperaturas mais baixas do ano. Para prevenir qualquer problema de saúde em decorrência disso, como tosses e resfriados, o melhor a fazer é agasalhar o cachorro, de preferência com roupas que sejam feitas para o seu tipo físico, que é bem diferente dos outros cães.
Quando em espaço aberto, o Galgo Inglês tende a estar atento a toda e qualquer coisinha que se mexa: são seus instintos de caça falando mais alto. Por isso, é fundamental garantir que ele esteja com placa de identificação, guia e coleira. Além de evitar as fugas, assim também é possível prevenir acidentes.
O Greyhound, assim como todos os outros cachorros, sejam eles de raça ou não, precisam seguir um protocolo de vacinação que os mantenha protegidos de várias doenças graves que acometem os cães.
De maneira geral, a vacina múltipla (V8) e a polivalente (V10) são ministradas anualmente aos cães adultos para protegê-los de doenças como a cinomose, a parvovirose e a leptospirose. Há, ainda, a vacina contra a raiva, que além de ser muito grave para o cachorro também pode ser transmitida para seres humanos.
Existem várias outras vacinas que podem proteger o Greyhound em suas diferentes fases da vida. A melhor maneira de garantir que esse protocolo de vacinação esteja em dia é levar o cãozinho para consultas de rotina com o médico veterinário. Assim, você ainda tem uma boa oportunidade de conversar e receber orientações e informações de qualidade de um profissional capacitado.
O Greyhound é um cachorro cheio de energia, que precisa de atividades físicas constantes e regulares para se manter bem e saudável. Por isso, passeios em praças e parques, por exemplo, serão frequentes na rotina de um tutor de cães dessa raça.
A melhor maneira de manter doenças parasitárias bem longe do seu cão é adotar o uso de vermífugos e antipulgas de maneira preventiva e regular. Existem diversos tipos de medicamentos, que variam de acordo com o porte, o peso e a idade do animal. Para saber qual é o mais indicado para o seu Greyhound, converse com o médico veterinário.
Se você já teve experiências com filhotes de cachorro antes, mesmo que de outras raças, sabe que há uma série de preparativos necessários para receber um cãozinho da melhor maneira possível.
Antes da chegada do filhote de Greyhound, você precisa organizar sua casa de maneira a deixar um cantinho separado para ele dormir, comer e fazer suas necessidades, sendo que esse último deve ser o mais afastado possível dos outros dois. Também é recomendado que o cão tenha um espaço para ficar, mesmo que acordado, até entender quais são as regras da casa e o que você espera dele.
Para ajudar na adaptação do seu filhotinho, você vai precisar de:
A escolha da ração deve ser feita com base na idade e no peso do animal. As rações para filhote possuem nutrientes específicos para essa fase da vida, em que o cãozinho está se desenvolvendo e fortalecendo seus ossos e articulações. Na vida adulta, os nutrientes são outros, então é importante fazer essa transição de maneira adequada.
Com relação aos passeios, só se torna seguro sair com um filhotinho de Greyhound depois que ele tiver recebido as vacinas obrigatórias (V8 ou V10, além da antirrábica). São elas:
As visitas ao veterinário nesse período devem ser feitas dentro da caixa de transporte ou, então, no colo do tutor. De maneira geral, os veterinários liberam os filhotes para passeios na rua 10 dias depois da última dose das vacinas, mas é importante confirmar essa orientação com o profissional escolhido para fazer o acompanhamento do filhote.
Os filhotes de cachorro são desmamados entre 6 e 8 semanas de vida iniciando logo depois uma alimentação baseada em ração, seja ela seca ou úmida. Seja qual for a sua escolha para alimentação do seu Greyhound, recomendamos que faça isso optando pelas marcas e fabricantes que oferecem alimentos específicos para as necessidades da raça ou, ainda, que tenham ração específica para filhotes.
A quantidade indicada na embalagem é uma boa referência para você saber quanta comida o filhote vai ingerir por dia. Pegue a quantidade total e distribua em 4 ou 5 refeições - assim, você garante que eles consigam repor as energias e previne as temidas crises de hipoglicemia, que acontecem quando há desequilíbrio no nível de glicose do sangue e podem até matar o filhote que fica tempo demais sem comer.
Você também pode oferecer petiscos ao seu filhotinho, desde que sem exageros. Evite dar alimentos de consumo humano para o cachorro e mantenha água limpa e fresca sempre à disposição.
Como dissemos anteriormente, é importante oferecer alimentos de qualidade e adequados à fase da vida do seu cachorro. Por isso, opte por rações específicas para filhote até que ele complete 12 meses, ração para adulto entre 1 e 6 ou 7 anos, e ração para cães idosos depois disso. Caso o seu Greyhound seja castrado em algum momento, você pode escolher uma ração específica para esse caso também.
Sempre faça a troca gradual dos alimentos oferecidos ao cachorro. Ao longo de uma semana, vá aumentando a quantidade da ração nova e diminuindo a quantidade da ração que não será mais oferecida. Assim você dá tempo ao seu cão para se adaptar e consegue observar qualquer mudança de comportamento ou reação indesejada, como alergias e diarreia, por exemplo.
Um cachorro tranquilo, calmo, muito educado e companheiro. É assim os tutores de cães da raça Greyhound costumam descrever seus peludinhos. Bastante apegados aos donos, e com predileção por estar próximo deles o máximo possível, o galgo inglês vai fazer tudo o que puder para agradar.
A inteligência da raça faz com que o Greyhound seja fácil de ensinar. Esse não costuma ser um cão bagunceiro, que apronta travessuras por tédio ou falta de atenção. Mas ele precisa de exercícios diários para se manter saudável e pode ficar muito deprimido se for deixado sozinho por várias horas. Leve isso em consideração ao optar pela raça.
De maneira geral, o reforço positivo é o mais recomendado para todos os cachorros. Com ele, você incentiva o cão a se comportar da maneira esperada com palavras afetuosas, carinho e eventualmente até alguns petiscos (mas sem exagerar).
No caso das raças mais sensíveis, como é o caso do Greyhound, é fundamental ser carinhoso e demonstrar afeto durante o adestramento. Esse é um cachorro inteligente e que gosta de agradar, então agredi-lo com palavras ou gestos é uma péssima ideia.
Muito provavelmente não. O galgo inglês tem tudo para ser sua melhor companhia nas tardes preguiçosas em frente à televisão. Bastante calmo, tranquilo e educado, ele não costuma destruir nada em casa, mas isso não significa que você não deva levá-lo para passear e se exercitar.
O Greyhound se dá bem com todos, crianças e outros animais. Seu temperamento dócil e amigável aflora diante de demonstrações de carinho e afeto, e sua tranquilidade pode ser muito boa inclusive para lidar com crianças menores.
Os filhotes de Greyhound tem uma grande variação de preço em função dos seus pais e avós. Como muitos desses cães ainda são utilizados como cachorros de corrida, o que é uma atividade que tende a dar bastante dinheiro para seus proprietários, a despeito dos cuidados com o animal, é possível encontrar filhotes que vão de R$ 1.000 até R$ 8.000.
Os Greyhounds utilizados como cachorros de corrida, infelizmente, têm um alto índice de abandono quando se machucam ou quando se tornam idosos e já não podem mais competir. Existem organizações por todo o mundo que promovem a conscientização sobre o assunto e ajudam a resgatar cachorros que foram abandonados nessas circunstâncias e que seriam sacrificados. Leve isso em consideração caso esteja pensando em se tornar o tutor de um cão dessa raça.