Vira LataVira-lata – Cobasi

Assinatura Cobasi 10%OFF em todos os produtos. Sem taxas. Clique.

Assinatura Cobasi 10%OFF Clique.

Imagem-perfil-raca

Sem Raça Definida - SDR

Vira Lata: cuidados, origem e curiosidades

Muito amor, carinho e fofura. Os cãezinhos sem raça definida (SRD), também conhecidos popularmente no Brasil como Vira Lata podem trazer muita alegria ao seu lar. Venha saber mais sobre a raça mais popular no Brasil.Saiba Mais
Tamanho
Imagem-tamanho-raca

-

Peso

-

Pelagem

As pelagens e cores podem ser as mais diversas possíveis, variando tons, estilos e comprimentos, não há nenhuma delimitação para definir os SRD.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

A origem do Vira Lata

Pode-se afirmar que o Vira Lata é o primeiro cachorro do mundo, já que todos eles são oriundos das raposas e dos lobos e aquela época não havia interferência humana nos cruzamentos. Acredita-se que os primeiros cachorros apareceram há 15 mil anos.

O nome Vira Lata foi difundido pois muitos cães sem raça definida acabavam por morar na rua e revirar latas para encontrar comidas, o que acabou sendo um pouco pejorativo. Atualmente, depois de muita luta dos criadores, os cachorros Vira Lata também são conhecidos como SRD (sem raça definida).

Características físicas do Vira Lata

Há uma enorme gama de possibilidades para os Vira Lata já que são considerados qualquer raça que possua uma mesclagem de outras raças. Para facilitar, existem algumas classificações informais que são:

1. Cães mestiços que possuem características fortes de 1 ou 2 raças que são reconhecíveis através de sua aparência.
2. Vira Lata que não possui qualquer semelhança com as raças já definidas pelo AKC e que possuem Pedigree.
3. Raças híbridas que são cruzamentos específicos de algumas raças, em geral de duas raças bastante conhecidas como é o caso do cruzamento de Labrador e Poodle, comumente chamado de “Labradoodle”.
4. Raças funcionais que são criadas a partir de cruzamentos específicos para algum tipo de trabalho.

As pelagens e cores podem ser as mais diversas possíveis, variando tons, estilos e comprimentos, não há nenhuma delimitação para definir os SRD. A mesma coisa acontece com o peso e tamanho dos Vira, que podem ser Vira Lata pequeno, Vira Lata de porte médio ou mesmo gigantes.

O comportamento do Vira Lata

Uma coisa bastante comum na personalidade do Vira Lata é seu afeto e carinho, especialmente com seus tutores. Mas é impossível definir uma personalidade fixa para o SRD, já que pode ser um cruzamento de tantos outros cãezinhos.

Quando se adota um Vira Lata filhote sua socialização costuma ser mais simples, apesar da lenda de que os SRD costumam ser mais desconfiados e inseguros por terem possivelmente passado por maus tratos, isso não passa de história.

Ao adotá-lo mais adulto pode ser que o SRD já tenha uma personalidade um pouco mais definida que possivelmente vai dificultar seu treinamento e adestramento, mas não é uma regra.

A saúde dos Vira Lata

Igual a qualquer outra raça com Pedigree, os Vira Lata precisam de cuidados básicos para evitar possíveis doenças e problemas que podem aparecer em qualquer cachorro. É de extrema importância manter sua vacinação em dia e leva-lo com regularidade a um veterinário.

Por não ter uma origem definida é difícil prever os cuidados necessários com os SRD, já que podem variar muito. De qualquer maneira os cuidados básicos são essenciais como a escovação dos dentes, escovação dos pelos, banhos regulares e tosas, se necessário. Além disso, é importante escolher a ração ideal para as necessidades do seu cachorrinho.

Não existe alguma predisposição conhecida especificamente para a raça, dependendo de cada animal. A mesma coisa acontece em relação a expectativa de vida do Vira Lata.
Imagem-raca-meio

Curiosidades sobre os Vira Lata

Um dos cachorros sem raça definida mais populares do Brasil é, sem dúvidas, a Estopinha, uma cadelinha muito fofa que virou febre na internet.

Algumas celebridades também são bastante ativos na luta para acabar com o preconceito em relação aos Vira Lata podemos citar como os mais importantes Luisa Mel, Sabrina Sato, Fiorella Mattheis e Cléo Pires.
Voltar ao topo