Boerboel: inteligente e muito amoroso

Saiba mais sobre o Boerboel

O Boerboel é um cachorro gigante, protetor e cheio de amor pela família. Sua expressão séria e intimidadora pode dar a impressão de que esse é um cão perigoso, mas isso só é verdade para quem ameaçar seus tutores.

Saiba Mais
Tamanho

55 a 70 cm

Peso

7 a 9 kg

Pelagem

Os pelos do Boerboel são curtinhos e muito macios. Todas as cores são admitidas, desde que sejam bem intensas.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

coleção

Origem do Boerboel

A origem do Boerboel é a África do Sul, e os especialistas acreditam que seu desenvolvimento esteja ligado à chegada dos holandeses que traziam consigo cachorros de diferentes raças para ajudar a guardar casas e fazendas.

Não se sabe ao certo todos os cães que foram envolvidos nesses esforços de criação, mas certamente os mastins estão entre eles, vide a enorme semelhança e pontos em comum que o Boerboel apresenta com a raça.

Apesar de ser um cachorro bastante antigo, o Boerboel só foi reconhecido pelo American Kennel Club em 2015, sendo que a Federação Cinológica Internacional ainda não o fez.

Tipos de Boerboel

Não existem diferentes variações do Boerboel, mas ele também pode ser chamado de Boerboel Africano ou Mastim Sul Africano, apesar de ele não ser reconhecido como um mastim pelas organizações que estudam as diversas raças de cães e suas origens.

Pelagem do Boerboel

O Boerboel tem o pelo curtinho e muito macio. Todas as cores são admitidas, desde que sejam intensas, ou seja, nada de tons pálidos. As cores mais comuns são o Boerboel preto, o marrom, o amarelo e o vermelho, sendo que o tigrado com todas essas cores de fundo também é admitido.

Cuidados com a pelagem do Boerboel

Por ter o pelo bem baixinho, os cuidados com a pelagem do Boerboel são bastante simples. Basta uma sessão semanal de escovação para remover peles mortas e fios soltos e pronto. Os banhos podem ser a cada três ou quatro semanas, dependendo da necessidade e do grau de sujeira do Boerboel.

img

Como cuidar do Boerboel

O Boerboel gigante é cheio de amor. Inteligente, divertido, brincalhão e até meio bobo, seus momentos mais felizes são ao lado da família, especialmente quando ele pode se fazer útil, ajudando a cuidar da casa, por exemplo.

Essa é uma raça muito forte e resistente, que adora agradar e por isso não é preciso repetir tantas vezes os mesmos comandos para que ele entenda o que o tutor quer. A questão é que o Boerboel tem um perfil dominante, então pode ser um pouco teimoso também.

O Boerboel é extremamente leal à sua família, sendo capaz de literalmente dar a sua vida por aqueles que ama. Seu papel como cão de guarda é muito bem executado, mas é preciso dosar esses instintos naturais para que ele não se torne rebelde ou agressivo.

O Boerboel é um cão forte e musculoso, que precisa ser corretamente socializado desde cedo e ao longo de toda a vida, para distinguir as ameaças reais das visitas e pessoas comuns, tornando a convivência com pessoas e animais diferentes a melhor possível.

As orelhas molinhas e caídas do Boerboel podem esconder excesso de umidade e sujeirinhas. Para evitar infecções provocadas por fungos e bactérias, é preciso mantê-las sempre secas e limpas, o que não deve ser restrito ao momento do banho.

Vacinação anual do Boerboel

O Boerboel, assim como todos os outros cachorros, sejam eles de raça ou não, precisam seguir um protocolo de vacinação que os mantenha protegidos de várias doenças graves que acometem os cães.

De maneira geral, a vacina múltipla (V8) e a polivalente (V10) são ministradas anualmente aos cães adultos para protegê-los de doenças como a cinomose, a parvovirose e a leptospirose. Há, ainda, a vacina contra a raiva, que além de ser muito grave para o cachorro também pode ser transmitida para seres humanos.

Existem várias outras vacinas que podem proteger o Boerboel em suas diferentes fases da vida. A melhor maneira de garantir que esse protocolo de vacinação esteja em dia é levar o cãozinho para consultas de rotina com o médico veterinário.

Assim, você ainda tem uma boa oportunidade de conversar e receber orientações e informações de qualidade de um profissional capacitado. Saiba mais sobre a importância de vacinar os cães todos os anos com o artigo que preparamos em nosso blog.

Vermífugos e antipulgas

O Boerboel é um cachorro relativamente tranquilo, mas isso não significa que não precise de passeios e brincadeiras para gastar sua energia e se manter equilibrado. Por isso, passeios em praças e parques, por exemplo, e até mesmo sua presença no quintal ou gramado de casa, serão frequentes na rotina de um tutor de cães dessa raça.

A melhor maneira de manter doenças parasitárias bem longe do seu cachorros é adotar o uso de vermífugos e antipulgas de maneira preventiva e regular. Existem diversos tipos de medicamentos, que variam de acordo com o porte, o peso e a idade do animal. Para saber qual é o mais indicado para o seu Boerboel, converse com o médico veterinário.

Cuidados com os filhotes de Boerboel

Se você já teve experiências com filhotes de cachorro antes, mesmo que de outras raças, sabe que há uma série de preparativos necessários para receber um cãozinho da melhor maneira possível.

Antes da chegada do filhote de Boerboel, você precisa organizar sua casa de maneira a deixar um cantinho separado para ele dormir, comer e fazer suas necessidades, sendo que esse último deve ser o mais afastado possível dos outros dois.

Também é recomendado que o cão tenha um espaço para ficar, mesmo que acordado, até entender quais são as regras da casa e o que você espera dele. Para ajudar na adaptação do seu filhotinho, você vai precisar de:

  • caminha ou colchonete;
  • cobertores e almofadas;
  • comedouro e bebedouro;
  • coleira, placa de identificação e guia para os passeios;
  • caixa ou bolsa de transporte;
  • tapete higiênico e produtos de limpeza adequados ao uso veterinário;
  • ração para cachorro e petiscos;
  • escova para desembaraçar e remover pelos mortos;
  • brinquedos.

A escolha da ração deve ser feita com base na idade e no peso do animal. As rações para filhote possuem nutrientes específicos para essa fase da vida, em que o cãozinho está se desenvolvendo e fortalecendo seus ossos e articulações. Na vida adulta, os nutrientes são outros, então é importante fazer essa transição de maneira adequada.

Passeios dos filhotes de Boerboel

Até que o filhote de Boerboel esteja vacinado com as primeiras doses obrigatórias, ele não deve passear na rua, ter contato direto com o chão ou com outros animais. As vacinas obrigatórias são:

  • 60 dias de vida: 1ª dose da vacina V10 ou V8;
  • Entre 81 e 90 dias de vida: 2ª dose da V10 ou V8;
  • Entre 111 e 120 dias de vida: 3ª dose da V10 e a dose única da antirrábica.

Durante esse período as visitas ao médico veterinário precisam ser feitas no colo do tutor, dentro de uma bolsa ou caixa de transporte. De maneira geral, os veterinários liberam os filhotes para passeios na rua 10 dias depois da última dose das vacinas, mas é importante confirmar essa orientação com o profissional escolhido para fazer o acompanhamento do filhote.

Como alimentar um filhote de Boerboel

Os filhotes de cachorro são desmamados entre 6 e 8 semanas de vida iniciando logo depois uma alimentação baseada em ração, seja ela seca ou úmida. Seja qual for a sua escolha para alimentação do seu filhote de Boerboel, recomendamos que faça isso optando pelas marcas e fabricantes que oferecem alimentos específicos para as necessidades da raça e idade.

A quantidade indicada na embalagem é uma boa referência para você saber quanta comida o filhote vai ingerir por dia. Pegue a quantidade total e distribua em 4 ou 5 refeições — assim, você garante que eles consigam repor as energias.

Além disso, previne as temidas crises de hipoglicemia, que acontecem quando há desequilíbrio no nível de glicose do sangue e podem até matar o filhote que fica tempo demais sem comer.

Você também pode oferecer petiscos ao seu filhotinho, desde que sem exageros. Evite dar alimentos de consumo humano para o cachorro e mantenha água limpa e fresca sempre à disposição.

Qual a melhor ração para Boerboel

Como dissemos anteriormente, é importante oferecer alimentos de qualidade e adequados à fase da vida do seu cachorro. Por isso, opte por rações específicas para filhote até que ele complete 12 meses.

Ração para adulto entre 1 e 6 ou 7 anos, e ração para cães idosos depois disso. Caso o seu Boerboel seja castrado em algum momento, você pode escolher uma ração específica para esse caso também.

Sempre faça a troca gradual dos alimentos oferecidos ao cachorro. Ao longo de uma semana, vá aumentando a quantidade da ração nova e diminuindo a quantidade da ração que não será mais oferecida.

Assim você dá tempo ao seu cão para se adaptar e consegue observar qualquer mudança de comportamento ou reação indesejada, como alergias e diarreia, por exemplo.

Personalidade e comportamento

O Boerboel é um gigante gentil e carinhoso com sua família, que gosta e precisa ser incluído na rotina da casa para se sentir feliz e realizado. Por outro lado, seu instinto protetor é muito presente, já que esse cão está pronto para dar a vida pelos seus tutores a qualquer momento, e sem pensar duas vezes.

Para chegar a um meio termo entre os dois comportamentos, o ideal é fazer uma socialização intensa desde que ele ainda é um filhote, assim como investir em um adestramento profissional.

Não é que o Boerboel seja difícil de ensinar: ele é muito inteligente e vai entender perfeitamente o que você quer dele. Mas seu caráter dominador pode fazer com que ele prefira fazer as coisas de outra maneira, do seu próprio jeito.

Como adestrar um Boerboel

Quando falamos em cães de guarda como o Boerboel, é preciso calibrar o sentimento de proteção que esses cachorros têm tão naturalmente dentro de si para evitar que se tornem agressivos, mandões e teimosos.

O adestramento profissional, com foco em reforço positivo, pode ser uma boa maneira de ensinar ao Boerboel o que você espera dele e quais são as regras da casa. Não seja duro demais e jamais agrida o cachorro, nem com palavras e muito menos fisicamente.

O Boerboel vai destruir a casa?

A não ser que você more em um apartamento enorme, capaz de comportar o Boerboel sem problemas, essa é uma raça para quintais e áreas externas. Seu tamanho por si só pode provocar alguns estragos ao se locomover e correr, então é preciso ter isso em mente ao decidir trazer um Boerboel para a família.

Fora isso, o que costuma ativar comportamentos destrutivos é a falta de exercícios físicos, de atenção e interação com os tutores. Se você fornecer tudo isso para o seu Boerboel em quantidades e frequência adequadas, não deve ter problemas.

O Boerboel é um bom cachorro para crianças?

Sim, apesar do tamanho gigantesco o Boerboel é muito paciente com crianças e gosta da companhia e das brincadeiras com ela. Mas é preciso tomar cuidado com o comportamento do Boerboel pois ele pode facilmente perder a noção do seu peso e machucar alguém sem querer.

Por mais que seja engraçado e divertido um filhotinho pulando no seu colo ou deitando sobre você, pense que o Boerboel pode atingir até 70 kg na idade adulta. Se esses hábitos não forem corrigidos desde cedo, depois pode ser bastante complicado.

As crianças devem ser sempre orientadas a tratar o animal com carinho e respeito, para que ele possa tratá-las da mesma maneira.

Qual o preço de um filhote de Boerboel?

Se você chegou até aqui e está certo de que o Boerboel tem tudo o que você procura em um companheiro peludo, deve estar pensando sobre quanto custa um filhotinho da raça.

Ainda que existam variações de preço nas diferentes regiões do país, é possível encontrar cãezinhos por valores que vão de R$ 2.000 a R$ 6.000, dependendo das características dos pais e dos avós.

Antes de fechar negócio, pesquise sobre o criador, solicite informações sobre como são criados os filhotes, peça para ver fotos e vídeos dos pais e de ninhadas anteriores e faça uma visita, sempre que for possível.

Se conseguir, você pode conversar também com outras pessoas que já tenham adquirido seus filhotinhos no lugar onde você pretende encontrar o seu melhor amigo.

Voltar ao topo