Airedale Terrier: valente e esperto

Saiba mais sobre o Airedale Terrier

Considerado o maior dos Terriers, o Airedale Terrier é um cão ativo, inteligente e companheiro, do tipo que gosta de participar de todas as atividades ao lado do tutor, especialmente se for ao ar livre. Também é conhecido como o Rei dos Terriers. Saiba Mais
Tamanho

56 a 61 cm

Peso

20 a 24 kg

Pelagem

Pelos duros, densos e de arame. Os fios, não muito longos, cobrem o corpo e as pernas e podem ser encaracolados ou apenas ondulados. A parte superior do corpo, do pescoço e da cauda são pretas ou grisalhas. Todo o restante do corpo é castanho.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

Coleção

Origem do Airedale Terrier

Nativo da Grã-Bretanha, especificamente do condado de Yorkshire, o Airedale Terrier era muito utilizado como cão de rastreamento e caça. Corajoso e determinado, entrava em tocas e outros locais difíceis atrás da presa e só saía de lá com ela, motivo pelo qual passou a acompanhar permanentemente os caçadores e a matilha.

Graças ao seu faro impressionante e por ser um cão muito resistente, também foi bastante usado durante a Primeira Guerra Mundial para localizar soldados feridos e levar mensagens de um batalhão a outro.

Há indícios de que o Airedale Terrier tenha surgido a partir do cruzamento de raças já extintas, como o Black and Tan Terrier e o Otterhound, além do Terrier Irlandês e do Bedlington Terrier, que eram bastante comuns na região.

O Airedale Terrier foi reconhecido pelo American Kennel Club em 1888.

Tipos de Airedale Terrier

O Airedale Terrier faz parte do grupo dos Terriers, que inclui várias outras raças como o Bull Terrier , que compartilham características físicas e comportamentais. Entre elas, podemos citar a destreza, a bravura, a inteligência e as habilidades de caça, principal aspecto pelo qual esse grupo de cães surgiu e se propagou pelo mundo, se tornando companheiros fundamentais dos seres humanos.

Cada uma dessas raças tem suas próprias características de pelagem e cor, peso e altura. Dentro da raça Airedale Terrier em si, não existem variações.

Pelagem do Airedale Terrier

O pelo do Airedale Terrier é duro, denso e de arame. Deitado sobre o corpo do cão, reto e fechado, sobre uniformemente todas as áreas, inclusive as patas. O pelo de cobertura é rígido, e o subpelo é macio e um pouco mais curto. Os pelos de cobertura podem ser encaracolados ou ondulados.

A cor do Airedale Terrier é muito característica: a parte superior do tronco, chamada de sela, tem pelos pretos ou grisalhos, bem como a parte superior do pescoço e a cauda. Todo o restante do corpo é castanho.

As orelhas do Airedale Terrier podem ser castanho escuro, e nas laterais do crânio e em torno do pescoço é permitido haver sombreamento.

Cuidados com a pelagem do Airedale Terrier

Os banhos podem ser dados uma vez por mês, e é preciso atenção redobrada para garantir que estejam bem secos. As escovações devem ser semanais, ou duas vezes por semana, para remover fios soltos, pele morta e desfazer nós e emaranhados que são incômodos e dolorosos para o cachorro .

A tosa do Airedale Terrier deve ser feita somente por um especialista, tanto para manter o padrão da raça quanto para preservar sua saúde, evitando feridas e machucados na pele por cortes errados.

Como cuidar do Airedale Terrier

O Airedale Terrier é um cão esperto, destemido e muito obstinado, o que pode ser facilmente confundido com teimosia. Ele é leal aos seus tutores e vai assumir o posto de cão de guarda da casa com naturalidade, mas pode ser desafiador para os tutores inexperientes ou de primeira viagem ao não aceitar comandos com os quais não concorda ou que não façam sentido para ele.

Os tutores de um Airedale Terrier precisam proporcionar atividades e estímulos físicos e intelectuais para esse cão com frequência e devem investir desde cedo em socialização e adestramento para evitar que ele se torne resistente a cooperar com as regras da casa.

Os dentes precisam ser escovados com regularidade, assim como as unhas precisam ser aparadas caso não ocorra desgaste natural.

Vacinação anual do Airedale Terrier

O Airedale Terrier precisa receber, anualmente, doses das vacinas obrigatórias que protegem contra as principais doenças graves que acometem os cachorros, como a leptospirose, a cinomose e a parvovirose.

A vacina múltipla, chamada de V8, e a polivalente, chamada de V10, garantem proteção contra essas e outras doenças que podem se tornar graves e até fatais para os cachorros.

Além delas, a vacina contra a raiva também é imprescindível para manter o cão saudável, especialmente porque essa é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida para seres humanos.

Existem outras vacinas que podem manter o Airedale Terrier e todos os outros cachorros, de raça ou não, livres de doenças. Consulte um médico veterinário para conhecer os protocolos de vacinação e mantenha o cãozinho seguro.

Vermífugos e antipulgas

O Airedale Terrier é um cachorro cheio de energia, que precisa de atividades físicas constantes e regulares para se manter bem e saudável. Por isso, passeios em praças e parques, por exemplo, serão frequentes na rotina de um tutor de cães dessa raça.

A melhor maneira de manter doenças parasitárias bem longe do seu cão é adotar o uso de vermífugos e antipulgas de maneira preventiva e regular, especialmente por conta do grande volume de pelos que podem esconder esses passageiros indesejáveis durante um bom tempo até que sejam notados. Existem diversos tipos de medicamentos, que variam de acordo com o porte, o peso e a idade do animal. Para saber qual é o mais indicado para o seu Airedale Terrier, converse com o médico veterinário.

Cuidados com os filhotes de Airedale Terrier

Se você já teve experiências com filhotes de cachorro antes, mesmo que de outras raças, sabe que organizar e preparar a casa para a chegada dos peludinhos é fundamental para que a adaptação seja a melhor possível.

É preciso definir com antecedência onde o filhote irá dormir, onde ficará seu bebedouro e comedouro e onde ele fará suas necessidades fisiológicas. É muito importante que o banheirinho do cachorro seja o mais distante possível dos outros dois espaços para evitar bagunça e também a contaminação dos alimentos.

Para ajudar na adaptação do seu filhotinho, você vai precisar de caminha ou colchonete, casinha para o exterior, abrigada do sol e da chuva, comedouro e bebedouro, coleira, placa de identificação e guia para os passeios, tapete higiênico e produtos de limpeza adequados ao uso veterinário, ração e petiscos, escova para remover pelos mortos e muitos brinquedos.

A escolha da ração para o Airedale Terrier deve ser feita com base na idade e no peso do animal. Opte sempre por rações adequadas para filhotes até que ele complete 12 meses de vida, pois os nutrientes necessários para fortalecer os ossos e as articulações são diferentes daqueles requeridos na idade adulta.

Passeios com o Airedale Terrier

Até que o filhote de Airedale Terrier esteja vacinado com as primeiras doses obrigatórias, ele não deve passear na rua, ter contato direto com o chão ou com outros animais. As vacinas obrigatórias são:

- 60 dias de vida: 1ª dose da vacina V10 ou V8;

- Entre 81 e 90 dias de vida: 2ª dose da V10 ou V8;

- Entre 111 e 120 dias de vida: 3ª dose da V10 e a dose única da antirrábica.

Durante esse período as visitas ao médico veterinário precisam ser feitas no colo do tutor, dentro de uma bolsa ou caixa de transporte. De maneira geral, os veterinários liberam os filhotes para passeios na rua 10 dias depois da última dose das vacinas, mas é importante confirmar essa orientação com o profissional escolhido para fazer o acompanhamento do filhote.

Como alimentar um filhote de Airedale Terrier

O Airedale Terrier, assim como todos os filhotes de cachorro de maneira geral, são desmamados após a sexta ou oitava semana de vida e, depois disso, passam a ser alimentados com ração. É fundamental que esse alimento seja próprio para filhotes, tanto no caso da ração seca quanto da ração úmida.

A embalagem da ração traz uma média de consumo diário de acordo com o peso do cachorro. Para evitar que o cãozinho tenha crises de hipoglicemia, que acontecem quando há desequilíbrio nos níveis de glicose no sangue, o ideal é dividir o volume diário em 4 ou 5 refeições.

Você também pode oferecer petiscos ao seu filhotinho, desde que sem exageros. Evite dar alimentos de consumo humano para o cachorro e mantenha água limpa e fresca sempre à disposição.

Qual a melhor ração para Airedale Terrier

O Airedale Terrier pode consumir todo tipo de alimento próprio para cachorros, desde que adequados à sua idade e fase da vida em que está. Por isso, ofereça alimentos para filhote até que ele tenha 12 meses de idade completos, ração para adultos entre 1 e 6 ou 7 anos de idade, e para cães sênior depois disso. Caso o seu cachorro seja castrado em algum momento, você pode escolher uma ração específica para esse caso também.

Sempre faça a troca gradual dos alimentos oferecidos ao cachorro. Ao longo de uma semana, vá aumentando a quantidade da ração nova e diminuindo a quantidade da ração que não será mais oferecida. Assim você dá tempo ao seu cão para se adaptar e consegue observar qualquer mudança de comportamento ou reação indesejada, como alergias e diarreia, por exemplo.

Personalidade e Comportamento

O Airedale Terrier tende a ser um cão ativo, sempre pronto para alguma atividade, especialmente se for ao ar livre. Ao mesmo tempo em que é afetuoso e leal aos seus tutores, é independente e pode ser um pouco teimoso e resistente a aceitar comandos se não for ensinado desde filhote a agir diferente.

Por ser um pouco territorialista, vai assumir a guarda da casa e alertar quanto a pessoas e animais estranhos, mas não necessariamente irá atacar. Sua convivência com outros pets pode ser positiva desde que iniciada quando filhote, do contrário pode ser bastante difícil.

Como adestrar um Airedale Terrier

O adestramento profissional e as técnicas de reforço positivo são bem adequados a essa raça. O Airedale Terrier é inteligente e precisa enxergar um objetivo claro no que está aprendendo para não se tornar teimoso nem resistir aos comandos que estão sendo passados.

Seu faro é excepcional, então brincadeiras de esconder petiscos e brinquedos ajudar a estimular tanto o corpo quanto a mente do cachorro, colaborando para que ele se mantenha equilibrado e tranquilo.

Sessões longas e repetitivas demais farão com que ele perca o interesse rapidamente. Por isso, o melhor é investir em vários momentos curtos durante o dia, para reforçar a aprendizagem de truques e especialmente da obediência.

O Airedale Terrier vai destruir a casa?

Pode acontecer, sim, se ele for deixado por longos períodos sozinho e especialmente se não uma rotina de passeios e exercícios não for criada desde filhote. Apesar de independente, esse cão é apegado aos tutores e não foi feito para ficar em casa sem a presença de ninguém.

O Airedale Terrier late muito?

Pode sim, latir em excesso se estiver entediado e sozinho há muito tempo, e também se não for corretamente socializado, compreendendo que existem outras pessoas e animais que fazem parte do mesmo mundo que ele.

Isso pode ser corrigido, mas precisa ser feito o quanto antes para que não se torne um hábito desagradável e incômodo, especialmente para os vizinhos.

O Airedale Terrier é um bom cachorro para crianças?

Nem bom demais, nem de menos. O Airedale Terrier vai se adaptar à configuração familiar em que for inserido, cuidando das crianças da casa com o mesmo zelo com que trata os adultos. Por ter bastante energia, as crianças maiores tendem a desfrutar mais da companhia de um Airedale Terrier do que as pequenas.

É preciso, no entanto, ficar sempre atento a toda e qualquer interação entre eles, e educar tanto as crianças quanto o cão para que se respeitem mutuamente.

Qual o preço de um filhote de Airedale Terrier?

Se você está pensando em trazer um Airedale Terrier filhote para casa, saiba que esses cãezinhos podem custar entre R$ 1.000 e R$ 3.000, dependendo da região do país e das características dos pais e avós da ninhada.

Antes de fechar negócio, pesquise sobre o criador, solicite informações sobre como são criados os filhotes, peça para ver fotos e vídeos dos pais e de ninhadas anteriores e faça uma visita, sempre que for possível. Se conseguir, você pode conversar também com outras pessoas que já tenham adquirido seus filhotinhos no lugar onde você pretende encontrar o seu melhor amigo.

Voltar ao topo