Assinantes Cobasi ganham + 10% OFF em todo site. Eu quero!

Assinantes ganham + 10%OFF Clique!

Imagem-perfil-raca

Birmanês

Gato Birmanês: cuidados, origem e curiosidades

Muito apegado aos seus pais humanos, mas pouco sociável com estranhos, os gatos da raça Birmanês são bichanos fofos e carinhosos que adoram companhia. Venha conhecer mais sobre eles aqui.Saiba Mais
Tamanho

50cm e 60cm

Peso

5kg a 7kg

Pelagem

Sua pelagem mais curta, porém, muito sedosa é uma das principais características da raça desde quando é um pequeno filhote de Birmanês. Seus pelos chegam a brilhar e as principais variedades de cores são o Birmanês preto, dourado, cinza e azul.

Característica
  • Disposição para atividades

  • Intelecto e memória

  • Amor ao tutor

  • Tendencia a Miar

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

vtex

A origem do Birmanês

Assim como a maioria das raças, o gato Birmanês ou Sagrado da Birmânia, como também é conhecido, sua origem é indefinida e cheia de teorias e lendas.

O que se sabe, com certeza, é que eram gatos criados em templos budistas e mosteiros na Ásia, especialmente na Birmânia, onde hoje fica Mianmar. Algumas teorias dizem que ele foi o único sobrevivente felino de uma embarcação que saiu do país até a França.

Por sua popularidade ter crescido na França, associam sua origem com a França, onde ele foi procriado no início do século XX e se popularizou.

Características físicas do Birmanês

O gato Birmanês possui um porte médio e pode chegar a pesar até 7kg quando adulto, com um corpinho bastante compacto, porém musculoso e com uma cauda semi-longa que se afina na ponta.

Os pelos mais curtos, porém, muito sedosos são uma das principais características da raça desde quando é um pequeno filhote de Birmanês. Seus pelos chegam a brilhar e as principais variedades de cores são o Birmanês preto, dourado, cinza e azul.

Agora a característica mais marcante e fofinha desse bichano é que ele possui as 4 patinhas totalmente brancas, independente da sua cor, é como se fossem luvinhas e botinhas para os bichanos. É ou não é fofo demais?

O comportamento do Birmanês

Esse gatinho geralmente se apega a uma única pessoa e pode ser um pouco possessivo em relação ao seu tutor, mas nunca agressivo. É bastante territorialista e não gosta de mudanças de ambientes.

Possuem bastante energia e costumam ser agradáveis com crianças, sendo bastante estimulados a brincadeiras e truques, podem ter uma vida longa e chegar a viver até 16 anos. São muito inteligentes, e um pouco teimosos, por isso o gato Birmanês só aprende quando é estimulado pela família com quem convive.

A saúde dos Birmanês

Por ser bastante apegado a seus tutores, esse bichano precisa de muita atenção de seus donos, bastante carinho e brincadeiras. Caso ele fique muito sozinho pode acabar ficando triste e chegar até a desenvolver depressão.

Sua pelagem é de fácil cuidado, bastando uma escovação semanal para manter os pelos sempre brilhantes e sedosos.

Os gatos da raça Birmanês podem sofrer de algumas doenças genéticas como imunodeficiência, que aumenta o risco de infecções, e uma degeneração do sistema nervoso que pode provocar fraqueza nos membros.

Por isso, é importante manter-se atento ao comportamento do seu bichinho e leva-lo regularmente ao veterinário de sua confiança. A expectativa de vida média do gato Birmanês é de 16 anos.
img meio

Curiosidades sobre os Birmanês

Os gatos da raça Birmanês, em especial o gato Birmanês preto é muito popular no mundo inteiro. A raça é considerada uma das 10 mais populares do mundo!
Voltar ao topo