falxaTopPage
falxaTopPageMobile
Imagem-perfil-raca

Chow chow

Chow Chow: cuidados, origem e curiosidades

O cachorro que parece um leão de língua azul é extremamente independente e reservado. Mas também gosta de atenção e brincadeiras mais tranquilas. Vem conhecer mais sobre o cachorro da nobreza asiática. Descubra tudo sobre Chow Chow aqui.Saiba Mais
Tamanho
Imagem-tamanho-raca

45cm - 55cm

Peso

20kg - 35kg

Pelagem

A pelagem desses cãezinhos são para proteger do frio, com pelos e subpelos bastante grossos, o que pode ser um problema de adaptação aqui no Brasil. Os tutores costumam fazer tosas e deixar os pelos menores para prevenir do calor, mas é importante que as tosas sejam feitas sempre com tesouras ao invés das máquinas.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

A origem do Chow Chow

Alguns dos registros mais antigos desse cãozinho datam de 200 a.C. na China, mas especialistas acreditam que sua ancestralidade pode ser ainda mais antiga, vindo da Mongólia e da Sibéria e só depois teria ido para a China. Com o visual exótico, os cachorros da raça Chow Chow costumavam ser adotado pelos camponeses que o utilizavam como cão de guarda e de tração. Também foi bastante utilizado nas famosas rinhas de cachorros, que felizmente foram proibidas.

Características físicas do Chow Chow

Com seus pelos que lembram leões e sua língua azul, o Chow Chow é um cão bastante exótico de porte grande. Seu corpo possui um quadril mais largo e por isso ele costuma andar “rebolando”, demonstrando ainda mais sua nobreza e elegância. O tamanho do Chow Chow varia entre 45cm e 55cm, podendo chegar a pesar 35kg – muito do peso é atribuído aos próprios pelos que são grandes e densos e exigem bastante cuidados.

Comportamento do Chow Chow

Sua elegância e estilo não deixam enganar, ele realmente é um cachorro muito independente com traços da nobreza asiática. Muito calmos e reservados, o temperamento do Chow Chow é muito tranquilo. Ele não exige tanta atenção do seu dono e gosta de ter o seu próprio espaço.

É claro que ele também adora brincadeiras, mas não espere dele pulos de alegria quando chegar em casa. Eles não costumam demonstrar tanto afeto quanto outras raças que tem mais apego aos seus tutores.

São bastante territorialistas, por isso algumas pessoas acreditam que o Chow Chow seja bravo, mas ele na verdade é apenas um pouco antissocial. De qualquer maneira, assim como as outras raças um processo calmo e tranquilo de socialização pode mudar esse comportamento mais agressivo com os estranhos.

Quando filhotes, os filhotes Chow Chow têm mais energia e precisam fazer mais atividades para gastar, ao ficar adulto, ele acaba ficando mais quietinho. Mas ainda assim é preciso leva-lo para caminhadas para evitar atrofiamento dos músculos e sobrepeso.

Por serem mais reservados e independentes, os cachorros dessa raça não costumam brincar muito com crianças e com estranhos. Gostam mesmo é de ficar tranquilos em seu cantinho.

A saúde do Chow Chow

Os machos e as fêmeas Chow Chow costumam ser bastante saudáveis, mas como todos os outros precisam de alguns cuidados especiais. O principal deles é relacionado a pele e sua pelagem, é preciso dar banhos e fazer tosas semanais ou no máximo quinzenais, lembrando sempre de secar muito bem sua pele para evitar fungos.

Quando ficam mais velhinhos podem ter uma tendência a displasia coxofemoral, muito comum em cachorros de porte médio, por isso, lembre-se de sempre fazer exames rotineiros e levá-lo a um veterinário de confiança para que ele tenha uma vida longa e feliz. Os cães Chow Chow costumam viver até os 15 anos.

Curiosidades sobre o Chow Chow

Uma das principais curiosidades sobre esse cachorrinho é sua língua azul, mas o que poucos sabem é que o filhote de Chow Chow não nasce com a língua azulada. A cor começa a aparecer apenas na oitava semana de vida, e é um indicativo de que a raça é, ou não, pura.

Além de já ter sido adotado por um presidente dos Estados Unidos e uma rainha da Inglaterra, eles também conquistaram o mundo da música. Quem adotou um Chow Chowdurante sua vida e foi seu companheiro durante muitos anos foi o astro do rock, Elvis Presley.

Voltar ao topo