Assinantes Cobasi ganham + 10% OFF em todo site. Eu quero!

Assinantes ganham + 10%OFF Clique!

Imagem-perfil-raca

Cane Corso

O Cane Corso: cuidados, origem e curiosidades

Grande e amável. A raça de cachorro Cane Corso é um querido com a família e com as crianças. Descubra mais sobre a raça italiana que vai conquistar seu coração aqui na Cobasi.Saiba Mais
Tamanho
Imagem-tamanho-raca

60cm a 68cm

Peso

45kg - 50kg

Pelagem

Sua pelagem é curta e dura, mas muito brilhante, e não possui tendência a queda de pelos, por isso uma escovação semanal é mais que suficiente. As cores do Cane Corso são: preto, azul, fulvo e tigrado. São mais comuns os cachorros com pelo de uma única cor.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

coleção vtex

A origem do Cane Corso

Vindo da Itália, a raça Cane Corso é um descendente direto do Canis Pugnax, antigos cães de guerra na Roma Antiga, e ele também foi utilizado com esse propósito pelos italianos.

Por ser uma raça antiga não se possui documentações precisas sobre a origem da raça, mas no século XVI já encontramos registros de italianos utilizando o Cane Corso como cão de fazenda, ajudando no pastoreio e na segurança da propriedade. Até os dias de hoje, a raça é muito utilizada como cão de guarda.

Características físicas do Cane Corso

Grande, robusto e musculoso, assim é o cachorro Cane Corso, é um cão do tipo Molosso de grande porte que chegam a altura dos 68cm e podem chegar a pesar 50kg, mas sem perder o corpo atlético que é seu característico.

Sua pelagem é curta e dura, mas muito brilhante, e não possui tendência a queda de pelos, por isso uma escovação semanal é mais que suficiente. As cores do Cane Corso são: preto, azul, fulvo e tigrado. São mais comuns os cachorros com pelo de uma única cor.

O comportamento do Cane Corso

Criado para ajudar nas guerras e como cão de guarda, é de se esperar que esse cachorro tenha um comportamento agressivo, mas isso não é verdade quando estamos falando do temperamento do Cane Corso.

Ele é um grandão que adora agradar seus humanos, por isso quando adestrado e socializado, é o melhor amigo de toda a sua família. E ele é um pouco ciumento também! Costuma estranhar visitas e pessoas desconhecidas, por isso é muito importante que o Cane Corso filhote seja educado.

Seu porte pede para que ele tenha espaço para brincar e correr, por isso não é um cachorro para se ter em apartamento, ele pode ficar angustiado e triste e acabar destruindo sua casa. É, no entanto, um ótimo companheiro para crianças. A raça ama crianças, e as crianças os amam de volta!

A saúde do Cane Corso

Um dos únicos problemas de saúde que o Cane Corso possui pré-disposição é a displasia de quadril e de cotovelos. Caso perceba alguma mudança no jeito de andar do seu pet, consulte um veterinário rapidamente.

Nos demais quesitos, costuma ser um cachorro muito saudável e que não precisa de grandes cuidados com a sua saúde. Basta uma escovação semanal ou quinzenal nos pelos para mantê-los brilhantes e banhos quando for necessário. É um cãozinho (ou cãozão!) com saúde de ferro.

Imagem-raca-meio

Curiosidades sobre o Cane Corso

A raça quase desapareceu na época das Guerras, e no seu país de origem, a Itália, a raça é raramente encontrada. Foi salva por admiradores que levaram o Cane Corso para outros países.

No Brasil, a raça possui uma história curiosa. O Cane Corso surgiu no Brasil a partir de 1997, quando o apresentador Fausto Silva trouxe alguns exemplares da raça diretamente da Itália e começou a cria-los.

Voltar ao topo