Assinatura Cobasi 10%OFF em todos os produtos. Sem taxas. Clique.

Assinatura Cobasi 10%OFF Clique.

Imagem-perfil-raca

Whippet

Whippet: cuidados, origem e curiosidades

Um cãozinho extremamente sensível, física e mentalmente, que adora companhia humana e se enrolar para descansar em espaços confortáveis e fofinhos. A raça Whippet é uma das rápidas entre todos os cães, além de inteligentes e obedientes. Conheça mais sobre a raça aqui na Cobasi.Saiba Mais
Tamanho
Imagem-tamanho-raca

44 a 51 cm

Peso

10kg - 12kg

Pelagem

Sua pelagem é curta e bastante fina, o que exige apenas os cuidados básicos como escovação semanal. É aceito pelo AKC em todas as variações de cores que podem ser bastante diversas.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

vtex

A origem do Whippet

A raça foi criada na Inglaterra, e era um exímio caçador de coelhos. Seus criadores logo perceberam que ele gostava de correr e por isso começaram a utilizá-lo em corridas informais, mas apenas durante a Revolução Industrial é que a raça ganhou força.

O cachorro Whippet ficou conhecido como “cavalo de corrida do pobre” por ser comumente criado por donos humildes, em geral mineradores que o levaram para a cidades grandes quando houve o êxodo rural.

Foi apenas e m 1888 quando foi reconhecido pelo AKC que a raça começou a ganhar um pouco de destaque. Foi cruzado com Greyhound, mais conhecida como Galgo Inglês, o que acabou refinando ainda mais o seu visual. Hoje pode ser considerado o galgo mais popular do mundo.

Características físicas do Whippet

Sua elegância e porte magro e musculoso é a principal característica do Whippet, que foi desenvolvido para a corrida em velocidade e para o trabalho. É um cachorro de porte médio com corpo muito bem definido.

Seu pelo é curto e bastante fino, o que exige apenas os cuidados básicos como escovação semanal. É aceito pelo AKC em todas as variações de cores que podem ser bastante diversas.

O tamanho do Whippet pode variar entre 44cm e 51cm, com peso entre 10kg e 12kg já que apesar de ter um tamanho considerável é um cão bastante magro e frágil.

O comportamento do Whippet

É uma raça muito sensível que não pode ter um tratamento ou punições severas. Totalmente devoto a sua família e muito amável com crianças é um ótimo cão de companhia que se satisfaz com duas coisas: correr e estar com seus tutores.

A personalidade do Whippet é muito afável, são muito conhecidos por sua obediência e inteligência, além de possuírem uma ótima memória. Adoram brincar com a família e com as crianças, porém não é muito sociável com os gatos.

Se você está considerando adotar um Whippet em apartamento pode ficar tranquilo pois ele se dá bem com espaços pequenos desde que tenha a atenção de sua família e que seja levado para praticar exercícios com frequência. E correr, é claro.

A saúde dos Whippet

Para mantê-lo feliz e saudável é preciso leva-lo para passear pelo menos por 30 minutos diários, então se você não tem tanto tempo disponível reconsidere a ideia de ter um cachorro dessa raça.

Seu corpo é bastante sensível ao frio e a chuva, então procure mantê-lo sempre em climas mais amenos e agradáveis. Quando chegar o frio é bom investir em uma roupinha de inverno para mantê-lo quente já que desde cedo o Whippet filhote costuma sentir muito frio.

Assim como as demais raças possuem pré-disposição a algumas doenças, as principais são doenças dermatológicas, cardíacas, endócrinas e oculares. Lembre-se de levar seu pet regularmente a uma visita ao veterinário para garantir uma longa e saudável vida que pode chegar aos 15 anos.
Imagem-raca-meio

Curiosidades sobre os Whippet

É uma das raças mais rápidas do mundo, em uma corrida o Whippet pode chegar até a 65km/h! Dá pra acreditar?

O seu nome vem de sua aparência, já que Whip, em inglês, significa chicote e se assemelha a sua aparência e velocidade quando ele está correndo que é uma das coisas que esse cãozinho mais ama fazer. Depois de dar atenção para seus humanos, é claro.
Voltar ao topo