Assinatura Cobasi 10%OFF em todos os produtos. Sem taxas. Clique.

Assinatura Cobasi 10%OFF Clique.

Imagem-perfil-raca

Shih Tzu

Shih Tzu: cuidados, origem e curiosidades

Esse cãozinho fofo é uma das principais raças para se ter em espaços pequenos, como um apartamento, por não precisar de muito espaço e nem de atividades físicas exageradas. E ah, ele adora uma companhia e entristece quando está sozinho. Venha descobrir mais sobre a raça Shih Tzu.Saiba Mais
Tamanho
Imagem-tamanho-raca

30 cm

Peso

6kg - 10kg

Pelagem

Os Shih Tzu possuem pelos longos no topo do corpo e pelos mais densos na parte debaixo, a variedade de cores de sua pelagem é extensa sendo os tons de preto, branco e marrom os mais comuns.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

vtex coleção

A origem do Shih Tzu

As primeiras documentações sobre a raça de cachorro Shih Tzu datam de 624 a.C. no Tibete, mas infelizmente sua origem se perdeu através das lendas. O que se sabe atualmente é que na China ele foi criado como mascote imperial.

O nome Shih Tzu significa “cão leão que nunca desiste”, e eles viviam como verdadeiros membros da família imperial, vivendo luxuosamente e cheios de cuidados.

Durante a invasão chinesa, a raça quase foi extinta, mas se salvou graças a migração e aos criadores ingleses que também os adoravam.

Características físicas do Shih Tzu

Os Shih Tzu possuem pelos longos no topo do corpo e pelos mais densos na parte debaixo, a variedade de cores de sua pelagem é extensa sendo os tons de preto, branco e marrom os mais comuns.

São cachorros de pequeno porte com uma carinha muito amável. São muito frágeis e não possuem muita força muscular, por isso é importante que eles façam exercícios moderados como caminhadas, evitando a exposição a temperaturas muito altas ou muito baixas.

Seu tamanho pode chegar a 30cm, pesando entre 6kg e 10kg, e precisam de bastante atenção para evitar o sedentarismo e obesidade.

O comportamento do Shih Tzu

Assim como seu semblante, os cães da raça Shih Tzu são muito amáveis e carinhosos, adoram receber atenção, ficar no colo e fazer companhia para seus donos. Eles ficam muito tristes quando estão sozinhos, por isso se está pensando em adotar um cãozinho dessa raça é importante saber que eles precisam ser envolvidos em sua rotina.

Apesar de não serem muito ativos fisicamente, precisam fazer atividades físicas e adoram brincar, esses cuidados são essenciais para evitar o sedentarismo dos cãezinhos e possibilitarem uma vida longa e feliz.

Como é com os adultos, os Shih Tzu são muito receptivos com crianças e com outros animais, mas é preciso tomar cuidado por ser um cãozinho muito sensível e que perde o fôlego rapidamente. Não são muito territorialistas, são mais apegados a família, por isso convivem bem com outros animais, especialmente se forem socializados desde quando são pequenos filhotes de Shih Tzu.

A saúde do Shih Tzu

Um dos principais cuidados com eles, são em relação a pelagem. Os banhos devem ser semanais para evitar problemas de pele e nós em seus pelos, também é aconselhável para o Shih Tzu uma tosa regular, e escovação diária, já que ocorre a troca de pelos durante algumas épocas do ano. Entre os mais diversos tipos de tosa, o principal para essa raça é a tosa bebê, mas podem variar bastante entre os Shih Tzu femêa e macho.

Outro ponto a se destacar são os dentinhos que precisam ser escovados com produtos de escovação específico para animais, evitando problemas de tártaro, especialmente nos dentes debaixo que são mais propensos a esse tipo de problema.

Lembre-se de levar seu companheiro regularmente ao veterinário para que ele possa atingir o máximo de sua expectativa de vida que pode chegar até aos 15 anos.
Imagem-raca-meio

Curiosidades sobre o Shih Tzu

Muitos famosos também são adoradores dessa raça tão querida, entre os principais podemos destacar Beyoncé, Dalai Lama e Bill Gates. Aqui no Brasil quem também tem um Shih Tzu, com o nome de Chico, é a atriz Bruna Marquezine.

As lendas do Tibete sobre ele contam que existia uma mulher chinesa e um mongol que se amavam mas não podiam se casar por conta de sua descendência, diante disso, o casal resolveu cruzar um Lhasa Apso, representando a China e um Pequinês, representando o Mongol, e desse cruzamento surgiu a raça Shih Tzu.
Voltar ao topo