falxaTopPage
falxaTopPageMobile
Imagem-perfil-raca

Pastor Alemão

Pastor Alemão: origem, cuidados e curiosidades

Muito lembrado por suas aparições na TV, especialmente em séries e filmes policiais, os cachorros dessa raça também são utilizados no dia a dia da polícia na vida real. Mas ele também pode ser um ótimo companheiro na sua casa. Vem descobrir mais sobre o Pastor Alemão.Saiba Mais
Tamanho
Imagem-tamanho-raca

55cm - 65cm

Peso

30kg - 40kg

Pelagem

As cores podem variar entre marrons, cinzas, castanhas e pretas ele possui duas características inconfundíveis: suas costas e seu focinho serão sempre pretos. São pelos densos, curtos, retos e ásperos.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

A origem do Pastor Alemão

Como o próprio nome delata, o Pastor Alemão possui origem alemã e foi criada por Max Von Stephantiz com o propósito de unir todas as principais características de cães pastores da época e criar um exemplar perfeito: inteligente, hábil e atlético.

Apesar de seu nome e seu principal propósito de criação ser o pastoreio, após a primeira Guerra Mundial, o criador da raça convenceu o governo para utilizá-lo em serviços policiais e militares, função que ele continua executando muito bem até os dias de hoje.

Características físicas do Pastor Alemão

O Pastor Alemão é um cachorro de grande porte bastante vigoroso e ágil, possui uma mordida muito forte e é bastante utilizado como cão de guarda por esse motivo. Seu peso varia entre 55cm e 65cm podendo pesar entre 30 e 40kg.

Uma das principais características do Pastor é sua pelagem, apesar de ser admitida com uma variação de cores marrons, cinzas, castanhas e pretas ele possui duas características inconfundíveis: suas costas e seu focinho serão sempre pretos.

O comportamento do Pastor Alemão

O Pastor Alemão é a terceira raça de cachorro mais inteligentes do mundo, ficando atrás apenas do Poodle e Border Collie, que ocupam segundo e terceiro lugar no ranking. Um dos pontos principais de sua personalidade é a fidelidade: ele é extremamente leal e protetor com seus donos.

Seu temperamento é muito relacionado a maneira como é criado e adestrado, por isso é importante que os filhotes de Pastor Alemão, desde o desmame, já sejam adestrados e estimulados a brincadeiras, atividades físicas e a atender comandos que eles respeitarão e guardarão na memória muito bem.

Muito brincalhão e obediente, eles podem ser socializados com outros animais, sempre com cuidado, é claro. Caso tenha dificuldades em adestrar seu cachorro não deixe de pedir auxílio a profissionais, especialmente quando eles já são mais adultos.

Precisam ser bastante estimulados a brincar, correr e gastar energia. Se está pensando em adotar um Pastor Alemão, é aconselhável ter pelo menos um bom quintal e disposição para passeios e brincadeiras diárias.

A saúde do Pastor Alemão

Os Pastores Alemão costumam perder pelos durante toda a sua vida, não há muito o que fazer sobre isso, por isso recomendamos a escovação de 2 a 3 vezes por semana e um bom aspirador de pó pode ajudar na limpeza da sua casa.

Seus ouvidos também costumam ser bastante sensíveis, procure fazer uma limpeza semanal com um algodão e produtos para limpeza dos ouvidos de cachorros. Mas a qualquer sinal de vermelhidão ou até mesmo um odor diferente procure um veterinário.

A expectativa de vida deste lindo e companheiro cachorro é de aproximadamente 14 anos.

Curiosidades sobre o Pastor Alemão

Durante a primeira Guerra Mundial, o Pastor Alemão, especialmente por sua inteligência e obediência, foi mensageiro da Cruz Vermelha colaborando no resgate, proteção e até abastecimento dos soldados. A raça também ganhou muita notoriedade quando foi adotada por Adolf Hitler, seu companheiro levava o nome de Blondi.

Eles também são ótimos atores, já apareceram muitas vezes na TV, e foram protagonistas várias vezes como em “K-9: um policial bom pra cachorro”, “Rin-TIn-TIn” e “Inspetor Max”

.
Voltar ao topo