falxaTopPage
falxaTopPageMobile
Imagem-perfil-raca

Maltês

Maltês

Maltês: cuidados, origem e curiosidades

Saiba Mais
Tamanho
Imagem-tamanho-raca

25 a 28cm

Peso

1 a 5 kg

Pelagem

A pelagem do Maltês é comumente branca, mas pode ter algumas variações em tons dourados e algumas manchas um pouco mais escuras perto das orelhas. Sempre compridos e lisos, os pelos exigem bastante cuidado e precisam ser escovados diariamente.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

A origem do Maltês

Uma das raças mais antigas do mundo, o cachorro da raça maltês possui registros indicando sua presença na Grécia, sendo representado até mesmo por Aristóteles (384 a.C.), no entanto, o Maltês que conhecemos hoje tem origem na ilha de Malta. Os especialistas acreditam que os cãezinhos Maltês, antigamente, eram tratados como moeda de troca entre marinheiros e as comunidades próximas ao Mar Mediterrâneo. Apesar de sua aparência fofa, eles eram ótimos caçadores de roedores.

Características físicas do Maltês

Esse cãozinho tão fofo possui um pequeno porte, com tamanho que pode variar de 25 a 28cm, e seu peso não costuma passar dos 5kg. Seu corpo é bem pequeno e alongado, e os olhos são sempre escuros e vivos, parecendo jabuticabas.

A pelagem do Maltês geralmente é branca, com pelos lisos compridos que exigem bastante cuidado e precisam ser escovados diariamente.

O Comportamento do Maltês

A personalidade deles é um dos grandes destaques desse cachorrinho. Ele é do tipo que adora carinho, colo e ser apertado, mas por ter bastante energia adora brincadeiras e atividades leves, como uma caminhada no fim do dia.

Procure estimular bastante o seu cãozinho, assim você evita deixa-lo entediado e triste. Aliás,para ver um pequeno Maltês triste é só deixa-lo sozinho, ele adora se sentir querido e parte da família. Por isso é uma ótima companhia para crianças e costuma se socializar bem com outros animais, até mesmo os felinos.

Ele costuma ser um pouquinho teimoso e talvez seja necessário repetir alguns comandos para que ele entenda perfeitamente o que seu tutor está pedindo, mas se trata da uma raça muito inteligente. Ótimos companheiros para ver um filme ou para um passeio no parque, os cães Maltês estão sempre a disposição para agradar o dono.

A saúde do Maltês

A maior preocupação em relação a saúde Maltês está nos pelos, por serem difíceis de cuidar é preciso muita atenção e escovação diária. A falta desse cuidado pode acarretar em nós que machucam a pele do pequeno.

No entanto, se tratando de saúde costumam ser cães bastante saudáveis com uma expectativa de vida de até 15 anos. Uma das únicas predisposições de saúde do Maltês está relacionada a ansiedade e ao sobrepeso, então é muito importante mantê-lo ativo e sempre estar por perto, monitorando comida e atividades.

Curiosidades sobre o Maltês

A raça de cachorro Maltês é considerada a mais antiga dentro da classificação Toy, que o classifica como miniatura. É tão lindo e fofo que foi encontrado em diversas obras de grandes artistas de diferentes movimentos. Eles são tão adaptáveis que estão sendo adotados como companhia de idosos, e por mais que eles sejam bastante ativos, se adaptam completamente a rotinas mais tranquilas e sossegadas como a dos mais velhos.

Voltar ao topo