falxaTopPage
falxaTopPageMobile
Imagem-perfil-raca

Husky Siberiano

Husky Siberiano: origem, cuidados e curiosidades

A cara de lobo e a personalidade doce do Husky Siberiano pode não demonstrar completamente do que eles são capazes. Os cães da neve aguentam temperaturas baixíssimas e são muito independentes. Descubra aqui tudo sobre o Husky Siberiano.Saiba Mais
Tamanho
Imagem-tamanho-raca

55 a 65 cm

Peso

16kg - 27kg

Pelagem

Os cães da raça Husky Siberiano possuem muitas variações de pelagem que vão desde cores mescladas até o branco total, mas seus olhos devem ser das cores marrom ou azul, podendo ter olhos de cores diferentes (heterocromia), com uma feição penetrante, mas bastante amigável.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

A origem do Husky Siberiano

Não é difícil saber que a origem do Husky Siberiano é realmente da Sibéria, há cerca de 2 mil anos atrás. Os cães dessa raça eram utilizados por uma tribo nômade para puxar trenós, por aguentarem carregar objetos por longas distâncias, sua resistência ao frio e de por serem ótimos companheiros.

Em 1909 começaram a migrar para o Alasca e disputaram corridas de trenós, foi quando começaram a ser conhecidos mundialmente, e se destacavam muito entre os outros competidores. Foi reconhecido oficialmente apenas em 1930 pelo American Kennel Club (AKC).

Características físicas do Husky Siberiano

A pelagem dessa raça é especialmente preparada para aguentar temperaturas muito baixas, chegando a aguentar -30°C. São tão preparados para o frio que possuem pelos também entre os dedos, que ajudam a proteger as patas.

São cachorros de grande porte, apesar do Husky Siberiano femêa ser um pouco menor, possuem corpo muito robusto, orelhas pontudas e curtas e sua cauda demonstra muito do seu comportamento, quando está atento ela se mantém em pé e baixa quando está relaxado ou trabalho.

O comportamento do Husky Siberiano

Quando acostumado desde filhote, o Husky Siberianopode ser muito sociável com as crianças, especialmente porque são muito brincalhões e adoram se exercitar, mas caso tenha gatos em casa procure educa-lo muito bem para evitar que ele acabe caçando os gatos já que é seu instinto natural.

A personalidade do Husky é bastante independente, por isso demanda pouca atenção dos seus tutores, mas por serem bastante teimosos podem exigir um bom adestramento. Seu instinto de caça pode levá-los a fugir apenas porque estavam buscando algo ou um espaço para brincar.

Apesar de sua independência, adoram se sentir parte da família, e precisam de bastante espaço para correr e gastar energias. Então se estiver pensando em adotar um Husky Siberiano é importante pensar em um quintal e disposição para fazer pelo menos 60 minutos de atividade todos os dias.

A saúde do Husky Siberiano

Entre os principais problemas de saúde que essa raça possui predisposição estão os problemas com os olhos, por serem muito claros, como glaucoma, catarata e opacidade da córnea. Procure sempre manter os olhos do seu cachorrinho limpos e leva-los ao veterinário se notar alguma coisa diferente.

Outro ponto que precisa de muita atenção é a pele. Sua pelagem mais comprida pode impedir de ver feridas ou vermelhidões, por isso busque sempre estar atento, especialmente no momento da escovação e percebendo sinais de coceira.

Por ser um cão que gosta muito de atividades físicas e estar sempre ativo, sua expectativa de vida é longa, podendo chegar até a 15 anos.

Curiosidades sobre o Husky Siberiano

Em 1925 uma comunidade no Alasca sofria com uma forte epidemia, por conta do péssimo clima era difícil a chegada de aviões com os medicamentos que estavam a 600km de distância. Então realizaram viagens de trenós com Huskys para levar as medicações que chegaram mais rapidamente, salvando boa parte da vila.

Não é só a aparência desse cãozinho que lembra muito os lobos, eles também adoram uivar, e fazem isso para além da comunicação, as vezes apenas por diversão. Acredita-se que é possível ouvir os uivos em uma distância de até 16km. Haja voz, né?

Voltar ao topo