Expectorante para cachorro

O expectorante para cachorro, também chamado de remédio para tosse de cachorro, ou xarope expectorante para cachorro, pode ser necessário em muitos momentos da vida do cãozinho, mas especialmente nas épocas mais frias do ano, que tendem a deixar os pets com gripes e resfriados.Leia Mais

Antes de oferecer expectorante para cães, é preciso investigar as causas da tosse, pois nem sempre é algo diretamente nos pulmões ou vias aéreas do cachorro. Se o seu cachorro começou a apresentar tosse, procure o médico veterinário, relate esse e outros sintomas e siga as orientações que ele der sobre o tratamento.

Expectorante para cachorro: o que é e quando utilizar

O expectorante para cachorro é um medicamento que ajuda a expelir as secreções mais grossas, que costumam ficar alojadas nos brônquios do pet, provocando tosse carregada e dificuldade para respirar.

Um cachorro resfriado vai apresentar sintomas muito parecidos com aqueles que nós mesmos desenvolvemos nessas circunstâncias. Além da tosse, pode ter espirros, coriza, remelas, falta de apetite, sonolência excessiva e desinteresse pelas coisas favoritas, como brinquedos e petiscos.

Para que esse resfriado não se torne algo pior, além de administrar os medicamentos indicados pelo veterinário, que podem incluir o xarope expectorante para cães, é preciso redobrar os cuidados com o pet.

Oferecer bastante água e alimentos que despertem o interesse do cãozinho podem ajudar a mantê-lo bem alimentado e hidratado nesse período, o que é fundamental para que os remédios façam efeito e o cão se recupere logo.

Como prevenir resfriados em cachorros

Uma vez que você perceba sinais de que algo não está bem com o seu cãozinho, o melhor é procurar ajuda do médico veterinário o quanto antes para ele receber o tratamento adequado. Mas isso não significa que você não possa agir preventivamente e evitar que o seu cachorro fique resfriado.

Nas épocas mais frias do ano, ou durante o ano inteiro, caso você seja tutor de um cão magrinho e com pelos curtos, invista em uma caminha confortável que ofereça uma camada de proteção entre o chão gelado e o cachorro.

Se preferir, você pode colocar cobertores e almofadas, formando uma espécie de ninho onde ele poderá se abrigar. As roupinhas para cachorro e os casacos para cachorro também podem ser bons aliados nesse cuidado, pois mantêm o calor mais próximo do corpo do cão mesmo quando ele está fora da cama, comendo ou brincando.

As roupas impermeáveis para cachorro devem ser utilizadas sempre que o cãozinho for se aventurar do lado externo em dias de chuva ou sereno e não dispensam uma boa secagem quando ele voltar para dentro de casa.

Cuidados extras com a tosse dos canis

A tosse dos canis é uma doença provocada por uma bactéria, transmitida com muita facilidade entre os cachorros. Ela é chamada assim, pois costuma estar presente não só nos canis, mas também em outros locais onde há presença de muitos cães ao mesmo tempo, como os parques e os chamados “cachorródromos”.

A melhor maneira de evitar que o seu cachorro pegue a tosse dos canis é com a vacinação anual, conforme a idade do cachorro e seguindo os protocolos de vacinação estabelecidos pelo médico veterinário.

Além da vacina contra a tosse dos canis, é fundamental manter toda a caderneta de vacinação do cachorro em dia. Assim, ele fica mais protegido de doenças diversas que podem comprometer sua imunidade, deixando-o mais suscetível a essas doenças oportunistas.

As doenças cardíacas e o xarope expectorante para cachorro

Como dissemos no começo do texto, muitas vezes as tosses podem ser provocadas por doenças que nada têm a ver com os pulmões ou as vias respiratórias dos cachorros. Um desses casos são os problemas cardíacos.

A insuficiência cardíaca congestiva, por exemplo, tem a tosse entre os seus principais sintomas. Essa doença é caracterizada pela incapacidade do coração do cachorro de bombear o sangue adequadamente, trazendo uma série de problemas de saúde em decorrência disso.

Essa doença tem tratamento, especialmente nos casos em que o diagnóstico é feito de maneira precoce. Agora, imagine o que não pode acontecer se o tutor de um cãozinho com a doença resolver medicá-lo por conta própria utilizando apenas um expectorante para cachorro.

Além de não curar o distúrbio cardíaco, ainda é possível mascarar os sintomas de maneira a atrasar ainda mais o diagnóstico, comprometendo a saúde e o bem-estar do cachorro.

Por isso, nunca ofereça nenhum remédio ao seu cachorro por conta própria. Consulte sempre o médico veterinário de confiança para cuidar bem do seu melhor amigo.

Xarope expectorante humano para cão

Existem muitos riscos ao oferecer um medicamento de uso humano para os cachorros. Além de não obter o efeito desejado, é possível que haja uma reação alérgica ou mesmo uma intoxicação, pois o organismo dos cães não funciona da mesma maneira que os nossos.

Em alguns casos, muito específicos, existem remédios humanos que podem ser oferecidos para cachorros, mas isso só pode ser feito mediante orientação médica. O veterinário é capacitado para fazer as conversões necessárias nas dosagens e na duração do tratamento, de maneira a não comprometer nem colocar a saúde do pet em risco.

Muitos tutores acreditam que não faz mal oferecer xarope expectorante humano para cão, especialmente se for um xarope de uso infantil. Isso não é verdade! Tome cuidado e zele pela saúde e segurança do seu cachorro.

Fechar

Expectorante

Produtos encontrados: 3 Resultado da Pesquisa por: 5 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 3 Resultado da Pesquisa por: 5 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Voltar ao topo

A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.