Cobasi Já! Seu pedido entregue em até 1h* Saiba mais

Regulador de cio


É bastante comum, para pets que não tenham sido castrados, que haja um certo incômodo nas cadelas durante o cio. Isso porque esse período é correspondente ao ciclo menstrual das mulheres, portanto, ele pode interferir no comportamento dos animais através dessa confusão de hormônios que são lançados de uma vez no organismo. É para neutralizar esse comportamento que o regulador de cio foi criado.



Esse dispositivo medicinal é essencial para aquele tutor que gostaria de deixar o comportamento do seu pet mais estabilizado, mas sem retirar da sua cadela a possibilidade de uma futura reprodução. Dessa forma, para que esse regulador cumpra com o objetivo, será preciso aplicá-lo de maneira correta. Você sabe como fazer isso?


Se sua resposta foi não, então nós, da Cobasi, temos ótimas notícias, pois neste artigo, destacaremos tudo o que você precisa saber sobre a aplicação do regulador de cio no seu animal. Além disso, falaremos sobre como se comporta um cachorro no cio e quais as fases principais dele. Venha com a gente e uma boa leitura!


Por que aplicar o regulador de cio?


Antes de entendermos a exata importância do regulador de cio, em primeiro lugar, devemos saber do que se trata e como ocorre o cio nas cadelas. Como já vimos anteriormente, ele é comparado ao ciclo menstrual e está relacionado diretamente à fase da reprodução sexual entre os cachorros.


O cio somente ocorre em animais cuja maturidade sexual já tenha sido atingida. Geralmente, ela ocorre, em média, de cadela para cadela, aos 12 meses de idade, mas esse tempo pode variar de acordo com o animal. Portanto, não há uma idade correta para ocorrer tal maturidade, mas é comum que, por exemplo, cadelas de médio e de pequeno porte tenham o desenvolvimento sexual mais cedo do que as de grande porte.


Quando a maturidade é atingida, a cadela passa a entrar no cio a cada seis meses, ou seja, somente duas vezes ao ano que esses pets estão ativos para a procriação. Apesar disso, esse evento pode durar poucos dias, e é preciso que se observe algumas alterações físicas no seu bichinho, por exemplo, o aumento e vermelhidão na vulva, bem como algumas gotas de sangue pela casa, o que torna o uso de fraldas bem útil nesses casos.


Além disso, é preciso entender que o cio é um processo bem intenso através dos hormônios e, assim, é dividido em quatro fases específicas. A proestro é a fase inicial do cio. Será nela em que os feromônios serão liberados na natureza para a atração de cães machos, mas sem ainda estar fértil. Você pode notar sinais de inchaço e sangramento, além de um comportamento mais inquieto da fêmea.


Já na fase estro, o sangramento já se interrompe e a fêmea estará fértil. A vulva delas já fica com um tamanho mais estável, sem apresentar secreções. Nesse caso, ela estará bastante receptiva aos cães machos. A duração da fase vai de 3 a 17 dias no máximo.


A fase diestro é importantíssima para as cadelas que estão prenhes, pois será nela em que as estimulações hormonais irão agir em prol da manutenção da gestação. Já para as que não cruzaram, nesta fase ocorre uma alteração brusca de hormônios, provocando em algumas, uma alteração frequente do humor e até mesmo a gravidez psicológica.


Quando chega a última fase, a anestro, que pode ocorrer entre 3 a 10 meses, a atividade dos ovários diminui de maneira progressiva e se torna completamente mais estável nesse período. Ela é importante para a recuperação física das fêmeas após a gestação decorrente na diestro.


Após entender todo esse processo do cio na cadela, fica mais clara a importância do uso do regulador de cio. Como o seu pet será tomado por uma montanha-russa hormonal de sentimentos, o seu comportamento poderá ser confuso e irritante em alguns momentos específicos, por exemplo, numa viagem ou algum passeio com a família.


Além disso, esse inibidor do cio pode ser fundamental para que não ocorra gravidez de risco, a qual pode acontecer em algumas fêmeas. Outro fator é a impossibilidade da castração em alguns animais, tornando o uso de um regulador de cio a única ou uma das poucas saídas para que o pet não tenha doenças ou um ciclo reprodutivo mais sob controle dos tutores.


Como aplicar o regulador de cio nas cadelas?


Durante o cio, a cadela pode apresentar muitos comportamentos, tais como uma alta irritabilidade, maior carência e necessidade de atenção, maior agitação, lambedura genital e entre outros. Todos eles, evidentemente, deixarão a sua cadela com um grande acúmulo de estresse e, para evitar isso, você pode aplicar os reguladores de cio.


Você pode aplicar, por exemplo, o supressor de cio oral da Lavizoo, que é excelente tanto para cadelas quanto para gatas. O controle do cio nele se faz pela indução do animal para a fase anestro, que, como vimos, é a de descanso e de repouso.


O modo de uso é bastante simples: para o simples retardo do cio, a cadela terá que tomar 1/4 de comprimido a cada 10 kg num período de 32 dias. Já para a supressão do cio, você deverá fazer a relação de um comprimido a cada 10 kg do seu pet durante 8 dias. Essa dosagem última pode ser utilizada em casos em que o seu animal está acometido por uma gravidez psicológica, ou a chamada pseudociese.


Apesar de todas essas informações oficiais na bula desse medicamento, não se pode negar a importância de levar o seu pet a um veterinário. A aplicação desse regulador de cio de maneira incorreta pode ser prejudicial para a sua cadela, ainda mais se ela já estiver grávida, o que torna inválida a sua aplicação. Portanto, siga as orientações do profissional!


E aí? Curtiram o nosso artigo? Então, não se esqueçam de compartilhá-lo nas suas redes sociais. Vai que tem um amigo seu enfrentando o mesmo problema que você? Para ficar mais por dentro desse assunto, veja este texto do nosso blog Cobasi.

Ordenar por:

Mais vendido
Whatsapp Icon

Compre pelo Whatsapp

Siga a Cobasi nas redes sociais

  • Rede Social Facebook
  • Rede Social Instagram
  • Rede Social Youtube
  • Rede Social Twitter

Baixe nosso app

Baixe na App Store
Baixe na Google Play
Formas de pagamento: Visa, MasterCard, Diners Club, American Express; Boleto bancário; Elo e Apple Pay.
* As promoções, parcerias e descontos contidos em nosso site não são cumulativos. Diante de duas ou mais promoções, será necessário optar por aquela que melhor lhe convém, isentando a Cobasi de qualquer responsabilidade nesse sentido. Preços e condições de pagamento exclusivos para compras via internet, podendo variar nas lojas físicas. Todas as regras e promoções são válidas apenas para produtos vendidos e entregues pela Cobasi. Em caso de divergência de valores no site, o valor válido é o do carrinho de compras.

COMPRA SEGURA. A Cobasi garante segurança para suas informações pessoais e financeiras.

Copyright 2024. Todos os direitos reservados à Cobasi.

COBASI COMÉRCIO DE PRODUTOS BÁSICOS E INDUSTRIALIZADOS S.A.

CNPJ 53.153.938/0016-94 - Av. Fernando Cerqueira César Coimbra, nº 210, Galpão A - Alphaville Industrial, Barueri - SP CEP: 06465-060

Baixe nosso app

Baixe na App Store
Baixe na Google Play
Selo
Selo
Ilustração Footer