Antitóxico para cães

O antitóxico para cães é um tipo de medicamento indicado para tratar animais que tiveram contato com substâncias tóxicas. Como qualquer remédio, o antitóxico para cachorro só deve ser oferecido ao seu pet depois de uma orientação do médico veterinário, mas é muito bom saber que esse tipo de recurso existe e, principalmente, aprender a usá-lo com segurança.Leia Mais

Quando usar antitóxico para cães

Existem várias causas possíveis para as intoxicações em cachorros que podem ser tratadas com antitóxico para cães e, de maneira geral, podemos dividi-las em três grandes categorias. Na primeira delas, estão as intoxicações causadas por desconhecimento, quando o tutor ou outra pessoa permite que o cão entre em contato com substâncias nocivas para ele, sem saber que estão colocando a saúde do cachorro em risco.

Nessa categoria, estão as plantas que fazem mal para os cães, os produtos de limpeza que não são adequados para uma casa onde vivem animais de estimação, os medicamentos de uso humano erroneamente administrados aos cachorros, e até aqueles remédios de uso veterinário, mas que são oferecidos aos pets em doses inadequadas.

Na segunda categoria de intoxicações, estão todos os acidentes, ou seja, as ocasiões em que o cachorro entra em contato com substâncias tóxicas por descuido ou desatenção do tutor. Nesse grupo, podemos citar os filhotes que roem embalagens de produtos químicos, os remédios deixados em locais onde o cão consegue acessar, os alimentos impróprios para cães colocados em uma fruteira próxima ao chão etc.

Por fim, na terceira categoria de intoxicações, estão aquelas provocadas pela maldade humana, que não conhece e não respeita os direitos dos animais. Aí estão os envenenamentos, que atingem principalmente os cachorros que ficam em quintais e outras áreas externas da casa e que, muitas vezes, ingerem pedaços de carne contaminada e outras substâncias tóxicas disfarçadas de guloseimas.

A boa notícia é que é totalmente possível prevenir os casos de intoxicação e que, em muitos deles, o antitóxico para cães pode ajudar o pet a ficar bem de saúde novamente.

Como prevenir as intoxicações em cachorros

Como dissemos anteriormente, é possível prevenir a maior parte dos casos de intoxicação em cachorros. Para os casos em que o cão fica o tempo todo no quintal, ou a maior parte do tempo, o adestramento é a melhor maneira de protegê-lo.

Ensine o cachorro a aceitar comida apenas de você, ou de outras pessoas mas com o seu consentimento. Assim, por mais que seja difícil de acreditar, ele não vai pegar nada do chão sem a sua permissão. Isso inclui pedaços de carne ou petiscos contaminados jogados no quintal, por exemplo.

Para prevenir acidentes, a melhor maneira é dar uma geral na casa com um olhar bastante atento a tudo o que pode oferecer risco. Tente pensar no seu cachorro como uma criança que não sabe muito sobre os perigos do mundo e que, por conta disso, não tem critério sobre o que pode ou não lhe fazer mal.

Troque os produtos de limpeza da sua casa por aqueles de higiene de uso veterinário. Esses produtos costumam, inclusive, ser utilizados em clínicas e hospitais, e são muito eficazes no combate a bactérias e parasitas que colocam a vida do cão em risco.

Armazene medicamentos e outros itens que não podem ser trocados ou descartados fora do alcance do cachorro. Se você tem um cãozinho do tipo bem arteiro em casa, pode colocar os remédios na parte mais alta do armário, dentro de uma caixinha que ele não consiga abrir, por exemplo, além de ter um remédio antitóxico cachorro à mão, caso seja necessário.

As plantas de quem tem pet precisam ser escolhidas a dedo também. Não é que você não possa conciliar cães e plantas em casa, mas as espécies escolhidas precisam ser inofensivas para o animal. Muitas vezes, ele não precisa nem comer as folhas, basta estar no mesmo ambiente que elas para ter uma intoxicação.

Mantenha-se informado sobre tudo o que diz respeito ao seu cão. Converse com o médico veterinário, pesquise e tire todas as dúvidas.

Perigos da intoxicação alimentar

O uso de antitóxico para cachorro por intoxicação alimentar, infelizmente, é bastante comum. Para evitar que isso aconteça com o seu cachorro, evite ter alguns tipos de alimento em casa ou, se tiver, tenha certeza de que eles estão fora do alcance do cão.

Os alimentos que mais frequentemente causam intoxicação alimentar em cachorro são:

  • chocolate;
  • alho;
  • cebola;
  • uva;
  • abacate;
  • nozes em geral;
  • cafeína;
  • álcool.

Não se esqueça de ficar atento às lixeiras da sua casa. Muitas vezes, mesmo os cães mais comportados não resistem e vão em busca de restos de alimento que podem fazer muito mal para eles. O melhor é tirar o lixo várias vezes ao dia e armazená-lo em sacos bem fechados sempre que isso não for possível.

Não subestime a capacidade do seu cão de abrir embalagens, latas, potes e sacos. Não vale a pena arriscar!

Sintomas da intoxicação e uso de antitóxico para cães como primeiros socorros

Fique sempre atento ao comportamento do seu cão para notar o quanto antes caso algo não esteja como deveria. Se você constatou que seu cachorro mexeu em algo perigoso para ele, ou mesmo se está desconfiado, observe se ele apresenta um ou mais dos seguintes sintomas:

  • diarreia;
  • vômito;
  • excesso de saliva;
  • dor;
  • prostração;
  • convulsões.

Se isso acontecer, entre em contato imediatamente com o médico veterinário. Não espere! Se não for possível levar o pet a uma emergência no momento, solicite orientações sobre como utilizar o antitóxico para cães.

Lembre-se de não provocar o vômito do cachorro, e de não colocar a mão na boca do animal em uma tentativa de extrair qualquer coisa lá de dentro, pois você pode empurrar o elemento tóxico ainda mais para baixo. Mantenha-se calmo o bastante para seguir as orientações do veterinário e leve seu cãozinho o quanto antes para uma avaliação.

Fechar

Antitóxico

Produtos encontrados: 5 Resultado da Pesquisa por: 4 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 5 Resultado da Pesquisa por: 4 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Voltar ao topo

A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.