Antidiarreico para cachorro

O uso de antidiarreico para cachorro é um importante aliado no tratamento de doenças parasitárias e outros distúrbios de saúde que podem provocar desarranjo intestinal nos cães. Assim como acontece com qualquer tipo de medicamento, é preciso que haja recomendação do médico veterinário antes de iniciar o seu uso, pois as indicações de dosagem, frequência do medicamento e duração do tratamento só podem ser feitas por um profissional de saúde capacitado.

Leia Mais

Fique com a gente até o final da leitura para saber mais sobre essa categoria de remédio e entender de que maneira ela pode ajudar você a cuidar melhor do seu cãozinho.

Antidiarreico para cachorro: quando usar

Toda vez que um cãozinho está com diarreia, ou mesmo com as fezes levemente alteradas em termos de volume e consistência, é necessário observar o contexto em que isso aconteceu para descobrir as possíveis origens do problema.

Essa observação é fundamental para auxiliar o médico veterinário no diagnóstico do seu cachorro. Um cão que comeu petiscos demais, mesmo que sejam adequados para sua idade, peso e fase da vida, pode ter diarreia por cerca de dois dias e depois ficar bem. Já um cãozinho que está com parasitose pode ter diarreia por dias a fio e ficar cada vez mais debilitado.

O tratamento para cada um desses casos será diferente, assim como a necessidade ou não de alguns exames complementares para confirmar o quadro de saúde geral do cãozinho. Por isso, quanto mais informações você der ao médico, melhor.

Causas mais comuns da diarreia em cachorro

Cada caso é um caso, mas existem algumas causas bastante comuns para o desarranjo intestinal em cães, que podem contribuir para tornar o uso do antidiarreico cachorro necessário. Dentre elas, podemos citar:

- excesso de petiscos;

- consumo de alimentos impróprios para cães;

- alergia alimentar;

- troca abrupta da ração;

- parasitoses diversas;

- ingestão de corpo estranho, como pedaços de brinquedos;

- intoxicação por produtos de limpeza inadequados, plantas e outros.

Essas causas podem se apresentar em quadros de maior ou menor gravidade, que merecem ser investigados para definir o melhor tratamento.

Ao perceber diarreia no seu cachorro, observe as fezes com atenção. Verifique se há vestígios de sangue, de parasitas, de corpos estranhos ou outras alterações significativas.

Observe também o comportamento do cachorro buscando reconhecer outros sintomas, como enjoo, febre e prostração, por exemplo. Se aproxime do bichinho com cuidado, faça carinho e tente verificar se ele esboça sinais de dor abdominal, como retração ao toque, resmungos e choros.

Com essas informações em mãos, procure o médico veterinário assim que for possível e relate suas observações para ele.

Antiparasitários e antidiarreico cachorro

Muitas doenças parasitárias provocam quadros de diarreia nos cães. A giardíase, por exemplo, é uma das mais frequentes responsáveis pelo desarranjo intestinal em cães, e por ser um parasita resistente, pode trazer outros problemas de saúde para o cãozinho.

Não que a diarreia isoladamente possa ou deva ser ignorada, mas quando há associação de outros sintomas, é preciso investigar e agir o quanto antes. Cães que ficam com fezes moles ou líquidas durante muito tempo têm grande tendência à desidratação e à perda de minerais e vitaminas fundamentais para o bom funcionamento do organismo, podendo ficar com a saúde debilitada rapidamente.

Quer o seu cão tenha ou não uma infestação por parasitas em andamento, garanta que os medicamentos de combate e prevenção receitados pelo médico veterinário estejam sempre em dia, assim como as vacinas de acordo com a idade do pet.

Troca de ração e antidiarreico para cachorro

A troca da alimentação de um cachorro também pode mexer com o seu organismo e produzir fezes moles e em maior quantidade. Para evitar que isso aconteça, você deve fazer uma troca gradual da ração do seu pet, sempre que for mudar de um alimento para o outro.

Para isso, considere a quantidade diária de ingestão do cachorro, ou ainda a quantidade consumida em cada refeição. Ao longo de pelo menos uma semana, vá diminuindo aos poucos a ração que você não pretende mais oferecer, e proporcionalmente aumentando a ração nova.

Assim, você dá tempo ao seu cachorro para que ele se acostume com os novos paladares, aromas e texturas, bem como ao seu organismo, e se adapte aos novos ingredientes. Esse cuidado é simples, mas pode tornar dispensável o uso de antidiarreico cachorro.

Cuidados com um cão com diarreia

Se o seu cãozinho está com diarreia, é preciso garantir que ele beba bastante água para compensar o que está sendo perdido. Além de manter o bebedouro com água limpa e fresca sempre à disposição dele, você pode verificar com o veterinário a possibilidade de oferecer cubos de gelo também.

Além de ajudar com as náuseas e os enjoos, os cubinhos de gelo podem contribuir para a hidratação e distrair o cãozinho de algum mal-estar que ele esteja sentindo.

Pode ser necessário oferecer probiótico para cachorro ou soro para cachorro, dependendo da intensidade da diarreia. Ainda que não haja contraindicações para esses dois recursos, converse com o veterinário antes de iniciar sua administração, sobretudo para evitar sobrecarga dos rins do cachorro.

Os filhotinhos, os cães idosos e aqueles com condições de saúde que requerem cuidados especiais merecem atenção redobrada em caso de diarreia, já que seus organismos são mais frágeis e a situação pode se agravar rapidamente.

Fique sempre atento ao seu cãozinho e não hesite em procurar ajuda se perceber algo estranho. A maior parte dos casos pode ser sanada com tranquilidade quando diagnosticada precocemente.

Fechar

Antidiarreicos e Diuréticos

Produtos encontrados: 5 Resultado da Pesquisa por: 4 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 5 Resultado da Pesquisa por: 4 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Voltar ao topo

A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.