Anti-inflamatório para cachorros

Existem inúmeros tipos de anti-inflamatório para cães, mas podemos dizer que seu principal objetivo é livrar os peludos da dor ou, pelo menos, amenizar esse desconforto. Isso acontece porque o processo inflamatório, que é uma resposta natural do organismo para lidar com machucados e infecções, acaba provocando bastante incômodo aos cachorros, como dor e inchaço, por exemplo.Leia Mais

A escolha do anti-inflamatório mais adequado para cada caso somente pode ser feita pelo médico veterinário que avaliou o cachorro e seu estado geral de saúde. Em alguns casos pode ser necessário fazer exames complementares à avaliação clínica para chegar a um melhor plano de tratamento.

Anti-inflamatório para cachorros: para que serve

O remédio anti-inflamatório para cachorro pode ser prescrito pelo médico veterinário depois de um procedimento cirúrgico, como a castração, por exemplo. Também pode ser necessário quando o pet sofreu algum trauma em um acidente ou durante uma briga, e nos casos em que há doença crônica ou aguda.

Assim, como qualquer categoria de medicamento, a resposta para qual anti-inflamatório é adequado para cachorro vai depender diretamente do problema que o peludo está enfrentando.

Existem alguns medicamentos que dão resultados melhores e mais rápidos nos casos de inflamações nos olhos e nos ouvidos, das dores provenientes das articulações, do câncer, das alergias e por aí vai.

Por isso, oferecer anti-inflamatório caseiro ou medicar seu pet sem conhecimento e orientação médica nunca deve ser uma opção para você. Assim você só coloca o seu pet em risco e ainda contribui para mascarar os sintomas, adiando ainda mais o início de um tratamento eficaz.

Qual anti-inflamatório posso dar para o meu cachorro

Existem alguns medicamentos de uso seguro para os peludos. A determinação de qual deles usar, as doses e a duração do tratamento deve ser feita exclusivamente pelo médico veterinário.

Os anti-inflamatórios estão disponíveis em forma de comprimidos, pomadas, spray e líquidos para ingestão. Alguns são chamados de amplo espectro, ou seja, podem ser utilizados para tratar diversas condições, enquanto outros são de uso específico, como anti-inflamatório para cachorro mancando.

Tipos de anti-inflamatório para cachorro: nimesulida

A Nimesulida é uma medicação anti-inflamatória que ajuda a controlar a dor e a febre. No entanto, por ser um medicamento não-esteróide, sua ação é considerada moderada, ou seja, ela não cura a causa da dor e da febre, mas ajuda a lidar com os sintomas.

Por isso, há até uma certa divergência entre os médicos veterinários sobre o seu uso com os peludos. Enquanto alguns defendem que a Nimesulida não deve ser usada nos cães, outros dizem que o uso pode ser feito, e que o ponto chave é a dosagem.

A dosagem é um fator crítico porque a Nimesulida é um medicamento de uso humano. Ainda que existam outros nessa categoria que possam ser oferecidos aos pets com segurança, o cálculo que envolve a duração do tratamento e a dosagem diária máxima é delicado e deve ser feito com precisão, para não colocar o pet em risco.

Por isso, nunca compre medicamentos por conta própria para oferecer ao seu peludo. Converse sempre com o médico veterinário.

Riscos da medicação sem prescrição

Oferecer medicamentos para o seu cachorro sem conhecimento, acompanhamento e orientação do médico veterinário pode ter várias consequências, e podemos dizer que nenhuma delas é boa.

Se você arriscar e oferecer uma dose baixa, pode acabar mascarando os sintomas do pet, dando a impressão de que ele está melhor de saúde. Enquanto isso, a verdadeira causa da doença vai ganhando terreno e agravando cada vez mais o quadro do pet.

Por outro lado, uma dose grande demais, seja de uma vez ou ao longo de um dia, pode provocar um quadro de intoxicação no cachorro. Essa intoxicação pode vir acompanhada de sintomas de envenenamento, como:

- excesso de saliva, que pode ter cor e consistência diferente do normal;

- diarreia, acompanhada ou não por sangue;

- dificuldade para levantar, e andar cambaleante;

- tremores musculares estranhos, como se fossem espasmos;

- batimentos cardíacos acelerados ou irregulares;

- muita sonolência, com dificuldade para atender o chamado do tutor;

- comportamento alterado, como irritação, desorientação e agressividade;

- apatia e desinteresse mesmo pelos brinquedos e petiscos favoritos;

- vômito, que pode vir acompanhado de sangue ou não;

- convulsão e desmaios;

- mucosas da boca e dos olhos anormalmente vermelhas, com ou sem secreções.

Esses sintomas são graves! Assim que perceber alguma mudança como essas no comportamento do seu cachorro, não espere o quadro se agravar, leve-o imediatamente ao médico veterinário para uma consulta de emergência.

Nesse caso, estamos falando da medicação sem prescrição, mas existem outras possibilidades de intoxicação que você deve observar também. Pode ser uma planta tóxica para o pet, um produto de limpeza que não é indicado para o uso veterinário e até mesmo um alimento de consumo humano que não faz bem para ele.

Tutores mais próximos dos seus pets conseguem perceber com mais rapidez mudanças de comportamento no peludo que requerem atenção e intervenção. Por isso, mesmo que você more em uma casa com quintal e que o cachorro passe o dia inteiro, ou boa parte dele, do lado de fora, fique atento.

Chame o pet para brincar, leve-o para passear e estreite seus vínculos com o cão. Quanto melhor você conhecê-lo, maiores as chances de perceber rápido quando alguma coisa fora do normal estiver acontecendo.

Não deixe de manter consultas regulares com o médico veterinário, especialmente se o seu pet estiver passando por problemas de saúde que requeiram o uso de anti-inflamatórios para cachorro.

Siga as orientações do profissional de saúde no que diz respeito ao medicamento adotado, doses e duração do tratamento, para garantir que seu companheiro de quatro patas esteja recebendo todos os cuidados necessários e possa se recuperar o quanto antes.

Confira o site e o app da Cobasi para conhecer a enorme variedade de produtos da mais alta qualidade para você cuidar do seu pet e da sua casa. Se preferir, confira uma das nossas lojas físicas espalhadas por todo o território nacional.

Fechar

Anti-Inflamatório

Produtos encontrados: 61 Resultado da Pesquisa por: 7 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 61 Resultado da Pesquisa por: 7 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Voltar ao topo

A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.