A ração para gato é a principal fonte de nutrientes para o seu amigo peludo. Ela contém tudo o que é necessário para o bom desenvolvimento do felino.
Ao garantir uma alimentação equilibrada uma série de benefícios são alcançados. Questões como crescimento saudável, melhora da aparência do pelo e fortalecimento do sistema imunológico estão diretamente ligadas à qualidade dos alimentos.p>
Mas, com tantas opções no mercado, como escolher a ideal para o pet?
Pedir ajuda a um especialista é sempre o primeiro passo mais indicado. Além disso, recomendamos pesquisar bem antes da compra e, claro, mergulhar nas informações que trazemos nesta página.
Venha conosco e saiba tudo sobre ração para gato!
Os felinos são pets muito seletivos, por isso, não é qualquer ração que os agrada. É preciso ter paciência e testar muito até encontrar o alimento ao qual ele se adapta.
Além de agradar o paladar seu amigo peludo, é preciso saber qual ração para gato é a mais indicada para suas necessidades nutricionais.
Afinal, essas questões variam de acordo com seu porte e estágio de desenvolvimento. Um filhote, por exemplo, não costuma a comer a mesma ração do que um gatinho sênior.
Bom, vamos começar a entender um pouco mais sobre as diferenças das particularidades dos produtos conhecendo suas três categorias principais.
Essa é a ração para gato mais comum e simples. Os produtos dessa categoria são inegavelmente nutritivos, mas contêm pouca quantidade de proteína, em comparação aos outros tipos.
Por isso, ao optar por elas, quase sempre é necessário servir porções diárias grandes, para que o pet atinja todos os nutrientes necessários.
Mais elaboradas do que as rações do tipo standard, são ricas em proteínas de origem animal e vegetal. Em contrapartida, assim como as comuns, contêm sódio, conservantes e corantes, mas em menor quantidade.
Diferentemente da anterior, é mais fácil de digerir, por isso é mais fácil de metabolizar. Então, a quantidade oferecida por dia é menor.
Ricas em ingredientes de origem animal, essa ração para gato é funcional e vem acompanhada com probióticos que auxiliam. Outras vantagens são o fato de também serem livres de corantes trazerem apenas conservantes naturais.
Nutricionalmente balanceada e maior fonte de nutrientes, costuma ser produzida de acordo com cada raça. As porções diárias tendem a ser ainda menores do que as do tipo premium, já que a sensação de saciedade é maior.
Muitos tutores se perguntam: qual a melhor ração para gatos?
Essa resposta está muito relacionada aos tipos de ração que apresentamos acima, mas, além disso, existem outros componentes que também pesam na hora de escolher a melhor opção.
Um desses pontos que merecem atenção é a lista de ingredientes que compõem a ração para gato. De maneira geral, o ideal é que o produto contenha água, sais minerais, vitaminas, proteínas e gordura, nutrientes fundamentais para o melhor desenvolvimento felino.
A versão úmida é uma opção nutritiva para gatos em todas as idades e é bastante conhecida como uma ração para gato filhote ou idoso. Isso acontece por elas sem macias e palatáveis, facilitando a mastigação.
Outro grupo de gatos que comumente se beneficiam essa versão é o dos obesos. Afinal, a essa ração possui baixa quantidade de calorias e muitas proteínas, auxiliando na manutenção e até mesmo na perda de peso.
Essas rações úmidas são também uma ótima adição para minimizar o impacto do hábito de felinos que não costumam beber muita água (acredite, vários deles não são lá muito chegados!).
A ração úmida contém uma alta porcentagem de água, fator que ajuda a aumentar o volume urinário e, assim, evita o surgimento de doenças relacionadas ao trato.
Diante de tantos benefícios, nossa dica é que o tutor mescle as rações secas com a oferta de sachês e outros tipos de ração para o seu pet.
Lembrando sempre que o consumo da ração para gato úmida deve ser feito logo que o pacote é aberto. Caso contrário, a chance de a ração seca estragar e afetar todo o sabor da mistura é grande.
Quando falamos individualmente, a melhor ração para gato será sempre aquela que contém todos os nutrientes fundamentais e a melhor digestibilidade para o indivíduo em questão.
Por isso, o ideal é ir ao veterinário para entender as condições de saúde do seu animal e descobrir a melhor recomendação. Em cada fase da vida do felino, é comum que ele tenha uma necessidade nutricional diferente.
Animais castrados ou raças específicas, por exemplo, precisam de rações exclusivas, que possam atender suas necessidades nutricionais.
Para te ajudar a ter uma ideia de como escolher o melhor alimento para o seu amigo peludo, porém, separamos este guia com as necessidades gerais dos felinos enquanto filhotes, adultos e idosos.
- Filhotes: precisam de rações com muitas calorias, porque têm muita energia. Com elas, o pet cresce de maneira saudável. No entanto, até a quarta semana de vida, os gatinhos ingerem apenas leite materno.
- Adultos: rações com vitamina A, ácido araquidônico, taurina e proteína são ideais para a promoção do desenvolvimento saudável. As rações úmidas são ótimas sugestões para melhorar a ingestão de água.
- Idosos: procure por rações com vitamina B, ômega 3 e 6, antioxidantes e aminoácidos. Todos esses nutrientes ajudam a manter a atividade mental e corpórea, além de aumentar a expectativa de vida.
Não é apenas o tipo de ração para gato que varia de acordo com sua fase de vida e seu estado atual de saúde. A frequência e a quantidade que o alimento será oferecido também varia!
Como os filhotes têm muita energia, o ideal é alimentá-los de três a cinco vezes ao dia. Já adultos e idosos costumam a se alimentar apenas duas vezes e gatos castrados recebem de duas a três porções.
Com relação à Cobasi , o peso corporal do gatinho em questão também será um fator importante nessa definição.
Gatos adultos pequenos (3 kg a 4 kg) devem ingerir de 40 a 55 gramas por dia, enquanto os grandes (5 kg a 6 kg) consomem 55 a 75 gramas.
Os idosos pequenos comem de 45 a 60 gramas, enquanto os grandes devem comer de 60 a 75 gramas.
Já para os gatinhos filhotes, a quantidade irá variar de acordo com os meses de vida. Os valores costumam a aumentar gradativamente, a cada dois meses.
De maneira geral, dos dois aos três meses de vida, a quantia servida deve girar entre 40 a 50 gramas. Já dos seis meses até o primeiro aninho completo do animal, a oferta de ração para gato normalmente gira entre 70 a 80 gramas.
Consulte um veterinário para descobrir a quantidade ideal para o seu bichinho!
Ordenar por: