Ferramentas de jardinagem

As ferramentas de jardinagem são itens essenciais para profissionais da área ou para você que gosta de cuidar do próprio quintal ou jardim em casa e mantê-los sempre bem cuidados e harmoniosos.Leia Mais

A linhagem das ferramentas para jardinagem, vão desde a preparação do solo até uma limpeza efetiva. Contudo, a escolha dos instrumentos mais adequados depende do tipo de jardim, solo e vegetação do local.

Sendo assim, a lista de ferramentas básicas é um pouco maior do que se espera. Afinal, para obter um bom resultado na cultivação de plantas é exigido muito empenho e vontade, certo? Então prepare-se para nossas dicas e vamos lá!

Quais são os nomes das ferramentas de jardinagem?

Para qualquer plantação é necessário, além de dedicação e uso de técnicas adequadas, possuir bons equipamentos de jardinagem. No entanto, se você pretende cuidar do seu jardim é preciso saber todos os nomes da sua caixinha de ferramentas e quais são as suas funções.

Desse modo, fizemos uma lista com todos os materiais adequados para uma boa manutenção. Confira tudo abaixo:

1.Tesoura para podar plantas

A poda é fundamental para a jardinagem, não é mesmo? Já que, retirando alguns galhos velhos a sua planta ganha força e vitalidade. O mais legal é que com uma tesoura apropriada para essa ação, tudo se torna mais prático, rápido e até mesmo divertido.

A tesoura para podar plantas possui forma de um alicate de jardinagem , esse é o "pulo do gato" para aquela poda fácil e prática. Tem capacidade de cortar desde os pequenos ramos até os galhos mais grossos.

Além disso, a sua lâmina encurvada permite uma técnica de corte especial que evita fungos ou bactérias entrarem na planta. Veja o exemplo:

  • Tesoura de poda profissional Tramontina: perfeita para atividade de poda, esse item serve para fazer manutenção em plantas frutíferas, flores e plantas ornamentais. É produzida por lâmina em aço liga cromo vanadium, temperada para um corte macio e preciso. Assim como todas as ferramentas de jardinagem Tramontina, essa tesoura possui afiação das lâminas feita em máquinas CNC para um excelente fio às peças. O cabo plástico, é revestido com plastisol, levando autonomia e conforto ao operador. Além de tudo, possui uma trava de segurança com acionamento em botão único, proporcionando proteção e maior praticidade para você!

2.Rastelo para jardim

Também conhecido como ancinho, é uma das ferramentas para jardinagem mais clássicas. Tem a função de afofar a terra, preparando o solo para crescerem saudáveis e bonitas.

Além disso, o rastelo para jardinagem é um dos itens mais importantes. Utilizado para adicionar substratos, adubos e fertilizantes, misturando-os à terra.

Ele modifica o solo com equilíbrio para distribuir os nutrientes de forma igualitária, a fim de tornar o solo perfeito para qualquer vegetal como esse exemplo a seguir:

  • Ancinho 3 dentes Jardinagem Tramontina: esse ancinho, faz parte de um conjunto de jardinagem Tramontina. Apesar de ser um instrumento leve, é muito resistente para arar e retirar os detritos do solo. Além disso, o seu cabo possui formato ergonômico e é fabricado em polipropileno, por isso tem alta resistência. Com altura de 8 cm, largura 8,5 cm e comprimento 25 cm, é perfeito para a manutenção do seu jardim.

3.Pá para jardinagem

A pá, é mais uma das ferramentas para jardinagem e paisagismo elementar para cuidar da terra. Ela possui alta funcionalidade, tendo como principal delas mover a terra na transportação de uma planta ou começar um novo vaso.

Outra função desse equipamento de jardinagem, é te auxiliar a soltar a muda dos vasos, assim, na hora do transporte não afeta as raízes. Ela é dividida em dois tipos: pá larga e pá estreita, onde esses modelos são, respectivamente, ideias para raízes grandes e menores.

4.Mangueira de jardinagem

A mangueira é essencial para um jardim mais extenso, facilitando a rega equilibrada. Outra opção que fica ao seu critério, são as mangueiras perfuradas. Essas, ao serem colocadas diretamente ao chão, permitem uma entrada direta na terra hidratando suavemente e de forma contínua as raízes das plantas.

5.Colhedor de frutos

Se você possui plantas frutíferas, deve saber como é cansativo colher todos os frutos, não é mesmo? Com o colhedor de frutos essa atividade se torna muito mais prática, lhe auxiliando no momento de colheita. Além disso, esse instrumento geralmente é fabricado por materiais leves, gerando menos esforço físico e tornando o trabalho mais prazeroso.

6.Arrancador de inço

Essa é uma das ferramentas de jardim mais curiosa, é um ótimo aliado para sua cultivação. À primeira vista, se assemelha muito com uma chave de fenda. Entretanto, seu desempenho particular possui um formato V na ponta.

Essa é a cereja do bolo: o arrancador de inço tem a utilidade de retirar as ervas daninhas e outros vegetais não desejados. O seu formato também é adequado para eliminar apenas as partes que não são bem-vindas, protegendo a raiz de suas plantas.

Como cuidar das ferramentas de jardinagem?

As ferramentas para jardinagem de qualidade, são projetadas para durar por muitos anos. Todavia, necessitam de cuidados regulares. Assim, você garante a durabilidade e as mantém preparadas para o momento de uso. Para isso, siga as dicas abaixo:

  • Lave regularmente as pás, ancinhos, entre outros em água corrente após o uso;
  • Para ferramentas de poda como as tesouras, é necessário escová-las e lavá-las com água e sabão;
  • As ferramentas expostas a plantas suspeitas de doenças ou solos infestados, o mais adequado é esterilizá-las com água sanitária e água limpa;
  • Depois de higienizar e secar todas as ferramentas de jardinagem, procure lubrificá-las. Para isso, utilize óleo de linhaça que forma uma película protetora, impedindo a oxidação e formação de ferrugem;
  • Por fim, guarde as ferramentas em um local ventilado. As menores podem ser armazenadas em um balde com areia ou pedrinhas, enquanto as maiores podem ser penduradas de cabeça para baixo;

Fechar

Ferramentas

Produtos encontrados: 1653 Resultado da Pesquisa por: 8 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 1653 Resultado da Pesquisa por: 8 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Voltar ao topo

A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.