O lenço umedecido para cachorro é um daqueles itens fundamentais para quem é tutor de um desses peludinhos, seja ele de que tamanho, raça ou idade for. Versátil e muito útil no dia a dia, tem tudo para se tornar seu grande aliado nos cuidados diários com a higiene do pet.Leia Mais
Como sempre avisamos aqui, é fundamental que você utilize apenas produtos específicos para uso veterinário nos seus companheirinhos peludos, a fim de evitar qualquer alergia ou outras reações negativas. Vamos falar um pouco mais sobre o assunto adiante.
Lenço umedecido para cachorro: tipos e quando usar
Existem tipos de lenço umedecido para cães e gatos e outros indicados apenas para cães. Alguns têm fragrância e outros são sem perfume, de maneira que você pode testar diferentes fabricantes para escolher o preferido por você e pelo seu cão.
O lenço umedecido cachorro pode ser usado:
- na limpeza diária das patas após os passeios;
- sempre depois que o cãozinho fizer suas necessidades fisiológicas, para remover vestígios de urina e fezes que porventura tenham ficado presos aos pelos do cão;
- para remover restos de alimento dos bigodes e das bochechas, especialmente nos cães que tem muita pele na cabeça;
- para manter as dobrinhas livres de umidade, fungos e bactérias;
- para fazer uma higiene rápida do corpo do cachorro como um todo.
O lenço umedecido para cães não substitui o banho completo, com uso de shampoo, condicionador, sabonete e hidratante, mas pode ser utilizado para que os enxágues do corpo do cachorro não se tornem excessivos.
Banho com água X lenço umedecido para cachorro
Como dissemos, o uso dos lencinhos não substitui um bom banho com água corrente. No entanto, há casos em que o pet vive em locais com temperaturas muito baixas, por exemplo. Ele também pode ter a pele sensível ou, ainda, ser muito magrinho e com pelos bem curtos, o que pode tornar os banhos frequentes uma verdadeira tortura.
Nesses casos, e mesmo naqueles em que os cães são bem peludos e vivem em locais quentes, é preciso avaliar o estado geral de higiene do cão e a frequência dos banhos para decidir se é mais adequado optar pelo lenço umedecido ou não.
O importante aqui é saber que o equilíbrio é o mais importante. Assim como o lenço umedecido para cães não substitui o banho, o excesso de banhos também pode fazer mal para o cachorro, já que remove a camada de proteção natural da pele e dos pelos.
Cuidados no uso do lenço umedecido para cachorro
Os olhos e o nariz do cachorro são muito sensíveis e devem ser limpos com algodão ou gaze limpa e soro fisiológico, ou alguma outra substância própria para essas partes do corpo, como os colírios.
No caso dos ouvidos, a limpeza da parte externa pode ser feita com o lenço umedecido para cães, desde que o mesmo não seja introduzido no canal auditivo do animal. Se houver excesso de secreção e for necessário fazer uma limpeza mais profunda, o cão deverá ser levado até o médico veterinário para que o procedimento seja realizado com segurança.
Os genitais do cachorro podem ser limpos, externamente e com todo cuidado, para remoção de vestígios de urina ou fezes.
Assim como qualquer outro produto de uso veterinário, é preciso observar o pet após a utilização para verificar se há algum processo alérgico. Diante de qualquer alteração, não deixe de procurar o médico veterinário da sua confiança.
Lenço umedecido para cachorro filhote
As dúvidas sobre os cuidados com filhotes são muitas e bastante naturais, especialmente para os tutores de primeira viagem ou os inexperientes. Os cãezinhos são frágeis e devem ser tratados com todo cuidado e carinho para que possam se desenvolver bem e com saúde.
Quando os cãezinhos são recém-nascidos, a limpeza do seu corpo é feita apenas pelas lambidas da mãe. Caso isso não seja possível, uma toalha limpa e macia pode ser utilizada para o processo, mas é preciso ser gentil e cuidadoso para não ferir o filhotinho.
Via de regra, os banhos nos filhotes são recomendados a partir da primeira rodada completa de vacinas, o que acontece em torno dos 3 meses de idade. Até lá, o uso do lenço umedecido para cachorro filhote pode ajudar a manter o animal mais limpinho e com a higiene preservada.
Lembrando que devem ser utilizados apenas produtos para pet e que, em caso de dúvida, o melhor é consultar um médico veterinário antes de agir.
Lenço umedecido para cachorro de raças específicas
Algumas raças de cachorro têm, como marca registrada, as dobrinhas na pele. Entre elas, podemos citar o Shar Pei, o Buldogue, o Pug e os cães do tipo Mastiff, que têm bastante excesso de pele na cabeça.
Todas essas dobras podem guardar excesso de umidade e proporcionar o ambiente ideal para a proliferação de fungos e bactérias o que, por si só, já gera bastante desconforto para o cão.
Uma das maneiras de manter os pets enrugados longe de problemas é fazer a limpeza das suas dobras com um lenço umedecido para cachorro. Esse recurso pode ser utilizado em higienes corporais uma vez por semana, no caso dos animais que têm o corpo todo enrugado, ou apenas da cabeça, após as refeições.
É importante remover vestígios de água e comida que podem ficar presos nas bochechas desses cães após as refeições. Além dos problemas com fungos e bactérias, que já mencionamos, eles podem gerar mau cheiro também.
O uso do lenço umedecido como parte da rotina
Assim como qualquer outro cuidado que você deseja tornar parte do dia a dia do seu cão, introduza o uso do lenço umedecido aos poucos. Se possível, inicie desde que o cachorro ainda é filhote, pois assim será mais natural para ele esse cuidado na idade adulta.
Caso o seu cachorro apresente alguma resistência ao uso do lencinho, como fugir ou ficar se revirando enquanto você tenta limpá-lo, procure usar palavras de incentivo e carinhos como parte do processo de treinamento.
Você pode associar a limpeza a algo bom e interessante para ele, como algumas bolinhas de ração ou um petisco. Desse modo é provável que ele veja o uso dos lenço umedecido cachorro como algo positivo, e venha voluntariamente fazer a higiene depois de treinado.
Fechar