Rasqueadeira para cachorro

A rasqueadeira para cachorro é um tipo de escova destinada para cuidar dos cães, com objetivo principal de desembaraçar os pelos, desfazer emaranhados e nós, remover fios soltos, pele morta e outras sujeirinhas que naturalmente se prendem ao corpo dos cachorros conforme eles vão se movimentando.Leia Mais

A rasqueadeira de cachorro deve ser utilizada até mesmo nos pets com pelos curtinhos e que dispensam as escovações diárias, bastando sessões semanais de escovação.

Tipos de rasqueadeira para cachorro

Assim como todos os itens de uso veterinário, há uma infinidade de modelos de rasqueadeira para cachorro dentre os quais você pode escolher. Se o seu cachorro tem pelos curtinhos, uma luva com pequenas saliências já deve ser o bastante, por exemplo.

No caso dos cachorros com pelagem longa, abundante e densa, a rasqueadeira para cães com pinos ou cerdas mais longas, como um pente, são ideais para a escovação. Além de remover os fios soltos, elas também massageiam a pele do cão, o que torna o momento muito agradável e relaxante para o seu peludo.

Dependendo das características de cada cachorro, a frequência das escovações pode ser diária, em dias alternados ou mesmo semanal. Tudo depende do tipo de pelagem e das orientações do médico veterinário que acompanha o seu cão.

Uso da rasqueadeira para cães no dia a dia

Mesmo que você contrate os serviços de uma clínica veterinária ou pet shop para dar banho no seu cão e cortar suas unhas, por exemplo, as escovações em casa podem e devem ser feitas por você.

Preferencialmente, inicie o hábito assim que o cãozinho chegar na sua casa, para que ele se acostume com a ideia de ser escovado por você com intervalo de alguns dias. Comece devagar, veja como ele reage a esse momento e procure tornar a experiência agradável para o cão.

A grande maioria dos cachorros adora ser escovado por ser uma boa oportunidade de estar em contato bem próximo com seu tutor, recebendo atenção e carinho. Mas, como cada cão é único, pode ser que alguns precisem de um pequeno incentivo para aprenderem a relaxar e desfrutar desse momento.

Se for o caso do seu cachorro, faça carinho, diga palavras de encorajamento e ofereça um petisco quando ele vier calmamente até você para a escovação e também ao ficar quietinho durante o processo. Em breve, seu cão fará a associação da rasqueadeira com algo bom e vai passar a curtir a escovação.

Como escolher a rasqueadeira cachorro

Como mencionamos, existem diversos tipos de rasqueadeira para cachorro que se adequam aos diferentes tipos de pelagem dos pets. A luva costuma ser bem eficaz na remoção dos fios soltos, tanto nos cães com pelo longo quanto nos de pelo curto.

Já as escovas e os pentes com cerdas de plástico podem ter dentes de diferentes tamanhos, que variam de acordo com o comprimento dos fios. Esse tipo de rasqueadeira, assim como a rasqueadeira de cachorro de aço, é muito indicado para desembaraçar os fios e remover os nós, especialmente nos casos em que o cachorro é muito peludo.

A limpeza da rasqueadeira cachorro após cada uso é fundamental para aumentar a vida útil do produto, e também para que você consiga avaliar se a queda dos fios está normal ou aumentada. Caso esteja acima do normal, não deixe de procurar um médico veterinário da sua confiança para avaliar, junto com ele, quais podem ser as possíveis causas para isso.

Como usar a rasqueadeira de cachorro

Uma vez definido o tipo de rasqueadeira para cachorro mais adequado para o seu cão, você está pronto para iniciar a escovação. Escolha um local tranquilo e silencioso, chame seu pet até você, faça um pouco de carinho e depois comece o processo.

No caso dos cachorros com pelos lisos e fininhos, a escovação pode ser feita tanto no sentido do crescimento dos pelos quanto no sentido contrário. Assim você garante o máximo de remoção dos fios que já estão soltos mas que ainda não se desprenderam do corpo do cão.

Já para cães onde está presente o chamado subpelo, é preciso manter a escovação apenas no sentido de crescimento dos fios de cobertura, ou seja, aqueles que ficam na parte mais externa do corpo do cachorro.

Tome sempre muito cuidado para não forçar demais a rasqueadeira, e observe os olhos, o nariz, a boca e a barriga do cãozinho. Essas áreas são mais sensíveis, então seja firme e delicado ao mesmo tempo. Não esqueça de escovar as orelhas, as patas e a cauda do cachorro também.

Caso encontre alguma parte do corpo com nós, comece a desfazê-los da ponta dos fios em direção à pele. Nunca puxe com força, pois você pode arrancar um grande tufo de pelos e provocar bastante dor ao seu cão. Seja paciente e gentil.

Benefícios da escovação

Além de remover os fios soltos e desfazer os nós, uma boa escovação contribui para a diminuição dos pelos caídos pela casa, pois concentra em um determinado local e momento a sua extração. Depois de encerrada uma sessão, você pode colocar todos os fios soltos em um saquinho de lixo para fazer seu descarte adequadamente.

O uso da rasqueadeira para cachorro também ajuda a distribuir por toda a superfície do corpo os óleos naturalmente produzidos pela pele do pet. Além de oferecer proteção natural, esses óleos deixam a pelagem mais brilhante e bonita, com aspecto saudável e bem cuidado.

Outros fatores que definitivamente contribuem para uma pelagem bonita e saudável é uma alimentação de qualidade, com ração adequada ao peso, idade e fase da vida do seu cão, e produtos de higiene próprios para ele, como shampoo, condicionador e sabonete.

Fechar

Escova Rasqueadeira

Produtos encontrados: 121 Resultado da Pesquisa por: 6 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 121 Resultado da Pesquisa por: 6 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Voltar ao topo

A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.